Jornalista
Chegamos em uma situação crítica, difícil e complicada a cada dia. O governo de Pernambuco decretou, situação de emergência em 52 cidades do Sertão do estado devido à estiagem. A determinação, publicada no Diário Oficial do Estado, é válida por 180 dias a partir da data de publicação. Isso somente vem mostrar como o cenário está complicado, a seca já bate o sexto ano e cada vez mais estamos a beira do caos por falta de água, se tivéssemos políticas sérias ao longo dos anos não estávamos passando por esse perrengue. Segundo a administração estadual, o decreto considera que os habitantes dos municípios contemplados "não têm condições satisfatórias de superar os danos e prejuízos provocados pelo evento adverso, haja vista a situação socioeconômica desfavorável da região". As perdas na agropecuária também foram levadas em consideração, segundo o decreto. Ainda no texto, as medidas necessárias para combater a situação de emergência nesse grupo de municípios serão adotadas por órgãos estaduais competentes para atuação específica nesses casos. Vejam em que situação chegamos.
Quem chega?
O presidente Michel Temer decidiu acatar a sugestão do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e vai colocar Eduardo Guardia, atual secretário-executivo da pasta, no comando do Ministério. Segundo interlocutores da área econômica, a troca será formalizada na terça-feira, quando Meirelles finalmente anunciará que vai deixar o cargo para tentar viabilizar uma candidatura à Presidência da República.
Novo ministro
O futuro ministro não era o nome preferido pela ala política do governo. Guardia é considerado “difícil” na hora de negociar projetos e assuntos de interesse de estados e municípios. Outra crítica era que o presidente estaria colocando à frente da Fazenda alguém muito ligado ao PSDB, partido que terá o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como candidato à Presidência. Guardia foi secretário de Fazenda de São Paulo na gestão de Alckmin.
Sempre Gilmar Mendes
O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), chamou de molecagem pergunta da Folha de São Paulo sobre os custos com passagem aérea de viagem sua a Lisboa. O jornal questionou o ministro se ele iria voltar para o julgamento do habeas corpus de Lula em 4 de abril e se o voo para Portugal tinha sido pago pelo STF.
A grosseria de Gilmar mendes em resposta ao jornalista
“Devolva essa pergunta a seu editor, manda ele enfiar isso na bunda. Isso é molecagem, esse tipo de pergunta é desrespeito, é desrespeito”, disse o ministro por telefone, de Lisboa, ao repórter.
Entrega de peixe em Paudalho deve beneficiar mais de 8 mil famílias
A Prefeitura do Paudalho por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social vai entregar peixes , nesta quarta (28) e quinta-feira (29), para mais de oito mil famílias do Município que são cadastradas no CadÚnico e Bolsa Família. Segundo a pasta, vão ser entregues, a cada família, cerca de dois quilos de peixe do tipo castanha. O objetivo da iniciativa é que no período da Páscoa nenhuma das famílias em situação de vulnerabilidade social fique sem o produto na mesa.
Todo o Município
Um cadastro foi realizado em todas as comunidades do Paudalho do dia 12 ao dia 23 deste mês. De acordo com a secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Valquíria Marinho, a ação não deixará ninguém de fora. “É importante ressaltar que foi realizado em todas as comunidades da cidade, das mais afastadas até o centro esse cadastro. O nosso comprometimento é que todos sejam incluídos”, disse.
Pode acreditar
O ator Alexandre Frota postou nesta quarta-feira 28 em sua conta no Twitter um vídeo do deputado federal e pré-candidato à presidência Jair Bolsonaro, em que o presidenciável declara, aos risos: "Se você quer me ver presidente um dia eu quero te ver ministro da Cultura