Ricardo Antunes

Ricardo Antunes

Política com Inteligência

Perfil: Jornalista, formado pela UFPE com especializaação em jornalismo politico pela Universidade de Brasília e Georgetow University (EUA). Passou pelas principais redações de Recife e Brasília e foi observador eleitoral pela OEA.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Está chegando a hora do mensalão

Ricardo Antunes, | qui, 26/07/2012 - 09:03
Compartilhar:
A proximidade do início do julgamento mais aguardado da história da política nacional começa a render pauta e encher as páginas de jornais – e não será surpresa que venha a ser capa das quatro principais revistas nacionais neste final de semana. O mensalão, com sete anos de atraso, será julgado pelo Supremo Tribunal Federal a partir da semana que vem, no dia 2 de agosto.

Essa semana,a Folha de S. Paulo trouxe uma entrevista com o pivô do caso, o ex-deputado Roberto Jefferson, do PTB, que denunciou o esquema resguardando a imagem do então presidente Lula. Jefferson garante que não será condenado, mas aprova o início do julgamento: “Acho que está na hora. Chega. Quanto mais adia, mais aumenta o sofrimento”.

O mesmo poderia dizer a população brasileira, que ficou atônita  e paralisada com a avalanche de denúncias que viriam a constituir um calhamaço de acusações produzido pela Procuradoria Geral da República. Há 37 acusados, entre os quais o ex-braço direito de Lula, que ainda manda e desmanda no PT, José Dirceu. Aliás, seria interessante saber qual o papel de Dirceu nas alianças e no financiamento das campanhas país afora, inclusive em Pernambuco. Com a palavra, os candidatos petistas.

Na entrevista, Roberto Jefferson diz que o julgamento de Dirceu será decisivo para os outros. E reclama da mídia que abençoava o PT antes do mensalão: “A imprensa tratava o PT como se fosse o único partido bom, o filete de água limpa no cano de esgoto. Isso acabou.”

A expectativa é grande sobre os efeitos do julgamento na campanha eleitoral em curso. No mínimo, imagina-se que a mera lembrança do caso reavive o desgosto que muitos brasileiros tiveram com o PT e o governo Lula, prejudicando o desempenho do partido nas urnas.

E muita gente, por aqui, vai usar o Mensalão – e seja qual for seus desdobramentos e punições – na campanha eleitoral. Até mesmo porque José Dirceu parace ter novos desafetos no Estado. A conferir

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando