Simone Bérgamo

Simone Bérgamo

Educação e Família

Perfil: Psicopedagoga e Mestre em Psicologia Social e da Personalidade.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Enade

Simone Bérgamo, | qui, 17/11/2011 - 16:38
Compartilhar:

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Enade é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, segundo diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes.

É objetivo do Enade acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. Seus resultados poderão produzir dados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado e região. Assim, serão constituídos referenciais que permitam a definição de ações voltadas para a melhoria da qualidade dos cursos.

Os Cursos são avaliados a cada três anos e os alunos que estiverem com o perfil definido pelo Inep no ano e que seu curso for avaliado terão que fazer a prova, pois o Enade é componente curricular obrigatório.

É importante ressaltar que o horário definido para a avaliação é o horário de verão. Muitos alunos dos estados que não aderiram a mudança de horário perdem a prova por não ficarem atentos.

Caso algum aluno tenha algum problema que o impossibilite de estar presente no dia da prova, é importante ter em mãos documentos ou atestados que provem essa impossibilidade, para que, quando o MEC disponibilizar no site as orientações de pedido de dispensa, o aluno cumpra as exigências para ser submetido a uma análise, pois esse pedido não valida a dispensa. É preciso aguardar uma Portaria do Ministério da Educação que isentará o aluno.

O resultado do Enade compõe o CPC que é o Conceito Preliminar de Curso, nota que, como a do Enade, varia de um a cinco. É essa nota que deixará o curso conhecido no mercado sem falar que o curso que obtiver um resultado maior do que três terá seu reconhecimento renovado automaticamente, sem precisar de nova visita de comissão do MEC.

Um bom resultado no Enade é importante tanto para as Instituições de Ensino como para o aluno que fica com seu currículo ainda mais valorizado.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando