Janguiê Diniz

Janguiê Diniz

O mundo em discussão

Perfil:   Mestre e Doutor em Direito, Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Exito de Empreendedorismo

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Aloizio Mercadante - Um novo pulso para a educação Brasileira

Janguiê Diniz, | sex, 03/02/2012 - 11:08 | Atualizada em: sex, 03/02/2012 - 14:36
Compartilhar:

Esta semana tive a oportunidade de participar de uma audiência com um grande homem público. O novo ministro da Educação Aloizio Mercadante. Confesso que fiquei impressionado com sua inteligência, dinamismo e conhecimento dos problemas do Brasil, e, em particular, da educação brasileira. Mas, o que mais me chamou a atenção foi sua vontade de transformar a educação brasileira e fazer de nosso país uma grande nação.

O ex senador e então ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante assume, aos 57 anos, o Ministério da Educação brasileiro. O economista, que destacou-se desde a época de estudante como presidente de entidades estudantis, é mestre em economia pela Universidade de Campinas (Unicamp), professor licenciado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e defendeu sua tese de doutorado no Instituto de Economia da Unicamp.

Com uma simpatia invejável e carisma singular, Mercadante chega ao Ministério com o discurso “de uma alavanca suprapartidária para a melhoria da educação brasileira, assim como aconteceu no ministério da ciência, tecnologia e inovação” e lançando inúmeros projetos para a área da educação, e, em especial, dois que merece destaque.

Um deles é o programa Alfabetização na Idade Certa, que pretende intensificar o ensino de crianças de até oito anos de idade. O outro programa anunciado é destinado para a população no campo e se chamará Pronacampo, que tem como objetivo reduzir os índices de analfabetismo nessas regiões.

Grande divulgador do “iPad brasileiro”, durante sua passagem pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante trouxe investimento e incentivos para a tecnologia nacional, colocando no mercado produtos competitivos. Agora, ele assume mais um dos principais ministérios do Brasil, em um momento propício do país. Acreditando que a educação é um ponto forte e o grande legado para o desenvolvimento do Brasil, o ministro demonstra empolgação e disposição para buscar investimentos e melhorias na área, inclusive contando com a ampla parceria do ensino privado.

Como ex Ministro da Ciência e Tecnologia, Mercadante também se mostra a favor do uso de tecnologias da informação, como a utilização de tablets e lousas eletrônicas, para melhorar a educação, ressaltando que nada substitui a relação professor-aluno e que por isso deve-se investir na qualidade dos docentes de todo o país.

Em uma área que quase sempre gera polêmicas, o ministro se mostra aberto ao diálogo na busca por melhorias em diversos projetos da educação, tais como o Exame Nacional do Ensino Médio, Enem; Programa Universidade para todos, PROUNI; Financiamento Estudantil, FIES, além do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, Pronatec; e na formatação de pacto nacional pela educação, que envolva a sociedade como um todo: população, empresários e governo.

A expectativa de todos os educadores é que com Aloizio Mercadante a educação brasileira mobilize a todos na construção de um Brasil melhor, e a chegada de um gestor com um histórico de sucesso, inteligência e competência como o dele acende a esperança de que muito pode e deve ser feito. Seja bem vindo Mercadante. O Brasil e o povo brasileiro precisa muito de você.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando