Jornalista
Em caminhada na cidade de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, na tarde desta quinta-feira (30), o candidato da coligação Pernambuco Vai Mudar, Armando Monteiro (PTB), disse que a prioridade do seu programa de governo será a geração de empregos e a justiça tributária com os pequenos e microempreendedores. “O que dói no coração da gente é ver o jovem sem oportunidades e sem esperança. Nós vamos atuar em duas frentes. Primeiro, andar o mundo e o país todo para trazer investimentos para Pernambuco, para mostrar que o governo vai tratar com tapete vermelho aqueles que quiserem investir em Pernambuco. E vamos tratar o pequeno e o micro comerciante, o pequeno empresário, o pequeno fabrico de confecções, o homem da padaria, da borracharia como parceiros, porque são eles que geram os empregos”, declarou Armando.
A fala de Armando
“Não vamos usar a Secretaria da Fazenda para botar o pé no pescoço de ninguém, para arrochar, tirar o sangue dos pequenos. Vamos dar o tratamento adequado para que todos possam pagar o imposto justo. Não adianta pagar o imposto que faz matar a empresa”, completou o candidato. Acompanhado do candidato a vice-governador da coligação, vereador Fred Ferreira (PSC), do prefeito de Camaragibe, Meira (PTB), e do vereador Tomé (PV), além de outras lideranças, Armando caminhou pelas ruas do Bairro dos Estados. “Estamos andando e vendo que Meira está fazendo um bom mandato em Camaragibe. Tenho certeza de que Armando vai ajudá-lo a potencializar a economia da cidade”, destacou Fred Ferreira.
Justiça Eleitoral manda Humberto tirar notícias postadas contra os candidatos a senador Mendonça Filho e Bruno Araújo
A juíza do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco, Karina Albuquerque Aragão de Amorim, determinou que o senador Humberto Costa (PT) retire imediatamente a “Fake News” postada nas suas redes sociais com ataque aos candidatos ao Senado pela Coligação Pernambuco Vai Mudar, Mendonça Filho (DEM) e Bruno Araújo (PSDB). A “Fake News” postada no Facebook e no Instagram faz uma montagem com as imagens de Mendonça Filho, Bruno Araújo, e do também candidato ao Governo pela coligação Pernambuco Vai Mudar, Armando Monteiro, e o senador Fernando Bezerra Coelho, ao lado do presidente da República, Michel Temer, com os dizeres “Turma de Temer”.
A decisão
Segundo a juíza, o conteúdo da postagem, publicado no perfil do candidato Humberto Costa, não é verdadeiro e a fonte citada do conteúdo não traz a referida afirmação e tem afirmações incoerentes com o conteúdo pesquisado. O presidente Temer é filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que está coligado à Frente Popular de Pernambuco, do candidato Paulo Câmara, e que também conta com o Partido dos Trabalhadores (PT), de Humberto Costa. “É inverídico informar que quem faz parte do palanque de Temer é Humberto Costa, que tem o apoio do MDB. O senador, inclusive, se beneficia do generoso tempo do guia eleitoral do MDB "temista”, argumenta a representação movida pela Coligação Pernambuco vai Mudar.
Explicando
Além disso, não houve qualquer pronunciamento oficial de o próprio Michel Temer no apoio à coligação de Armando, Mendonça e Bruno. “Diante do exposto, considerando que os representantes são candidatos nas Eleições 2018 e, que a imagem e reputação dos mesmos vêm sendo violada por notícias inverídicas, reputo presente a probabilidade do direito alegado, no tocante à retirada da postagem da propaganda combatida no ar”, apresenta a relatora na medida liminar.
Agenda de Paulo Câmara
SALGUEIRO
12h – Entrevista para a Salgueiro FM
Local: Avenida Antônio Angelim, 580 - 1º andar - Santo Antônio
12h30 - Prosa Política com a deputada Creuza
Local: Spaço Fest - Rua Casal Joaquim Levino e Hercília (atrás do shopping)
14h - Visita ao candidato Bruno Marreca
Local: Rua Amancio Horacio da Cruz Neves, 3707 - Bairro Primavera
PARNAMIRIM
17h – Prosa Política com o prefeito Tácio Pontes
Local: Clube 26 de Julho - Rua Dr. Miguel, S/N (próximo à Prefeitura)
OURICURI
19h30 – Prosa Política com Antônio Fernando
Local: Clube de Alemão - Bairro Santa Maria - PE 604 Km 02
Mercado Eufrásio Barbosa receberá restaurante-escola
Ex-secretária executiva do Prodetur, a candidata a deputada estadual Izabel Urquiza (PSC) visitou nessa quarta-feira (29) a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD/Diper), para saber dos rumos da gestão do Mercado Eufrásio Barbosa, que fica em Olinda. Em conversa com o presidente do órgão, Antônio Xavier, Izabel soube que será instalada uma escola gastronômica, para qualificação profissional dos moradores do município, ajudando-os a entrar (ou retornar) para o mercado de trabalho.
