Magno Martins

Magno Martins

Política Diária

Perfil:Graduado em Jornalismo pela Unicap e com pós-graduação em Ciências Políticas, possui 30 anos de carreira e já atuou em veículos como O Globo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Diário de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Foi secretário de Imprensa de Pernambuco e presidiu o comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados. É fundador e diretor-presidente do Blog do Magno e do Programa Frente a Frente.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Banho eleitoral condenável

Magno Martins, | sex, 17/03/2017 - 11:21
Compartilhar:

Li, ontem, na internet, que o ex-presidente Lula está tão entusiasmado com a viagem programada para o próximo domingo a Monteiro (PB), para inaugurar, extraoficialmente, a chegada das águas da Transposição à Paraíba, que pode tomar banho no canal transbordante. Se isso ocorrer, por excesso de euforia, estará dando um péssimo exemplo.

Há pouco, imagens de um grupo de sertanejos tomando banho no canal em Sertânia geraram protestos e indignação. As águas transpostas do Velho Chico chegam para matar a sede de 12 milhões de nordestinos, segundo estimativa do Ministério da Integração, e não para amenizar o calor brutal ou servir de lazer para quem quer que seja.

Além de poluir, o banho é proibido. Ao longo dos canais, o Governo instalou placas de advertência sobre o risco de afogamento. Às margens do trecho da Transposição em Monteiro, Lula fará um ato político, avocando para si a paternidade do projeto. Ao seu lado estará a ex-presidente Dilma e três governadores do Nordeste – Ceará, Piauí e o anfitrião Paraíba.

Está prevista, ainda, uma carreata pelas principais ruas da cidade paraibana para que Lula possa gravar cenas que, provavelmente, serão exibidas pelo PT no horário da propaganda eleitoral. Delegações de várias cidades próximas estão sendo organizadas pelos sindicatos atrelados ao PT para bater palmas para o ex-presidente e carimbá-lo como o pai da Transposição.

Mesmo com quatro processos da Lava Jato nos ombros, já na condição de réu, Lula usa a estratégia eleitoral própria do futebol, de que a melhor defesa é o ataque. Mais do que isso, apresenta-se como vítima para o grande público e eleitorado cativo, perseguido pela mídia. O ex-presidente usou, recentemente, o depoimento da 10ª Vara Federal em Brasília como palanque, num teatro deplorável. Monteiro não será diferente.

FISCALIZAÇÃO– Técnicos do Governo da Paraíba estão fiscalizando as águas do rio São Francisco no trecho entre as cidades de Monteiro e Camalaú. As equipes também cadastram usuários e instalam plataformas de coleta de dados. Moradores ribeirinhos recebem orientações sobre a necessidade de permitir o fluxo normal da água. “Não admitiremos construções de cercas transversais no leito do rio, pequenas barragens ou qualquer outro impedimento. A água só poderá ser usada para consumo humano e animal. A nossa prioridade é garantir a chegada dela no açude Epitácio Pessoa”, alertou o presidente da Agência estadual de Águas, João Fernandes.

Caveira de burro em Goiana– A pindaíba é de tamanha magnitude em Goiana que o prefeito Osvaldo Rabelo Filho (PMDB), eleito como o “salvador da lavoura”, teve que cortar até o transporte dos universitários para o Recife. Sabendo que não contariam mais com a boa vontade do poder público, os estudantes passaram a bancar o custo se cotizando. Próximo a completar 100 dias de gestão, Osvaldinho, como é mais conhecido o prefeito, não disse a que veio. Goiana é, literalmente, uma cidade sem sorte, azarada.

Confiança zero– A Apac – Agência Pernambucana de Águas e Clima – virou objeto de piada e gozação na rádio corredor do Parque da Jaqueira. Tudo porque não acerta uma só previsão de chuvas no Recife. Na semana passada, quando caiu uma verdadeira tromba de água na capital, em torno de 100 mm, a Apac previu apenas 2 mm. Em tempo: trata-se da empresa que recebeu o maior investimento em termos de equipamento ainda na gestão do ex-governador Eduardo Campos. Dá para confiar?

Carta fora do jogo – Ao aparecer isolado entre os nomes pernambucanos na lista da Lava Jato do procurador geral da República, Rodrigo Janot, o ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), desidratou-se. Perdeu o entusiasmo no eleitorado que enxergava nele uma renovação política em 2018. E há quem diga que tende a se complicar. Se isso ocorrer, aos olhos dos analistas políticos da província, já pode se considerar carta fora do baralho para qualquer projeto majoritário nas eleições do próximo ano.

Josinaldo será reeleito– Os aliados do vereador André Valença (PSD), candidato da oposição na disputa pela presidência da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), em eleição marcada para o próximo dia 24, em Bonito, já jogaram a toalha. “É quatro por um”, prevê o vereador Gilvan da Malhadinha, de Cumaru (PSC), referindo-se à votação que terá o atual presidente da instituição, Josinaldo Barbosa (PTB), cuja reeleição, para ele, só tem riscos de dar errado se ocorrer uma hecatombe. “Josinaldo está fortíssimo porque seu adversário não tem apelo nem a confiança da categoria”, afirma Gilvan.

CURTAS

VIOLÊNCIA– Em apenas 28 dias, um total de 497 pessoas foram assassinadas em Pernambuco. Esse foi o número anunciado na tarde de ontem pela Secretaria de Defesa Social. O resultado deixa a população assustada mais uma vez. Os números refletem que quase 18 pessoas foram mortas por dia no estado. Ainda, segundo o secretário de Defesa Social, Ângelo Gioia, no mês de janeiro foram contabilizados 480 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em Pernambuco.

DEFESA– O Senai está prestes a inaugurar a sua mais nova unidade do Estado, em Ipojuca. A previsão é de que o prédio esteja pronto até o final de abril e comece a atender ao público já no próximo semestre. A novidade é que, além da boa estrutura, a unidade será a única de Pernambuco a abrigar o curso de Polímeros, estudo das macromoléculas, um dos componentes do plástico e seus derivados.

Perguntar não ofende: Será que Lula sabe que tomar banho no canal da Transposição polui a água que servirá para o consumo humano?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando