O mercado está cada vez mais competitivo, e o profissional, por sua vez, deve procurar ainda mais sua qualificação e maior preparo para ter condições de competir. Porém, não basta apenas ter o conhecimento, é preciso também ter ousadia e iniciativa. A partir de então, as oportunidades começam a aparecer. A questão é: ou nos colocamos diante das oportunidades, contemplando-as, ou tomamos uma postura mais decisiva, abrindo estas portas. E quanto mais abrirmos portas, mais portas aparecem à nossa frente. Essa é a realidade do chamado Processo Seletivo. O processo de seleção é um conjunto de técnicas ou instrumentos usados para avaliar os candidatos, visando identificar suas habilidades, tendências e demais características do perfil dos cargos, procurando sempre escolher “o profissional certo para o lugar certo”. O objetivo é selecionar e classificar os candidatos para ingressar na empresa e verificar o perfil que estes possuem nas áreas as quais se candidatam. Não se constitui uma prova de “vestibular” em que o candidato “passa” ou “não passa”, e sim, se o perfil do candidato está adequado ou não à vaga anunciada.
Os processos para seleção de profissionais estão cada vez mais exigentes. Portanto, para entrarmos numa empresa, passamos antes por estas etapas, uma porta de cada vez precisa ser aberta, dentre elas: a seleção dos currículos, a entrevista, a dinâmica de grupo, os testes psicológicos, entre outros. Por isto, é preciso estar muito bem preparado para participar com segurança, aumentando assim a nossa possibilidade de entrada no mercado de trabalho.
Nossa Experiência
Tivemos algumas experiências neste sentido, em que não contou apenas a qualificação, mas a ousadia de tomar iniciativa considerada fora do “padrão”. Uma delas foi quando participei de cerca de 8 entrevistas (com a empresa de recrutamento, com o RH da empresa, com os gerentes da empresa, com o consultor da empresa, e outros), e mesmo assim, não obtive retorno sobre a conclusão do processo de seleção (nem positivo, nem negativo). Resolvi, então, fazer uma proposta de trabalho, dirigida ao diretor da empresa (deixei a proposta com sua secretária). Propus desenvolver um projeto sem ônus para a empresa durante 3 meses. Sabe qual foi o retorno desta iniciativa? Fui imediatamente chamada para ser contratada pela empresa. O diretor disse ao RH: “Por que ainda não chamaram esta pessoa?” Ou seja, não só qualificação, mas qualificação e ousadia, juntas, podem funcionar muito bem como a chave certa para abrir portas.
Prepare-se!
Como vemos são diferentes portas a serem abertas para entrar no mercado de trabalho. Geralmente nos deparamos com as seguintes, e nesta ordem: apresentação do currículo; entrevista com RH, testes, redação, dinâmica de grupo e entrevista com a empresa. O importante é nos preparamos para cada uma destas etapas. Mas, algumas sugestões iniciais são fundamentais:
1º) Invista na sua própria língua antes de querer aprender outro idioma. O número de profissionais que não sabem escrever bem em português, mesmo ocupando cargos importantes, ainda é muito alto. Fazer um curso de redação e expressão lhe ajudará nos processos seletivos. Depois, sim, pense em dominar outros idiomas.
2º) Estude continuamente. Não ache que já sabe tudo, busque todas as oportunidades de aprendizagem. Existem cursos e palestras gratuitas, grupos de estudos e outros eventos que possibilitam o seu desenvolvimento.
3º) Invista em Network. Como já dito no artigo anterior, conhecer mais e mais pessoas e cultivar os nossos relacionamentos ajuda na hora de buscar uma (re)colocação.
4º) Coloque seu currículo na Internet. Informe-se sobre os endereços eletrônicos que cadastram currículos. Existem sites de empresas que possuem a área de RH para receber currículos, principalmente empresas de grande porte.
Para divulgar seu currículo utilize: não somente a internet/sites, mas toda sua rede de contatos, além das empresas de recrutamento. Veja a orientação dada pela especialista em RH, Elaine Saad, vice-presidente da ABRH-Nacional (Associação Brasileira de Recursos Humanos): http://www.youtube.com/watch?v=CmJDmTGrHVA
Se pretende divulgar o seu currículo, você deve prepará-lo com muito cuidado. O artigo seguinte do “Trabalho sem Fonteiras” abordará como fazer um material curricular que lhe permite abrir a próxima porta – ou seja, sua participação nas entrevistas.
Nosso Convite
Quero convidá-lo a participar do ABRH na Praça – Trata-se de uma “Ação Social” do Sistema Nacional ABRH, de utilidade pública, com o objetivo de mobilizar grande número de pessoas que estejam disponíveis para o mercado de trabalho, oferecendo: serviços gratuitos de orientação profissional, informações pertinentes sobre o trabalho, captação de currículos e direcionamento para oportunidades locais, favorecendo assim a inserção ou reinserção de profissionais no mercado de trabalho. O ABRH na Praça acontecerá no dia 18 de outubro no Pátio do Carmo – Recife – PE. Informações: abrhpe@abrhpe.com.br – 81.3221.8814.
Veja mais sobre o assunto: http://www.revistamelhor.com.br/textos/309/abrh-na-praca-2013-acontece-em-outubro-293488-1.asp