Pesquisa revela colocação das recifenses no mercado de trabalho

Segundo o estudo, os homens são maioria no mercado de trabalho e ganham melhores salários

por Camilla de Assis | ter, 14/04/2015 - 12:41
Compartilhar:

A pesquisa “Gênero e Mercado de Trabalho Local - As Mulheres de Recife e o Mundo do Trabalho”, promovida pela Secretaria da Mulher da Cidade, revelou um panorama da atual da situação empregatícia das mulheres recifenses. Segundo o levantamento, o mercado formal é composto 55,1% de homens e 44,9% de mulheres. Mas, quando se trata do âmbito informal, o sexo feminino ocupa mais este posto e está mais sujeito às variações da economia. 

As áreas que mais oferecem vagas para o público feminino são o trabalho doméstico remunerado (17,2%), o comércio (11,3%) e a educação (7,2%). Em relação ao salário, as mulheres ainda ganham menos que os homens: cerca de 25% da remuneração é menor. O desemprego afeta cerca de 41,6% a mais as mulheres negras, em detrimento às não-negras.

Outro dado relevante é que o número de mulheres que chefiam as famílias é menor que os homens, até os 49 anos. A partir dessa idade, a lógica inverte. As idosas são as responsáveis financeiras e trazem para si o sustendo de filhos e netos. 

 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Carregando