Depois de toda esta confusão dentro do PPS com a entrada de Daniel Coelho na legenda, nomes históricos do partido estão se manifestando e deixando a legenda. De maneira que causou surpresa em todo meio político, o ministro Raul Jungmann, histórico homem de legenda pois estava no PPS havia mais de vinte e cinco anos, mandou uma carta aberta informando a saída do partido. Abaixo a carta na íntegra do ministro. A pergunta feita é essa agora, como fica o PPS aqui em Pernambuco com a saída de nomes fortes da legenda?
A carta de Jungmann
Direção, amigos, amigas, companheiros e companheiras do PPS,
Hoje estou me desligando do meu e do nosso partido, ao qual servi integralmente nos últimos 26 anos, desde sua fundação. Na verdade, rompo hoje uma relação que vem de muito antes, desde o início dos anos 70, tempo da resistência democrática, portanto, mais de 40 anos da minha vida pessoal e pública.
Ao longo dessas mais de quatro décadas, exerci três mandatos de deputado federal e um de vereador do Recife, tendo disputado seis eleições.
Com muita dignidade e honra, representei nosso partido nos mais altos cargos da República, tendo sido, dentre outros postos (*), ministro da Reforma Agrária, da Defesa e já agora da Segurança Pública. Em todos eles, honrei o nome, os princípios e os valores do PPS.
Exerci ainda, e com aplicação, cargos nas estruturas partidárias municipal, estadual e nacional, cumprindo sempre e no limite das minhas capacidades, os encargos, missões e responsabilidades a mim atribuídas ou delegadas.
Desligo-me do partido, meu único partido ao longo de toda minha vida pública (**), por discordar da forma pela qual se deu a entrega do seu comando partidário aos que nele ingressarão, uma forma autoritária, que desconsiderou instâncias, sem transparência e ao arrepio da democracia interna. Chegou-se ao cúmulo do arbítrio de impedir e retirar membros indicados da delegação do Estado de Pernambuco ao Congresso Nacional do partido e substitui-los ao sabor das preferências do sr. Presidente nacional, sem qualquer comunicação à direção estadual!
Nada temos a opor à entrada de novos quadros no partido; aliás, ela se faz necessária diante dos desafios à frente. Mas, à custa do respeito e história dos que fazem e fizeram o PPS, é inaceitável e humilhante.
Sigo na política, escolha de vida inafastável dos meus sonhos de um mundo mais justo e de paz. Foi apenas pelas responsabilidades e riscos de assumir a segurança pública do Brasil nesse grave momento de crise, que declinei de participar das eleições, exclusivamente, este ano.
Aos que permanecem meus melhores votos de felicidade, sucesso e paz.
Jamais imaginei que esse dia viesse ao meu encontro.
Saudações democráticas e de eterno carinho e amizade.
Muito obrigado a todos e a todas.
Raul Jungmann
(*) Secretário Estadual de Planejamento, Presidente do Incra, Presidente Nacional do Ibama, Presidente do Conselho de Administração do BNDES.
(**) Fui, como muitos, membro do MDB durante a resistência
Vendendo a Eletrobrás
O relator do projeto de lei da privatização da Eletrobras na Câmara dos Deputados, José Carlos Aleluia (DEM-BA), que "não terá dificuldade nenhuma" em submeter a matéria à aprovação ao plenário, caso seja demorada a fase preliminar de tramitação, que é de análise.
Em tempos de apagão
Ao participar do seminário Setor Elétrico: Enfrentando os desafios, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Aleluia adiantou a jornalistas que pretende apresentar seu relatório em 17 de abril.
Sempre Eduardo Cunha
Depois de ouvir pela segunda vez reclamação do deputado cassado Eduardo Cunha em relação ao camburão que o leva para as audiências, o juiz Sergio Moro decidiu descer até o estacionamento da Justiça Federal e ver pessoalmente a condição do transporte. Na semana passada, Moro havia indeferido pedido da defesa de Cunha para que ele seja levado no banco da frente do veículo, junto com os seguranças. Porém, os advogados voltaram a apresentar a queixa de que o ex-deputado se sente mal durante o trajeto.
Cobrando a conta do prejuízo
O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) encaminhou pedido de abertura de processo de investigação à Procuradoria Geral da República em que alega os prejuízos causados à sociedade com o apagão que atingiu as regiões Norte e Nordeste. O deputado pede que as empresas fornecedoras de energia façam o ressarcimento ao consumidor prejudicado.
Cobrança
"A Aneel tem obrigação de conduzir o ressarcimento dos consumidores prejudicados por esse apagão. Para isso, também alertamos o TCU e a PGR sobre esse descaso da Aneel, que – em vez de ficar ao lado da população – defende essas empresas, que lucram com o dinheiro do povo brasileiro", ressaltou Eduardo da Fonte.
Lembrando
Eduardo da Fonte foi presidente da CPI da Conta de Luz, em 2009, que identificou um erro no cálculo pago a mais pelo consumidor. Esse valor não foi ressarcido, porque não foi autorizado pela Aneel.
Apagão
O apagão desta quarta atingiu pelo menos 12 estados. As regiões Norte e Nordeste também sofreram com blecautes em 2013 e 2012, ano em que mais de 3,5 milhões de consumidores foram prejudicados.
Críticas ao governo Paulo Câmara
Na tarde de hoje, durante a Reunião Plenária na Assembleia Legislativa, a deputada estadual Socorro Pimentel (PSL), voltou a fazer cobranças ao Governo do Estado quanto à distribuição de sementes no Sertão do Araripe. De acordo com a parlamentar, na última semana, a Secretaria Estadual de Agricultura entregou pequenas porções de sementes aos produtores rurais de Araripina, uma quantidade ínfima e fora do período correto de plantio.
Seminário de Gênero e Sexualidade
A Secretaria de Educação do Recife, através da Diretoria Executiva de Gestão Pedagógica, realiza nesta quinta-feira, 22, das 8h às 17h30, o VIII Seminário de Gênero e Sexualidade, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife Professor Paulo Freire, na Madalena.
Programação
Pela manhã, a Doutora em História pela Universidade da Bahia (UFBA) e professora da Universidade de Pernambuco (UPE) Andréa Bandeira, abre o evento com a palestra “Diálogos, escritas e poesias no empoderamento feminino”. Logo após a conferência, a Mestre em Linguística e professora da Escola Municipal Arquiteto Alexandre M. de Oliveira, Odailta Alves e a deputada estadual Tereza Leitão (PT), debatem o tema “Em cena: a vida feminina”.