Faltando três dias para a eleição a diferença de João Paulo para Daniel Coelho, que já foi de 16 pontos no Ibope no início da disputa se reduziu para nove pontos e considerando a margem de erro essa diferença pode ser de apenas três pontos. Geraldo Julio chegou a 40% das intenções de voto, número que o coloca ainda distante de líquidar a fatura no primeiro turno, João Paulo caiu três pontos e agora tem 26%, enquanto Daniel Coelho atingiu sua melhor pontuação nesta eleição e agora tem 17%.
Evidentemente ainda há uma distância de nove pontos entre os dois candidatos, mas teremos ainda uma pesquisa Ibope programada para o sábado e se ela reduzir essa vantagem na mesma proporção que ocorreu a quarta rodada, ou seja, João Paulo cair para 23% e Daniel Coelho atingir 19%, poderemos ter uma inversão de posição no dia da eleição e Daniel ser o nome a enfrentar o atual prefeito Geraldo Julio na segunda etapa.
Precisamos aguardar para saber se a queda de João Paulo e o crescimento de Daniel Coelho se configuram numa tendência para o próximo sábado, quando será divulgada a última pesquisa Ibope. Para o atual prefeito Geraldo Julio é muito melhor enfrentar João Paulo em viés de queda no segundo turno do que um Daniel Coelho em viés de alta, porque a onda que beneficiou João Paulo em 2000 e Eduardo Campos em 2006 poderá novamente beneficiar Daniel numa eventual segunda etapa.
Com os números postos, é importante salientar a relevância do debate de hoje a noite na Globo. Com uma audiência significativa, ele poderá ter papel fundamental para apontar quem será o adversário de Geraldo Julio na segunda etapa. Qualquer deslize poderá consolidar João Paulo, mandar Daniel para o segundo lugar ou fazer com que Geraldo termine o jogo no domingo.
Para uma eleição atipica como a que tivemos esse ano, essa diminuição da distância entre o segundo e terceiro colocado poderá apimentar um processo que estava pra lá de insosso.
PRTB - A chapa PRTB/PROS deve eleger três vereadores, além de Marco Aurélio e Romerinho Jatobá, que aparentemente estão consolidados, há uma disputa fratricida entre Helio Guabiraba, Bruno Pinho Alves e Edson Barros pelo terceiro lugar. Os três já foram testados nas urnas e estão disputando com um volume de campanha superior ao de eleições passadas.
Máquina - Vídeos que circulam nas redes sociais dão conta de um possível uso da máquina do prefeito de Camaragibe Jorge Alexandre (PSDB) por conta de um caminhão que presta serviço para a prefeitura estar transportando material de campanha do atual gestor. O caso é mais um episódio da duríssima disputa entre Jorge e Meira.
Caruaru - De acordo com as pesquisas divulgadas Raquel Lyra (PSDB) e Delegado Lessa (PR) estão numa situação de empate, e o detalhe poderá definir o adversário de Tony Gel (PMDB) num numericamente provável segundo turno. Por isso os últimos dias deverão ser de grande acirramento entre as duas candidaturas.
Fernando Monteiro - Exercendo o primeiro mandato de deputado federal, Fernando Monteiro (PP) tem percorrido todo o estado de Pernambuco com o objetivo de eleger aliados em prefeituras e consolidar uma ampla rede de apoios para as eleições de 2018. A meta do progressista é dobrar os 55 mil votos que recebeu em 2014.
RÁPIDAS
Lajedo - A disputa pela prefeitura de Lajedo protagonizada pelo atual prefeito Rossine Blesmany (PSD) e o ex-prefeito Antonio João Dourado (PSB) é uma das mais acirradas de Pernambuco. Lá virou praticamente uma guerra e não se sabe qual será o desfecho no domingo.
Olinda - Na reta final do primeiro turno, o candidato a prefeito de Olinda Ricardo Costa (PMDB) contou com a presença do deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) na tarde desta quarta-feira (28). Ricardo e Jarbas caminharam pelo comércio de Águas Compridas, acompanhados de uma multidão que, entusiasmada, espalhou as propostas do candidato entre os moradores da localidade, priorizando a requalificação da infraestrutura, o investimento em segurança para prevenir a violência e as ações para redução de risco nos morros e encostas.
Inocente quer saber - Geraldo Julio conseguiria derrotar Daniel Coelho num eventual segundo turno?