Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Uma confusão prevista em Floresta

Edmar Lyra, | qui, 27/08/2015 - 07:20
Compartilhar:

O município de Floresta, no sertão de Itaparica, possui uma das mais acirradas disputas políticas do estado. Isso por conta da briga entre as famílias Novaes e Ferraz que chegaram a realizar mortes por conta de disputas eleitorais. Nas eleições de 2008 a morte do então prefeito Afonso Ferraz faltando pouco tempo para a eleição acontecer mudou o curso da política no município.

A então candidata Rosângela Maniçoba (PSB) se elegeu tendo como vice-prefeito Rodrigo Novaes. Nas eleições de 2010, Rodrigo tentou um mandato na Alepe pelo PTC, logrando êxito com uma votação bem pequena, abaixo dos 30 mil votos. Com a criação do PSD, Rodrigo foi para o partido de André de Paula e se consolidou como um deputado relevante na Casa Joaquim Nabuco.

O projeto deu tão certo que Rodrigo se reelegeu em 2014 com quase o triplo da votação obtida na disputa de 2010. Sendo que o pessedista não contava que seu primo Kaio Maniçoba fosse obter êxito na disputa para deputado federal. Kaio foi pelo nanico PHS e com menos da metade dos votos de Rodrigo chegou à Câmara dos Deputados. Naturalmente, dificultando um eventual voo de Rodrigo para a Câmara Federal em 2018.

Diante do exposto, restaria para Rodrigo uma candidatura a prefeito de Floresta nas próximas eleições. Mas pelo visto sua tia Rorró Maniçoba não está muito interessada nesta hipótese. Rorró teria afirmado a interlocutores que não apoiaria a candidatura de Rodrigo em hipótese alguma, criando uma aresta gigante para o processo eleitoral do município.

Pela lógica politica, uma vez Rodrigo candidato do grupo a prefeito e se tornando vitorioso, a sua cadeira na Alepe seria destinada a Rorró em 2018. Mas pelo visto a prefeita não está nem um pouco interessada em paz, decidindo assim declarar guerra. Aguardaremos então os próximos capítulos.

Pegou mal - O vereador Rildo do Peixe (PSDB) foi às ruas do Cabo de Santo Agostinho com um abaixo-assinado mobilizando o povo do município para lutar por um Expresso Cidadão para o Cabo, inclusive conseguindo as assinaturas dos colegas vereadores. Para a surpresa de todos, o deputado Lula Cabral (PSB) foi à tribuna da Alepe solicitar a mesma coisa tentando se passar por idealizador da proposta. A atitude não pegou bem junto aos moradores do município.

Homenagem - Piero Monteiro Sial receberá homenagem no Almoço do GERE, juntamente com o Conselheiro do Tribunal de Contas Dirceu Rodolpho, com o candidato à presidência da OAB Ronnie Duarte, e os advogados Gustavo Freire e Marcelo Cumaru. O evento será realizado hoje no restaurante Boi e Brasa no Pina a partir de meio-dia.

Responsabilidade - O deputado estadual Ricardo Costa (PMDB) repercutiu a situação do ajuste fiscal patrocinado pelo governo federal, lembrando que o ex-governador Eduardo Campos já alertava para a situação econômica do país ainda em 2013. Ricardo também enalteceu a postura do prefeito de Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes (PSDB) que fez redução de custeio no município ainda em 2013 e hoje realiza uma mobilização nacional em prol da situação dos estados e municípios que estão proibidos de realizar operações de crédito.

Itapetim - Grande surpresa no município de Itapetim nas eleições de 2014, a assessora especial do Palácio do Campo das Princesas Roberta Arraes (PSB) foi a quarta mais votada para deputada estadual no município sem o apoio de nenhum vereador. Buscando ampliar as bases no município, o grupo político de Roberta deverá lançar dois candidatos a vereador no município nas eleições do ano que vem. Os mais cotados são Paulo Nunes e Jacinto Lucena.

Timbaúba - O ex-vereador Paulo da Gleba (DEM), em pesquisa para consumo interno, aparece bem pontuado, podendo ser a surpresa no campo das opções para a disputa pela prefeitura. Sob a coordenação do ex-vereador, Maviael Cavalcanti obteve 2.500 votos no município, enquanto Guilherme Uchoa, apoiado pelo deputado federal Marinaldo Rosendo (PSB), teve 5 mil.

RÁPIDAS

Socialista - O prefeito de Ouricuri Cézar de Preto deverá deixar o PMDB até o final de setembro. O destino do gestor peembebista deverá ser o PSB do governador Paulo Câmara.

Audiência - Em pesquisa realizada pela Naipes Consultoria o Blog Edmar Lyra figurou no segundo lugar entre os blogs mais acessados pelas pessoas do Litoral Sul, perdendo apenas para um blog da região. O Litoral Sul compreende os municípios de Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande. Nosso muito obrigado aos leitores da região.

Inocente quer saber - Por onde anda o ex-deputado João Paulo?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando