A comissão especial do impeachment no Senado aprovou ontem por 14 votos a 5 o relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB/MG) que recomenda a cassação definitiva da presidente afastada Dilma Rousseff. Provavelmente até o dia 29 deste mês teremos um desfecho de um processo que prejudicou muito o país, não o impedimento de Dilma em si, mas sim a sua vitória em 2010 e reeleição em 2014, cujo governo conseguiu destruir quase todos os avanços que o país alcançou desde a sua redemocratização.
A saída de Dilma Rousseff graças ao fracasso do seu governo deixa uma lição para o eleitorado de que mandato não se terceiriza. É preciso que alguém tenha capacidade comprovada para exercer o cargo mais importante do país, coisa que nunca ocorreu com Dilma, pois se arvorou no prestígio de Lula, que só a escolheu por absoluta falta de opção, uma vez que todos os seus nomes preferidos antes de Dilma acabaram tendo problemas com escândalos de corrupção e com a justiça.
O encerramento do governo Dilma também permite ao país sepultar de uma vez por todas um periodo nefasto para o país, já que Dilma nunca conseguiu liderar o Brasil, sendo um mero fantoche do seu criador e de seus auxiliares. Na condição de interinidade, o presidente Michel Temer em pouco menos de três meses já conseguiu ser mais efetivo que Dilma em mais de cinco anos no cargo, demonstrando que tem capacidade de diálogo com o Congresso, algo que Dilma jamais foi capaz de exercer.
Temer terá a partir de setembro a chance de fazer um governo de reconstrução nacional, recuperando a economia, diminuindo o desemprego e principalmente retomando a credibilidade do país que ficou completamente deturpada por Dilma. Se conseguir ao menos reverter a curva do caos que Dilma patrocinou, Temer já estará deixando um grande legado para o Brasil, que será o de virar a página da Era Dilma Rousseff.
Gravatá - O procurador geral da República, Rodrigo Janot, nesta quinta-feira (4), se manifestou contra um pedido de retorno ao cargo, apresentado pelo prefeito afastado Bruno Martiniano (PTdoB) no STF. Segundo Janot, o prefeito afastado não teria legitimidade para fazer o pedido diretamente ao STF. Além disso, segundo o chefe do MPF, não caberia o tipo de requerimento apresentado pelos advogados de Bruno. A decisão final cabe ao presidente do STF, mas, com este parecer desfavorável, é improvável que Bruno reassuma o mandato, que se encerra em 31 de dezembro. A cidade está sob intervenção estadual desde novembro de 2015, após um pedido do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO) ser aprovado em várias instâncias.
Vice - O deputado estadual Tony Gel foi oficializado ontem como candidato a prefeito de Caruaru pelo PMDB e anunciou o nome de Raffiê Dellon para o cargo de vice-prefeito. Essa informação já era ventilada e até abordamos nesta coluna. Raffiê é filiado ao PV e tem sido uma das revelações da política pernambucana.
Apoio - O PV foi décimo primeiro partido a oficializar apoio às pré-candidaturas de Heraldo Selva (PSB) e Conceição Nascimento (PSDB) a prefeito e vice-prefeita de Jaboatão dos Guararapes. No ato, realizado ontem, a legenda entregou a Heraldo uma carta com compromissos que vão balizar a aliança em prol da cidade. Já integram a Frente Jaboatão Avança Mais, além do PSB, PSDB e do PV, o PMDB, PSD, PPS, PCdoB, PHS, PSDC, PTC e Rede Sustentabilidade.
Confecções - Importante ferramenta para o fortalecimento do Nordeste como polo produtor de moda e vestuário, a Rodada de Negócios da Moda Pernambucana chega a sua 22ª edição este ano e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC) marcará presença nesta sexta-feira (5), último dia do evento. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, irá até o Polo de Confecções de Caruaru junto com o secretário executivo de Políticas de Desenvolvimento, Pedro Arraes, para acompanhar de perto a movimentação da Rodada e aproveitar a oportunidade para trocar ideias com o empresariado local e representantes de associações e instituições que compõem o setor.
RÁPIDAS
Perda - O vereador do Recife Davi Muniz (PEN) perdeu o seu pai na quarta-feira vítima de um infarto e por isso teve que cancelar todos os compromissos de campanha. Rinaldo Muniz acompanhou a convenção que oficializou o apoio do partido do seu filho à reeleição do prefeito Geraldo Julio e ficou muito emocionado com a relevância na política que o vereador estava conquistando nos últimos anos.
São Bento do Una - No mesmo dia em que encaminhou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) Projeto de Lei que transforma em autarquia a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), o governador Paulo Câmara visitou a primeira Feira de Avicultura do município do Agreste. Ao lado da prefeita Débora Almeida e de auxiliares, o chefe do Executivo estadual destacou a importância do evento, que ocorre durante as festividades da tradicional Corrida das Galinhas.
Inocente quer saber - Quem será o primeiro candidato ficha suja a ter seu nome barrado pelo TRE?