Trabalho feito
Izabel foi a responsável por destravar e acompanhar as obras de recuperação do mercado enquanto esteve no Prodetur. “Fiquei feliz em saber que existem projetos voltados à comunidade. O presidente da agência deixou clara a preocupação dele em aproveitar e capacitar as pessoas que moram próximas”, conta a futura deputada. O receio de muitos olindenses era que o uso ficasse restrito a exposições artísticas e que não valorizasse a rica cultura local. “O equipamento tem que ter vida. Ações como essas movimentam o espaço”, acrescenta.
Parceria
Não estava previsto no projeto original a implantação do restaurante-escola. A ideia surgiu após avaliações do gestor da AD/Diper. “O turismo é um pilar de Pernambuco, e a área gastronômica se desenvolveu muito. E é necessário fazer um resgate histórico da nossa culinária. Nossos doces, sobremesas, bolos, comidas típicas. A ideia é que que tenhamos o mais breve possível uma escola de alto nível, qualificando e capacitando as pessoas”, pontua Antônio Xavier.
Quanto mais tem mais quer
A solução articulada pelo ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), para garantir o reajuste salarial de 16,38%para magistrados em troca do fim do auxílio-moradia deve passar por uma ação que discute no tribunal um outro benefício, o auxílio-alimentação.
A ação sobre o auxílio-alimentação está na pauta de julgamentos do dia 12 de setembro. Trata-se da ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 4822. Sua análise começou em 2013 e será retomada no voto de Toffoli, que pediu vista naquele ano.
Cálculos
As entidades sustentam que as perdas salariais acumuladas chegam a 40% por causa da inflação, e que o índice de 16,38% é insuficiente para compensá-las. O pagamento irrestrito do auxílio-moradia a toda a magistratura é feito desde 2014 por força de uma liminar de Fux. A questão em torno da ADI 4822, que trata do auxílio-alimentação, é que, com a estratégia de Toffoli, ela deverá ser usada, no mínimo, como precedente para declarar inconstitucionais quaisquer auxílios desse tipo.
O desabafo de Silvio Costa
Os deputados federais Jarbas Vasconcelos (MDB), Mendonça Filho (DEM) e Bruno Araújo (PSDB) votaram a favor do impeachment. O Brasil também sabe que, no dia do impeachment, o PSB tinha 34 parlamentares e apenas dois votaram a favor da presidente Dilma. Se a bancada do PSB tivesse votado a favor de Dilma, ela ainda exerceria a presidência da República e Lula seria ministro do governo. Não tenho a menor dúvida que, do ponto de vista constitucional, o impeachment da presidente Dilma foi um dos fatores que ajudaram na prisão do ex-presidente Lula. Hoje fico indignado com a postura desse governador Paulo Câmara (PSB), um carrasco que se diz ser “o candidato” de quem ele ajudou a tentar destruir moral e politicamente. Ele foi, na verdade, um judas do ex-presidente de Lula, quando mandou seus deputados federais votarem a favor do impeachment. Um governador que teve o disparate e o desrespeito de formalizar o palanque mais contraditório da história de Pernambuco: Jarbas e Humberto Costa. Nunca vi tamanha falta de respeito ao povo de Pernambuco. Do outro lado, tem o senador Armando Monteiro, ex-ministro da presidente Dilma que, por uma questão de justiça, faço questão de registrar que ele votou e trabalhou contra o impeachment. Mas formou, lamentavelmente, um palanque com Mendonça Filho e Bruno Araújo, dois algozes da presidente Dilma. Fico estarrecido com as declarações do governador Paulo Câmara e do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), quando ambos negam as suas relações subterrâneas e, provavelmente, pouco republicanas, com esse Michel Temer, pior presidente da história do Brasil. Um governo que foi instalado para retirar direitos dos trabalhadores. Do ponto de vista político, Paulo Câmara, Jarbas Vasconcelos, Mendonça Filho e Bruno Araújo são todos farinha do mesmo saco. São aliados de Michel Temer, uns de forma explícita e outros de forma implícita. Paulo Câmara, não adianta tentar pegar carona na força política do ex-presidente Lula. O povo de Pernambuco sabe quem são seus verdadeiros aliados.
*Deputado federal e candidato a senador pela coligação Pernambuco que Você Quer (Pros/PDT/Avante)