Silvano Brito

Silvano Brito

Fitness e Nutrição

Perfil: Nutricionista, Educador Físico, ex atleta de Fisiculturismo e Atletismo.Pós Graduado em Nutrição Esportiva, musculação e atividade física em Academias de Ginástica.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

A importância de fracionar refeições

Silvano Brito, | ter, 18/10/2011 - 09:33
Compartilhar:

È muito comum encontrar no meu consultório pessoas que acham que ficar em jejum vai ajudar a emagrecer. Isto é um grande erro, pois isto fará com que nosso metabolismo fique atrapalhado e desregule nossos hormônios, o que acarreta dificuldade em perder peso.

O fato de permanecermos mais de 4 hora sem se alimentar, pode nos deixar um pouco mais letárgico. O nosso organismo percebe a diminuição dos macros e micronutrientes na corrente sanguínea e tenta desacelerar o metabolismo basal para poupar mais energia.

Pelo ritmo biológico (circadiano) assim que acordamos pela manhã temos a liberação de alguns hormônios como cortisol e testosterona, quando um esta elevado à outra permanece baixo. O cortisol pode se disser que é o hormônio do stress (catabólico) e a testosterona é o hormônio (anabólico), aquele que faz crescer. Porém ao acordarmos, se você prolongar o jejum vai fazer com que o cortisol se eleve e vá buscar os nutrientes no tecido muscular o que seria muito ruim para o nosso metabolismo.

Comer a cada 3 horas é importante para diminuir o impacto da fome, pois o fracionamento das refeições evita que cheguemos com mais fome na refeição seguinte.

Quando nos alimentamos com freqüência nosso organismo não sente a necessidade de fazer reserva de energia. O ideal é fazer pelo menos 6 refeições equilibrada.Este equilíbrio e fundamental para evitar o consumo excessivo.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando