A União Nacional dos Estudantes (UNE) divulgou, nesta quinta-feira (6), uma nota de despedida do arquiteto Oscar Niemeyer. O texto diz que os estudantes tiveram “a certeza de ter convivido, nas últimas décadas, com um dos brasileiros mais marcantes para a história da humanidade”.
Segundo informações da Agência Brasil, a UNE, através da nota, também declarou que “mais que um arquiteto, Niemeyer foi e, continua sendo, um transformador de horizontes”. No ano de 2007, a instituição recebeu de forma voluntária de Niemeyer o projeto para a reconstrução de sua sede na Praia do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
De acordo com a Agência, há dois anos, o arquiteto esteve no local com o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, foi realizado o lançamento da pedra fundamental da nova sede da UNE, que também abrigará teatro, centro cultural e o Museu da Juventude.
Na nota ainda consta os seguintes dizeres: “Completamente empenhado nessa ideia, reuniu-se inúmeras vezes com o movimento estudantil brasileiro como um companheiro, humilde e gigante, a quem a idade e diferença de gerações eram o que menos interessava”. Oscar Niemeyer morreu na noite dessa quarta-feira, aos 104 anos de idade, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. Ele estava internado deste o dia 13 de outubro deste ano.
Com informações da Agência Brasil.