Magno Martins

Magno Martins

Política Diária

Perfil:Graduado em Jornalismo pela Unicap e com pós-graduação em Ciências Políticas, possui 30 anos de carreira e já atuou em veículos como O Globo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Diário de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Foi secretário de Imprensa de Pernambuco e presidiu o comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados. É fundador e diretor-presidente do Blog do Magno e do Programa Frente a Frente.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Não se governa sem diálogo

Magno Martins, | qua, 07/08/2013 - 00:12
Compartilhar:

Política se faz conversando e quem governa é forçado a exercitar o diálogo o tempo todo, toda hora. Parece que, finalmente, a presidente Dilma caiu na real. Na segunda, conseguiu o apoio de todos os partidos da sua base para votar o projeto “Mais médicos”, voltado para estimular a ida da classe médica aos grotões.

Com a reação das instituições representativas da categoria, o Governo teve que recuar na exigência do estágio obrigatório no SUS por dois anos antes de receber o diploma. Mesmo assim, no Congresso muita gente não queria aprovar o projeto por suscitar uma grande polêmica.

Buscando o diálogo, Dilma conseguiu dobrar a sua base e o programa será aprovado com facilidade pela Câmara e Senado. Além de médicos brasileiros, o programa levará ao Interior profissionais da Espanha, Portugal e Argentina. Não há um só prefeito que rejeite a ideia, até porque há uma carência muito grande nos municípios mais distantes.  

Em Pernambuco, mais de 70% dos municípios aderiram ao programa e agora esperam a chegada dos primeiros médicos. Dilma deve ter aprendido, com o encontro da última segunda, que a sua base não é tão complicada e complexa como se pinta.

A maioria só quer atenção. É evidente que existem muitos interesses envolvendo votações de matérias imprescindíveis para o Governo, mas buscar o entendimento com uma boa conversa  é mais produtivo e pode sair muito mais barato.     

DÉFICIT ALARMANTE– O prefeito Geraldo Júlio disse, ontem, ao blog, que o déficit habitacional no Recife é da ordem de 70 a 80 mil moradias, o que, na prática, representa 200 mil pessoas sem teto, vivendo nas condições sub-humanas da comunidade dos Coelhos, atingida por um incêndio que destruiu 178 barracos. O mais grave disso tudo é que são construídas na capital, pelo programa Minha Casa, Minha vida, apenas 800 casas por ano.  

Cartão vermelho– Ao rejeitar, ontem, a tese de prévias para escolha do candidato a presidente, o PSDB deu um chute no traseiro do ex-governador José Serra, que queria disputar a preferência do partido com Aécio Neves. Resta agora a Serra se filiar ao PPS ou PSD para tentar, mais uma vez, o Planalto.

Retrocesso na corte– Brasília foi palco das maiores manifestações de rua em junho, mas o seu eleitorado não está tão sintonizado com o desejo das ruas. Ali, quem lidera as pesquisas para governador são políticos envolvidos em escândalos e até cassados, como o ex-governador José Roberto Arruda, que aparece com 24%, abaixo apenas de Joaquim Roriz, que lidera com 34%.

IPTU abusivo– Para o deputado Mendonça Filho, a Prefeitura do Recife promoveu aumentos arbitrários no IPTU nos exercícios de 2012 e 2013, inclusive em alguns casos chegando ao patamar acima de 100%. Por isso, pediu, ontem, ao Ministério Público que entre com ação civil pública para baixar o aumento abusivo.

Obras retomadas– O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), aproveitou a passagem do governador pelo município na semana passado e cobrou a retomada de algumas obras paradas. Deu resultado: na próxima semana já recomeçam as obras das quadras dos bairros Dom Avelar e Jardim São Paulo. Também será retomada a Praça da Juventude, no bairro João de Deus.

CURTAS

VIOLÊNCIA– A diretora-presidente do DETRAN, Fátima Bezerra, prestou queixa, ontem, na delegacia de Boa Viagem de roubo ao carro de uma locadora que a transportava para a sua casa, segunda-feira por volta das 19 horas. Dois homens armados levaram o carro que estava sendo conduzido pelo motorista de nome França.

A NOVA MÍDIA– Com o seminário, amanhã, em Garanhuns, no auditório da CDL, às 20 horas, inicio uma série de encontros regionais para apresentar e debater a nova mídia em Pernambuco, tendo como base uma pesquisa do Instituto Opinião. A próxima etapa será Afogados da Ingazeira, dia 29.

Perguntar não ofende: Quando Dilma vai retomar a agenda positiva? 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando