Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Michel Temer terá nova vitória na Câmara dos Deputados

Edmar Lyra, | qua, 25/10/2017 - 13:09
Compartilhar:

Desde o impeachment de Dilma Rousseff que o presidente Michel Temer conquistou quase 100% de aproveitamento nas votações de interesse do Planalto no Congresso. Na denúncia de agosto, Temer conquistou quase 300 votos entre ausências e votações a favor do relatório, onde todas beneficiavam o presidente.

Para o dia de hoje, salvo tenha adiamento da votação, a Câmara dos Deputados apreciará a segunda denúncia contra o presidente que foi apresentada pelo ex-procurador geral da República Rodrigo Janot, e a expectativa é que o presidente consiga novamente se livrar. Ele precisa de 172 votos entre abstenções e votos a favor do relatório que rejeita a denúncia contra o presidente. Pelas contas de muita gente, o presidente deve alcançar pelo menos 250 votos a seu favor, entre ausências, abstenções e votos pelo relatório que pede o arquivamento da denúncia.

Vencendo mais este obstáculo, o presidente virará a página e terá condições de retomar agendas de interesse do país que beneficiem a retomada da economia, como por exemplo a reforma tributária que criará um ambiente mais competitivo para as empresas e permitirá, junto com a reforma trabalhista já aprovada e que começa a vigorar em novembro, a criação de novos empregos.

Temer se utilizou de mecanismos que são criticados pelos seus opositores, mas todos os mecanismos, como a liberação de emendas, estão previstos na Constituição Federal. O que diferencia Temer de sua antecessora é o fato de conhecer como a palma da sua mão o Congresso Nacional e fazer política 24 horas por dia. Temer é um animal político, e por mais rejeitado que seja perante a população, sabe exercer o cargo de presidente com o jogo de cintura necessário para o posto.

A partir de amanhã, com a denúncia sepultada, o Brasil espera que a crise política perca força para dar lugar a retomada da economia com as medidas acertadas do ministro da Fazenda Henrique Meirelles vem realizando, e que muito mais empregos sejam criados, pois um milhão de brasileiros já voltaram aos postos de trabalho.

Aprovado - Foi aprovado na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça o Projeto de Lei 1550/2017 do deputado estadual Aluisio Lessa (PSB) que visa destinar 10% das verbas do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) para ações de segurança pública por parte dos municípios. O objetivo do PL é possibilitar o auxílio das prefeituras ao Estado no combate à violência. Com esses recursos estabelecidos, os gestores municipais poderão aplicá-los em diversos pontos, como iluminação de ruas, instalação de câmeras de monitoramento, aprimoramento da guarda municipal, entre outros pontos.

Investimento - A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lançará, às 9h desta quarta-feira, o projeto Jaboatão Invest, com o objetivo de facilitar e incentivar o setor da construção civil a investir no município. Há projetos imobiliários congelados há cinco anos que receberão autorização serem construídos. Na ocasião, o prefeito Anderson Ferreira reunirá empresários, corretores e outros setores para apresentar as ações e medidas que serão oferecidas pela gestão municipal.

Prêmio - Por votação popular, o Prêmio Congresso em Foco 2017 elegeu o vice-líder da oposição na Câmara dos Deputados, Sílvio Costa (Avante), como o mais atuante deputado federal de Pernambuco. Na categoria Melhores Deputados do Ano, no site do Congresso em Foco, Sílvio Costa foi o deputado da bancada pernambucana que recebeu o maior número de votos - no ranking por Estado -, conforme a apuração final do Prêmio Congresso em Foco 2017. Na categoria “Melhores Senadores do Ano”, por votação popular, o senador Armando Monteiro foi eleito o melhor senador de Pernambuco.

Derrota - O ministro do Superior Tribunal de Justiça Sebastião Reis Júnior manteve o afastamento do prefeito Bruno Pereira do cargo em São Lourenço da Mata. Com esta nova derrota, fica cada vez mais difícil a sua volta. Há informações que o processo de Bruno é cabeludo e as denúncias apresentadas são apenas a ponta do iceberg.

RÁPIDAS

Reforço - O deputado estadual Beto Accioly (PSL), que está realizando um excelente mandato na Alepe, recebeu o apoio do ex-prefeito de Belém de Maria Tio Correia para a sua reeleição. Beto tem ampliado suas bases e disputará a reeleição com boas chances de vitória. Tio Correia também decidiu apoiar a candidatura do secretário de Administração Milton Coelho a deputado federal.

Desafio - Mesmo correndo um sério risco de ver seu pupilo Raul Henry perder o comando estadual do PMDB, o deputado federal Jarbas Vasconcelos decidiu desafiar novamente o presidente Michel Temer e afirmou que votará pela abertura da denúncia. Ou Jarbas não quer mais ficar no PMDB ou então ele tem absoluta certeza que Temer e companhia são frouxos.

Inocente quer saber - Com quantos votos Michel Temer arquivará a denúncia contra ele na Câmara dos Deputados?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando