Cleiton Collins embola disputa em Jaboatão dos Guararapes

Edmar Lyra, | sab, 30/07/2016 - 07:47
Compartilhar:

O deputado estadual Cleiton Collins, que por três eleições consecutivas é o mais votado de Pernambuco, tomou ontem uma decisão que mexe significativamente no cenário eleitoral de Jaboatão dos Guararapes, que foi disputar pela segunda vez seguida a prefeitura daquele município. A notícia muda o quadro por dois motivos, primeiro porque havia um indicativo de que o deputado progressista iria apoiar a candidatura de Heraldo Selva, fortalecendo o alinhamento com o Palácio do Campo das Princesas que já existe em Recife, segundo porque Cleiton aparece liderando as pesquisas com 27% das intenções de voto, percentual parecido com o que ele atingiu em votos válidos na disputa pela prefeitura em 2012.

Além de mexer com as estruturas da disputa pela prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, a decisão de Cleiton Collins inicialmente atinge em cheio a postulação de Anderson Ferreira, que também é do segmento evangélico e aparece com cerca de 10% das intenções de voto. Com Cleiton fora da disputa, Anderson poderia voar em céu de brigadeiro num público que vota fielmente em candidatos da sua religião: o segmento evangélico.

Já com Cleiton na parada, a polarização que tendia a ocorrer entre Heraldo Selva, candidato apoiado pela gestão e pelo Palácio do Campo das Princesas, e Anderson Ferreira, opositor que montou a maior engenharia de partidos para a disputa, passa a ser protagonizada pelos dois candidatos evangélicos para ver quem enfrentaria no segundo turno o candidato da gestão, que apesar de não aparecer bem pontuado nas pesquisas, tende a crescer ao longo da disputa pelo volume de apoios e de campanha que deverá apresentar.

Não foram só os números que fizeram Cleiton entrar na disputa, mas principalmente o medo de ver o seu patrimônio eleitoral na cidade ser conquistado por Anderson Ferreira, que é um candidato muito mais palatável que o próprio Cleiton Collins. Anderson, ainda que não viesse a ganhar a prefeitura, apesar de ter boas chances de vitória, iria auferir para o seu grupo político os votos de Jaboatão, tanto numa tentativa a reeleição para a Câmara Federal quanto a reeleição do seu irmão gêmeo André Ferreira para a Alepe.

O grande desafio de Cleiton nessa disputa é mostrar que é capaz de ser mais do que um candidato dos evangélicos, ele precisa fazer valer o caminhão de votos que recebe para a disputa proporcional e transformar em voto majoritário. Caso Cleiton desidrate e venha a ter menos votos que Anderson na disputa, estará colocando em xeque a sua fama de arrasa quarteirão em disputas proporcionais, pois estará tendo um rival a altura em suas conquistas de voto do segmento evangélico.

Faculdade - O prefeito Elias Gomes defendeu ontem uma mobilização da classe política do Estado junto ao Governo Federal, no sentido de cobrar mais celeridade ao processo de criação de novos cursos de Medicina já autorizados para implantação no país. Com parte de sua equipe de secretários e o vice-prefeito Heraldo Selva, Elias recebeu, em audiência, diretores da DeVry Brasil, mantenedora da Faculdade Boa Viagem (FBV), instituição selecionada para oferecer a graduação em Jaboatão dos Guararapes.

Convenção 1 - O PSB do Recife realiza sua convenção municipal neste sábado, a partir das 9h, no Clube Internacional, localizado no bairro da Madalena. Na ocasião, a Frente Popular do Recife oficializa a candidatura à reeleição do prefeito Geraldo Julio (PSB) e do vice-prefeito Luciano Siqueira (PCdoB). O evento contará com a presença do presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, do dirigente estadual Sileno Guedes, e do governador Paulo Câmara, além de lideranças dos partidos que formam a Frente Popular e da militância.

Convenção 2 - O plenário da Câmara do Recife será palco, neste sábado, às 10h, da convenção dos diretórios municipais do Democratas e do Partido da Mobilização Nacional (PMN). O evento chancelará a candidatura da deputada estadual Priscila Krause (DEM) à Prefeitura do Recife, além de confirmar a chapa de proporcionais que concorrerá às vagas de vereadores. O local foi escolhido por ser simbólico para a democrata: é onde Priscila iniciou sua vida pública.

Ausência - O governador Paulo Câmara se ausentou da convenção que oficializou a candidatura do deputado estadual Lula Cabral a prefeito do Cabo de Santo Agostinho. O movimento do governador foi interpretado como uma sinalização de que não se envolverá numa disputa muito acirrada que envolve dois aliados seus: Lula Cabral e Betinho Gomes.

RÁPIDAS

Réus - O ex-presidente Lula e o ex-senador Delcídio Amaral junto com outros cinco acusados viraram réus num processo por tentativa de obstrução à justiça no caso das investigações da operação Lava-Jato. A justiça federal acatou um pedido do Ministério Público Federal.

Miguel Coelho - O deputado estadual Miguel Coelho foi oficializado ontem como candidato do PSB a prefeito de Petrolina num grande ato que contou com a presença do senador Fernando Bezerra Coelho, do ministro de Minas e Energia Fernando Filho e de inúmeras lideranças políticas. Miguel entra na disputa com a tropa unida e com sede de vitória contra o candidato apresentado pelo atual prefeito. 

Inocente quer saber - O senador Armando Monteiro agiu corretamente ao apoiar Raquel Lyra em detrimento de Erick Lessa em Caruaru? 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Carregando