O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Enade é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, segundo diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes.
É objetivo do Enade acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. Seus resultados poderão produzir dados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado e região. Assim, serão constituídos referenciais que permitam a definição de ações voltadas para a melhoria da qualidade dos cursos.
Os Cursos são avaliados a cada três anos e os alunos que estiverem com o perfil definido pelo Inep no ano e que seu curso for avaliado terão que fazer a prova, pois o Enade é componente curricular obrigatório.
É importante ressaltar que o horário definido para a avaliação é o horário de verão. Muitos alunos dos estados que não aderiram a mudança de horário perdem a prova por não ficarem atentos.
Caso algum aluno tenha algum problema que o impossibilite de estar presente no dia da prova, é importante ter em mãos documentos ou atestados que provem essa impossibilidade, para que, quando o MEC disponibilizar no site as orientações de pedido de dispensa, o aluno cumpra as exigências para ser submetido a uma análise, pois esse pedido não valida a dispensa. É preciso aguardar uma Portaria do Ministério da Educação que isentará o aluno.
O resultado do Enade compõe o CPC que é o Conceito Preliminar de Curso, nota que, como a do Enade, varia de um a cinco. É essa nota que deixará o curso conhecido no mercado sem falar que o curso que obtiver um resultado maior do que três terá seu reconhecimento renovado automaticamente, sem precisar de nova visita de comissão do MEC.
Um bom resultado no Enade é importante tanto para as Instituições de Ensino como para o aluno que fica com seu currículo ainda mais valorizado.
LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.