O publicitário Marcos Valério, operador do esquema do mensalão do governo Lula, fez quatro fitas de vídeo com depoimento bombástico sobre o ex-presidente e as relações espúrias entre a cúpula do PT e o Estado brasileiro em seu mandato. Nos vídeos, que supostamente teriam tido produção profissional, Valério conta detalhes sórdidos sobre o mensalão e como ele operou nos bastidores do governo do PT.
A providência foi tomada com base no temor de repetir o destino de PC Farias, tesoureiro do governo Collor que apareceu morto anos depois do caso. As revelações são do Blog de Noblat. É provável que o ex-presidente, Zé Dirceu e companhia já estejam elocubrando maneiras de desmentir a informação, assim como apostam que a Veja não conta com a gravação de entrevista de Valério, em que acusa Lula de chefe do esquema. E em última instância, devem recorrer à desqualificação da fonte, dizendo que se trata de um réu condenado buscando puxar inocentes com ele. Mas como crucificar Marcos Valério sem reconhecer os crimes do PT e a veracidade do mensalão?
Dificilmente o PT será o mesmo depois do julgamento do maior caso de corrupção já conhecido. Nunca antes neste País foi possível ver tão cristalinamente os mecanismos da corrupção e do assalto ao dinheiro do contribuinte. Com tudo que está vindo a tona, as revelações de Marcos Valério e o início do julgamento de Dirceu e Genoíno, esta semana, os efeitos políticos do fato podem ser devastadores para o partido e seus candidatos. Mas o julgamento em si já é tão grave, assim como as ameaças de Valério, que para os petistas graúdos a campanha eleitoral já deve estar em segundo plano. O mais importante agora, para eles, é salvar a pele e não manchar a biografia para sempre.
No plano local, se Humberto conseguir deter a "onda" Daniel e ir ao segundo turno, alguém tem dúvida que o PSB e seu novo marqueteiro, Antonio Lavareda, vão usar tudo isso contra o petista? Se não aparecer um fato novo muito rápido, a candidatura do PT no Recife pode ser considerada derrotada muito antes da véspera.
LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.