Eduardo Cavalcanti

Eduardo Cavalcanti

Cinematec

Perfil: Professor, Jornalista e Cineasta.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Tintim por tintim

Eduardo Cavalcanti, | seg, 05/09/2011 - 09:02
Compartilhar:
Foto: Divulgacão

Praticamente toda geração, desde o surgimento dos meios de comunicação de massa, teve ao menos um personagem marcante. Seja personagem de carne e osso ou personagem fictício, são marcas na vida das pessoas que servem de inspiração, de motivação ou ao menos ajudam a fortalecer as lembranças de uma época.

Felizmente, muitos desses personagens tem voltado a vida, seja pelo relançamento de suas aventuras em DVD e Blu-ray, seja pela reedição de seus livros e revistas, mas principalmente pelo lançamento de novas aventuras cinematográficas (claro que sem descartar a importância da internet para a memória desses personagens). Foi assim recentemente com os Smurfs, já comentado inclusive nesse espaço, um pouco antes com Ang (o ultimo mestre do ar, que por aqui se chamava Avatar, a lenda de Ang), ou com Scoob-doo, por exemplo, e também com os super-heróis X-Men, Homem-Aranha, Batman, Superman e tantos outros que voltaram às telas nos últimos anos. Até personagens clássicos dos vídeo games, como Prince of Pérsia e Lara Croft foram resgatados do esquecimento com filmes recentes. 

Mas hoje o destaque fica por conta de Tintim. Você lembra dele? É um jovem jornalista Belga, muito inteligente e que adora aventuras (até as mais perigosas) principalmente quando há um mistério a desvendar. Sempre ao lado de seu cachorrinho Milu, corre o mundo ajudando pessoas e apurando notícias. Personagens marcantes como os atrapalhados detetives Dupond e Dupont, o capitão Haddock ou o professor Girassol ajudam o protagonista em sua jornada repleta de ação e aventuras.

Criação do autor belga Georges Prosper Remi, mais conhecido como Hergé, Tintim aparece pela primeira vez em Janeiro de 1929, num suplemento do jornal Le Vingtième Siècle, destinado ao público infantil. Desde então já foi o protagonista de 25 álbuns de quadrinhos, reeditados em 45 idiomas e que vendem, em média, 10 milhões de cópias por ano. Tintim tem hoje uma loja virtual e desde 1984, funciona Tintim shop, localizada no Convent Garden, em Londres. O personagem, que logo influenciou todo o modo de fazer quadrinhos na Europa, venceu barreiras e conquistou fãs em todo o mundo. Por aqui, além dos livros e revistas, o grande destaque foi a segunda série de episódios de "As aventuras de Tintim", que estreou em 1991 pela TV Cultura e teve três temporadas com um total de 39 episódios de 30 minutos.

Depois de muitas dúvidas, seja pelas diversas polêmicas que envolvem o personagem ou pela dificuldade na obtenção dos direitos, Tintim finalmente vai chegar aos cinemas. Numa mistura de computação gráfica e motion capture (técnica que captura os movimentos de atores reais), As Aventuras de Tintim - O Segredo do Licorne (The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn, EUA, 2011), chega em 23 de dezembro aos cinemas americanos com direção de Steven Spielberg (ganhador do Oscar por O resgate do Soldado Ryan e A lista de Schindler) e produção de Peter Jackson (que dirigiu O senhor dos Anéis e King Kong) e cópias em 2D e 3D.

Na história, Tintim compra um presente para seu amigo capitão Haddock, porém o presente, um galeão antigo, é roubado. Logo depois descobre-se que nele havia parte de um mapa, então Tintim e seus amigos partem para uma nova aventura em busca de todas as partes do mapa que podem levar a descoberta de um incrível tesouro. Mas eles não são os únicos nessa jornada. Por aqui, o filme tem previsão de lançamento para 20 de Janeiro.

Confira a galeria de fotos do filme!

Se tudo der certo, Spielberg e Jackson pretendem lançar nos próximos anos mais dois filmes do menino aventureiro. Se você é fã do personagem e não vê a hora de ir aos cinemas, confira o trailer dublado da aventura para ir matando a curiosidade. Se não o conhecia, aproveite o trailer para começar a conhecer o personagem que promete chegar com força total na virada do ano! E depois de conferir o vídeo, deixe seu comentário!

 


Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando