Investir e incentivar práticas de prevenção a doenças é uma das formas mais baratas, eficazes e “menos dolorosas” de melhorar a qualidade de vida e cuidar da saúde das pessoas. Foi com esse entendimento que criei o programa Academia da Cidade, quando era secretário da Saúde do Recife, ainda na gestão do ex-prefeito João Paulo. Muitos cidadãos pernambucanos já conhecem e tiveram oportunidade de usufruir desses espaços públicos, onde eles podem fazer ginástica, aeróbica, dança, praticar capoeira, jogos esportivos, dentre outras atividades.
A Organização Mundial de Saúde recomenda a prática de 30 minutos de atividade física cinco dias por semana. O combate ao sedentarismo e a redução do sobrepeso é fundamental na prevenção de doenças como a diabetes e a hipertensão, para não citar outras que acometem cada vez mais as sociedades ocidentais contemporâneas.
Reconhecendo a importância de conscientizar e oferecer as condições para que a população se cuide e se previna dessas doenças, o governador Eduardo Campos estendeu o programa para todo o estado de Pernambuco, tendo iniciado essa expansão quando eu era secretário estadual das Cidades. Este ano, foi a vez da ação se tornar nacional, na gestão da presidenta Dilma Rousseff, com a Academia da Saúde.
Essas iniciativas demonstram não somente o reconhecimento do mérito e eficácia do programa, como também o interesse comum das gestões municipal, estadual e federal de trabalhar na prevenção de doenças. Hoje, alguns dados são preocupantes e sabemos que precisamos mudar essa realidade. Segundo o Ministério da Saúde, 16,4% dos brasileiros adultos são fisicamente inativos. Em 2010, quase metade da população adulta estava acima do peso, sendo que 15% estavam obesos.
O programa Academia da Saúde faz parte de um plano mais amplo lançado este ano pela presidenta Dilma, o de Ações Estratégicas para o Enfrentamento de Doenças Crônicas não Transmissíveis no Brasil. A meta é alcançar 4 mil academias em todo o país até 2014. Mas nesse primeiro momento já foram selecionados 2 mil polos em 1.828 municípios, sendo 73 unidades em Pernambuco.
Nesta segunda-feira, 19 de dezembro, tivemos a oportunidade de acompanhar o ministro Alexandre Padilha, na inauguração da primeira academia de Pernambuco que faz parte do programa federal. Ela beneficiará a Comunidade do Chié, em Campo Grande, Recife. Foi a 24ª da capital e 110ª do Estado, numa demonstração de que estamos todos trabalhando para uma cidade mais saudável e no caminho da prevenção.