Desde o impeachment de Dilma Rousseff que o presidente Michel Temer conquistou quase 100% de aproveitamento nas votações de interesse do Planalto no Congresso. Na denúncia de agosto, Temer conquistou quase 300 votos entre ausências e votações a favor do relatório, onde todas beneficiavam o presidente.
Para o dia de hoje, salvo tenha adiamento da votação, a Câmara dos Deputados apreciará a segunda denúncia contra o presidente que foi apresentada pelo ex-procurador geral da República Rodrigo Janot, e a expectativa é que o presidente consiga novamente se livrar. Ele precisa de 172 votos entre abstenções e votos a favor do relatório que rejeita a denúncia contra o presidente. Pelas contas de muita gente, o presidente deve alcançar pelo menos 250 votos a seu favor, entre ausências, abstenções e votos pelo relatório que pede o arquivamento da denúncia.
Vencendo mais este obstáculo, o presidente virará a página e terá condições de retomar agendas de interesse do país que beneficiem a retomada da economia, como por exemplo a reforma tributária que criará um ambiente mais competitivo para as empresas e permitirá, junto com a reforma trabalhista já aprovada e que começa a vigorar em novembro, a criação de novos empregos.
Temer se utilizou de mecanismos que são criticados pelos seus opositores, mas todos os mecanismos, como a liberação de emendas, estão previstos na Constituição Federal. O que diferencia Temer de sua antecessora é o fato de conhecer como a palma da sua mão o Congresso Nacional e fazer política 24 horas por dia. Temer é um animal político, e por mais rejeitado que seja perante a população, sabe exercer o cargo de presidente com o jogo de cintura necessário para o posto.
A partir de amanhã, com a denúncia sepultada, o Brasil espera que a crise política perca força para dar lugar a retomada da economia com as medidas acertadas do ministro da Fazenda Henrique Meirelles vem realizando, e que muito mais empregos sejam criados, pois um milhão de brasileiros já voltaram aos postos de trabalho.
Aprovado - Foi aprovado na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça o Projeto de Lei 1550/2017 do deputado estadual Aluisio Lessa (PSB) que visa destinar 10% das verbas do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) para ações de segurança pública por parte dos municípios. O objetivo do PL é possibilitar o auxílio das prefeituras ao Estado no combate à violência. Com esses recursos estabelecidos, os gestores municipais poderão aplicá-los em diversos pontos, como iluminação de ruas, instalação de câmeras de monitoramento, aprimoramento da guarda municipal, entre outros pontos.
Investimento - A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lançará, às 9h desta quarta-feira, o projeto Jaboatão Invest, com o objetivo de facilitar e incentivar o setor da construção civil a investir no município. Há projetos imobiliários congelados há cinco anos que receberão autorização serem construídos. Na ocasião, o prefeito Anderson Ferreira reunirá empresários, corretores e outros setores para apresentar as ações e medidas que serão oferecidas pela gestão municipal.
Prêmio - Por votação popular, o Prêmio Congresso em Foco 2017 elegeu o vice-líder da oposição na Câmara dos Deputados, Sílvio Costa (Avante), como o mais atuante deputado federal de Pernambuco. Na categoria Melhores Deputados do Ano, no site do Congresso em Foco, Sílvio Costa foi o deputado da bancada pernambucana que recebeu o maior número de votos - no ranking por Estado -, conforme a apuração final do Prêmio Congresso em Foco 2017. Na categoria “Melhores Senadores do Ano”, por votação popular, o senador Armando Monteiro foi eleito o melhor senador de Pernambuco.
Derrota - O ministro do Superior Tribunal de Justiça Sebastião Reis Júnior manteve o afastamento do prefeito Bruno Pereira do cargo em São Lourenço da Mata. Com esta nova derrota, fica cada vez mais difícil a sua volta. Há informações que o processo de Bruno é cabeludo e as denúncias apresentadas são apenas a ponta do iceberg.
RÁPIDAS
Reforço - O deputado estadual Beto Accioly (PSL), que está realizando um excelente mandato na Alepe, recebeu o apoio do ex-prefeito de Belém de Maria Tio Correia para a sua reeleição. Beto tem ampliado suas bases e disputará a reeleição com boas chances de vitória. Tio Correia também decidiu apoiar a candidatura do secretário de Administração Milton Coelho a deputado federal.
Desafio - Mesmo correndo um sério risco de ver seu pupilo Raul Henry perder o comando estadual do PMDB, o deputado federal Jarbas Vasconcelos decidiu desafiar novamente o presidente Michel Temer e afirmou que votará pela abertura da denúncia. Ou Jarbas não quer mais ficar no PMDB ou então ele tem absoluta certeza que Temer e companhia são frouxos.
Inocente quer saber - Com quantos votos Michel Temer arquivará a denúncia contra ele na Câmara dos Deputados?