Cibelli Pinheiro

Cibelli Pinheiro

Trabalho sem Fronteiras

Perfil: Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho em Portugal com Mestrado em Gestão Empresarial pela UFPB e licenciatura em Comunicação Social - Relações Públicas. Consultora em Comunicação Organizacional e Coordenadora Geral do Núcleo Distrital de Braga da Associação Pessoas@2020 (Portugal). Atualmente realiza um trabalho de apoio aos brasileiros que pretendem morar, trabalhar ou estudar em Braga (www.bebraga.pt)

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Selecionando por Valores

Cibelli Pinheiro, | ter, 08/10/2013 - 11:19
Compartilhar:

Já tratamos sobre o assunto Recrutamento e Seleção (R&S) em artigos anteriores. Mas agora quero voltar ao assunto para enfatizar a questão da seleção de candidatos baseado em valores, ou seja, escolher candidatos a partir de seus princípios e comportamentos, e não apenas pelas suas competências técnicas e habilidades.

Para quem conhece o modelo de gestão por competência, seria o “A” do “CHA” (Conhecimento, Habilidades e Atitudes). São as atitudes, o querer fazer de forma coerente e consistente com seus valores e princípios.

O conhecimento (saber) e as habilidades técnicas (saber fazer)  podem ser aprimorados, mas os valores dificilmente serão modificados.  A empresa pode oferecer programas para uma melhor qualificação do profissional, mas não pode ensiná-los, por exemplo, a serem honestos, a agir com ética e solidariedade.

Assim, cada vez mais as empresas estão realizando os seus processos de R&S fundamentados em valores, para que haja este alinhamento entre os valores da organização e os valores do futuro colaborador, e assim possa existir uma relação sólida e duradoura entre ambas as partes. 

Nossa Experiência

Certa vez um diretor de RH relatou-me um fato interessante quando abordávamos sobre este assunto. Sua empresa havia iniciado os processos de seleção baseado em valores, principalmente nos cargos de níveis estratégicos. Decidiram, então, entrevistar um candidato em sua residência. A entrevista estava transcorrendo muito bem, quando no final do processo, a mãe do candidato disse espontaneamente: Que bom que ele vai trabalhar, assim vou poder me livrar desse “parasita”… Sinal amarelo (ou seria vermelho?)! Vamos agora analisar melhor esta afirmação da mãe. Como tem sido a relação deste candidato com sua família? Tem agido nas suas relações familiares e outras, a partir dos seus valores? A resposta dessas e outras questões podem aprovar ou eliminar definitivamente um candidato. 

Outras Experiências

Nas entrevistas de seleção por valores geralmente são exploradas perguntas voltadas para compreender a história de vida do candidato, a sua relação familiar, o propósito e motivação no trabalho, seus medos e ansiedades, dentre outros aspectos que apontam para sua personalidade.

A Heineken, empresa de cervejas na Holanda,  criou um modelo interessante e diferente para entrevistar seus candidatos. Queriam conhecer na prática como agiriam em determinadas situações.

“E se você estivesse numa entrevista de emprego e de repente….”.

Vejam o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=a9JLJ4cm3W8

Nosso Convite

Para refletir sobre o tema, convido você a (re)assistir um filme clássico italiano (1974) “Perfume de Mulher” com Frank Slade (Al Pacino), um tenente-coronel cego, que viaja para Nova York com Charlie Simms (Chris O'Donnell), um jovem acompanhante, antes de cometer suicídio. Porém, na viagem ele começa a se interessar pelos problemas do jovem, esquecendo um pouco sua amarga infelicidade. O filme acompanha os dois durante o fim de semana, quando situações emocionantes os ensinam sobre os relacionamentos e significados da vida. Concentre-se na cena do tribunal que trata sobre a questão dos nossos valores, vale a pena refletir.

 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando