Visionário e extremamente criativo, Jobs marcou toda uma geração e deixa um imenso legado tanto para os "fiéis" seguidores da maçã quanto para os seres humanos comuns que, mesmo sem perceber, foram constantemente influenciados por produtos saídos da cabeça de Steve Jobs.
Depois de criar a Apple, lançar o primeiro computador pessoal e deixar a empresa, fundou a Pixar e ao criar produtos como Toy Store e Procurando Neno a transformou na grande indústria do entretenimento que ela é hoje. Em seguida fundou a Next, empresa que vendeu para a própria Apple e que foi o seu passaporte de volta para a empresa que criou numa garagem californiana.
Em seu retorno a Apple, foi o responsável por produtos revolucionários como os iMacs e toda a família dos "i"s: iPhones, iPods, iPads… Mas não foram só os produtos, foram os conceitos que ele introduziu que conquistaram os fãs e seduziram a concorrência.
Além de desenvolver a tecnologia, investiu sempre em design e acreditava que o importante era investir na "experiência do usuário" desde o momento em que pega a caixa do produto, ou mesmo antes, ao procurar o produto. Jobs provocou revoluções também no mercado varejista, ao lançar o conceito das Apples Stores, e na experiência de desempacotar um novo 'brinquedo tecnológico'. Jobs fez escola e montou um time forte, que já segurou a Apple durante os seus afastamentos para cuidar da saúde, que deve dar continuidade ao jeito Apple de ser.
E sua personalidade marcante também fica no mundo audiovisual. As produções da Pixar, os comerciais da Apple, o jeito clean de ser, as diversas aparições de seus gadgets em filmes e em seriados… E é a claro, a presença de todos esses produtos nos bastidores da mídia. Filmes usam Apple, TVs usam Apple, pessoas usam Apple.
O mundo não será o mesmo sem Steve Jobs. Já não se ouve música da mesma forma nem se vê um filme do mesmo jeito. Jobs mostrou que as opções vão além do que o ser humano comum podia imaginar e deixa, além da mulher e dos quatro filhos, uma legião de fãs aos quais me junto para prestar uma homenagem a este grande visionário.
E desejo força a sua família e a Tim Cook, que já estava a frente da Apple.
E você, o que acha de Steve Jobs? Aproveite o espaço de comentários!
LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.