Cibelli Pinheiro

Cibelli Pinheiro

Trabalho sem Fronteiras

Perfil: Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho em Portugal com Mestrado em Gestão Empresarial pela UFPB e licenciatura em Comunicação Social - Relações Públicas. Consultora em Comunicação Organizacional e Coordenadora Geral do Núcleo Distrital de Braga da Associação Pessoas@2020 (Portugal). Atualmente realiza um trabalho de apoio aos brasileiros que pretendem morar, trabalhar ou estudar em Braga (www.bebraga.pt)

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Processos de R&S não têm Fronteiras

Cibelli Pinheiro, | ter, 10/09/2013 - 09:23
Compartilhar:

Os processos de Recrutamento e Seleção também não têm mais fronteiras! Além do nosso currículo, assunto que tratamos no artigo anterior, na entrevista também precisamos comunicar quem somos e o que fazemos de maneira clara e objetiva, não somente de maneira presencial como virtual.

Cada vez mais surgem novas formas de recrutamento, principalmente aliadas às novas tecnologias. Os vídeos currículos, por exemplo, têm sido uma forma interessante de impressionar e de alcançar recrutadores em todo mundo. As entrevistas através de videoconferências também permitem expor as habilidades do candidato em comunicação e expressão, dentre outras características de sua personalidade. Neste caso, o candidato possui pouco tempo para transmitir suas principais habilidades, seus valores pessoais e suas experiências profissionais.

Sendo assim, todo contato, quer seja online ou presencial, proporcionado pela entrevista, é uma excelente oportunidade do candidato mostrar suas qualificações, o que leva o entrevistador a verificar se o perfil do candidato corresponde ou não ao que a empresa procura. Portanto, para participar de uma boa entrevista é preciso muita preparação, muita concentração e muita calma!

Alguns Cuidados

Os cuidados devem começar logo após o convite para o processo de seleção. Em primeiro lugar, é preciso conhecer bem o perfil da empresa contratante, saber sobre o ramo de atividade, a abrangência, o porte, sua cultura e valores. Com estas informações, o candidato chega mais preparado e pode demonstrar que realmente está interessado na vaga.

A apresentação pessoal também é muito importante. Usar roupas discretas, cabelos limpos e arrumados, maquiagem suave (para as mulheres) e barba bem-feita (para os homens) são dicas básicas, mas que muitos esquecem. A melhor opção é sempre priorizar a sobriedade, a higiene e a harmonia nos trajes.

A pontualidade também se leva em conta, chegar no horário, ou melhor, alguns momentos antes da entrevista, é uma terceira recomendação (10 a 15 minutos antes).

Durante a entrevista é fundamental demonstrar confiança, porém, sem arrogância. Lembre-se que nossa postura deve ser de um “negociador” e não de um “pedinte”.

Falar com clareza sobre suas atividades anteriores e aptidões, demonstrar vontade de aprender, disponibilidade e proatividade são pontos bem avaliados no decorrer de toda a entrevista. Ao término da entrevista é importante agradecer pela participação no processo e colocar-se à disposição para quaisquer outras informações, testes ou novas entrevistas.

Finalizando, deixo aqui minha sugestão: Assista a reportagem da TV Globo que aborda sobre vídeo currículo e entrevista através de videoconferência: http://www.youtube.com/watch?v=rm8JYwAS_rs

Nossa Experiência

Já passei por inúmeras experiências de entrevistas, como entrevistadora e entrevistada. Sei que o nervosismo muitas vezes nos impede de dizer tudo que queremos, afinal, ansiamos que a outra parte conheça um pouco mais sobre nossas experiências e competências. O que desejo transmitir a partir da minha própria experiência nas seleções que participei resume-se apenas a três palavras: honestidade, verdade e transparência. Seja você mesmo! Fale a verdade! Seja Transparente! 

Nosso Convite

 

Já que falamos em virtual e presencial, reflitam sobre esta questão no filme “Os Estagiários”. Nele poderá também observar a entrevista virtual que fizeram na Google. Veja o trailer: http://www.youtube.com/watch?v=QxC5Pl7Ch1I

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando