Luiz Mendes

Luiz Mendes

Deixa que eu chuto

Perfil: Graduado em Jornalismo pela Faculdade Maurício de Nassau. Começou a carreira trabalhando em rádio e atualmente é editor de esportes do LeiaJá

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Dia de festa?

Luiz Mendes, | sex, 11/04/2014 - 09:54
Compartilhar:

O que move o futebol é a paixão. Esse inexplicável sentimento faz brutamonte chorar, tímido soltar urros e mais educada das pessoas dizer impropérios jamais pensados antes. Porém, algumas coisas podem ser mais bem avaliadas, para benefício próprio e o bem estar da sociedade.

Quem circula pelas principais ruas do Recife entre as 17h e 20h em qualquer dia da semana sabe que basta dez minutos de chuva, um galho de árvore caído ou a falta de sincronia dos semáforos para uma já penosa volta pra casa virar uma marcha lenta pelo purgatório.

A “invasão” de uma torcida ao aeroporto é bonita. Nos jornais do dia seguinte saem fotos deslumbrantes do feito. Ruas coloridas e todo o amor dos torcedores em uma via pública serve para alguns mostrar a grandeza e o fanatismo dos apaixonados pelo clube. Mas o que era pra ser uma festa vira transtorno. O que se viu nesta quarta-feira foi tumulto, trânsito caótico, pessoas com medo de perder voo.

O time tricampeão da Copa do Nordeste chegou três horas após o horário previsto. Foram três horas de aglomeração em frente ao aeroporto sem justificativa, como também não se explica o que leva uma pessoa a arremessar pedras para dentro do terminal de cargas.

Se a razão fosse colocada à frente da emoção, a própria diretoria rubro-negra e os gestores de serviços públicos como CTTU, Bombeiros e Polícia Militar recomendariam que os torcedores se encaminhassem para a Ilha do Retiro e lá o time desfilaria com o troféu pelo campo. Enquanto os jogadores não chegassem, atrações poderiam ser oferecidas como shows ou exibição dos times de base.

Para a equipe, que tem uma partida decisiva dentro de poucos dias, também seria um benefício. O desgaste seria menor. Já não basta toda a espera que tiveram que passar ainda em Fortaleza.

Quem em novos títulos, independente do time que o conquiste, seja repensada as formas de demonstrar toda a alegria de uma vitória.

3 dentro

- Eduardo Baptista. Pegou um time desmotivado e sem rumo e conseguiu fazer um grupo vencedor com as mesmas peças. Mérito para aquele que mudou a estrutura tática e psicológica do elenco em seu primeiro trabalho como treinador.

- Durval. O retorno do zagueiro coincide com a volta de títulos para o Sport. Com um estilo clássico e seguro, hoje é um dos grandes ídolos da torcida rubro-negra e considerado por muitos o melhor jogador da Copa do Nordeste.

- Neto Baiano. O atual xodó da torcida foi decisivo para a conquista do título. É um jogador que sai do senso comum, tanto nas palavras, como na forma física. A raça demonstrada em campo lhe dar uma maior identificação com os rubro-negros.

3 fora

- Barcelona. 2014 é um ano para ser esquecido pelo time catalão. A equipe que impressionou o mundo em um passado recente se tornou previsível para os adversários. Não bastasse os escândalos fora das quatro linhas que o clube vem enfrentando, os resultados dentro de campo contribuem para a desconfiança dos torcedores.

- Botafogo, Flamengo e Atlético-PR. Pensar que times brasileiros perderiam vagas na fase de mata-mata da Libertadores para equipes da Bolívia e do México seria tratado como um devaneio anos atrás. Hoje essa é a realidade, onde elencos medianos disputam o principal torneio continental das Américas.

- Asapha Powell. O ex-recordista dos 100m rasos foi pego no exame antidoping e ficará 18 meses longe do esporte. Em seu teste foi encontrado oxilofrina, um estimulante proibido para o esporte. Segundo o jamaicano, o motivo para teste ter dado positivo foi um novo suplemento alimentar dado por seu preparador físico. 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando