Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Palácio quer derrotar FBC na casa do senador

Edmar Lyra, | sab, 12/09/2015 - 09:09
Compartilhar:

No episódio da morte do ex-governador Eduardo Campos, muita gente atribui ao hoje senador Fernando Bezerra Coelho e ao então governador João Lyra Neto uma articulação visando a retirada de Paulo Câmara da cabeça de chapa para o lançamento de Fernando como candidato a governador representando a Frente Popular. Naquele momento Paulo Câmara estava atrás do adversário Armando Monteiro nas pesquisas.

Como todos sabem, a articulação não logrou êxito e o candidato Paulo Câmara acabou se elegendo junto com o próprio Fernando Bezerra Coelho, que chegou ao Senado. Mas a relação entre o núcleo duro do governador Paulo Câmara com o senador e o ex-governador João Lyra Neto azedou de uma vez por todas. Na formação do primeiro escalão do governo Paulo Câmara, o senador Fernando Bezerra Coelho indicou o nome do atual presidente da AD Diper Jenner Guimarães para ocupar a secretaria de Desenvolvimento Econômico, mas a solicitação não foi atendida por Paulo Câmara, que nomeou Thiago Norões, desafeto do ex-governador João Lyra Neto para o posto, e numa tacada só Paulo mandou um duro recado para FBC e João.

Visando as eleições de 2016, o governador Paulo Câmara não criou obstáculos para que o PSB de Petrolina seguisse sob o comando do senador Fernando Bezerra Coelho, cujo presidente é o deputado estadual Miguel Coelho, filho do senador e virtual candidato a prefeito pelo PSB. Se não desse o comando da sigla a FBC, o governador estaria criando uma aresta ainda maior do que a existida na formação do secretariado. Mas isso não significava que Miguel teria o apoio do Palácio para tentar a prefeitura.

Auxiliares do governador Paulo Câmara estimulam a filiação do também deputado estadual Lucas Ramos, filho do conselheiro do TCE Ranilson Ramos ao PMDB do deputado Jarbas Vasconcelos, do vice-governador Raul Henry e do prefeito de Petrolina Julio Lóssio. Com isso Lucas seria o candidato de Lóssio, que faz uma gestão bem-avaliada e extra-oficialmente seria o candidato preferencial do Palácio do Campo das Princesas para a maior prefeitura do sertão.

O Palácio não confia nos passos do senador Fernando Bezerra Coelho, que sonha acordado com a cadeira ocupada pelo governador Paulo Câmara, e entende que uma derrota em casa, como já aconteceu em 2008 e 2012 para Julio Lóssio, diminuiria o poder de fogo do senador para as eleições de 2018. Nos próximos dias a filiação de Lucas ao PMDB deverá ser consumada e então teremos a certeza que o Palácio já escolheu um adversário a ser derrotado em 2016: é o senador Fernando Bezerra Coelho.

Aliança – O presidente da Câmara de Vereadores Xisto Freitas (PSD) cada dia consolida mais sua candidatura a prefeito de Aliança nas próximas eleições. Ostentando números favoráveis e rompido com o prefeito Kaká Bezerra (PSB), que patina nas pesquisas, Xisto tem ao seu favor a desistência do ex-prefeito Azoka Gouveia (PMDB) que recentemente afirmou numa rádio local que não será candidato porque  está enquadrado como ficha suja e apoiará o ex-vereador e candidato derrotado nas últimas eleições Hilton Lira (PT).

Filiações – O governador Paulo Câmara deverá estar no sertão na segunda-feira para assinar a ficha de filiação dos prefeitos Jesus de Sá (Moreilândia), Everton Costa (Trindade) e Cézar de Preto (Ouricuri) ao PSB. O ato será realizado no salão paroquial de Ouricuri e será uma espécie de resposta às movimentações de políticos que estão realizando o caminho de saída do partido para outras siglas.

Resposta – O presidente da Câmara do Recife vereador Vicente André Gomes contestou nossa coluna afirmando que está profissionalizando a Casa José Mariano com a criação de uma Ouvidoria e de uma Corregedoria e a realização de um concurso prometendo que irá convocar os demais aprovados até o final do ano. Mas em relação a construção da nova sede da Câmara, a maior de suas promessas, o presidente silenciou.

Apoio – O presidente estadual do Solidariedade, deputado federal Augusto Coutinho, garantiu o apoio da sigla à reeleição do prefeito Geraldo Julio (PSB). A confirmação ocorreu na solenidade de inauguração de uma escola-creche no Ibura. Augusto é mais um integrante da finada União por Pernambuco a antecipar o apoio ao prefeito, o primeiro foi o secretário das Cidades André de Paula, presidente estadual do PSD.

RÁPIDAS

Polícia Federal – A Polícia Federal enviou um ofício ao Supremo Tribunal Federal para ouvir o ex-presidente Lula a respeito de um dos inquéritos relacionados à Operação Lava Jato. Além de Lula, a PF quer ouvir Rui Falcão e José Eduardo Dutra e Sérgio Gabrielli, ex-presidentes da Petrobras.

Propina – O dono da UTC Ricardo Pessoa afirmou que pagava propina ao PT desde 2004 e a partir de 2008 passou a pagar propina aos funcionários da Petrobras. Ele afirmou pagar nesses dez anos cerca de R$ 21 milhões em propina.

Inocente quer saber – O que ainda falta acontecer pra Dilma Rousseff cair?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando