O processo de revitalização do Bairro do Recife, que resultou no restauro de diversos imóveis, na implantação de uma agenda cultural e na chegada das empresas do Porto Digital, foi completamente abandonado. O bairro, atualmente, durante o dia, é marcado pela absoluta desordem na ocupação do espaço urbano e, à noite, virou ponto de tráfico de drogas.
Para retomar sua revitalização, algumas medidas são necessárias:
1- ORDEM URBANA - Restabelecer a ordem com: a requalificação das calçadas; reorganização das áreas de estacionamento, hoje “administradas” pelos flanelinhas; a pintura das fachadas; a manutenção adequada da iluminação pública; a melhoria da limpeza urbana e a garantia de policiamento.
2- RECUPERAÇÃO DOS IMÓVEIS – Para ampliar a disponibilidade de espaços imobiliários, hoje escassos, é necessário estimular a recuperação de imóveis que estão sem uso ou subutilizados pelas suas precárias condições. Isso pode ser feito com incentivos em impostos municipais, como o IPTU. Quem reformar o imóvel, terá desconto no imposto; quem não o fizer, terá um acréscimo anual na alíquota desse tributo.
3- USO MISTO - O incentivo a outros usos que não se consolidaram no bairro, como o residencial e o de serviços de comércio, lazer e turismo (pousadas, albergues, lojas, academias de ginástica, etc). A presença de moradores é um elemento crucial para que o bairro tenha vitalidade dia e noite, todos os dias da semana.
4- MOBILIDADE - Implantação de edifício-garagem para retirar o excesso de veículos das ruas, sem comprometer, neste momento, as atividades econômicas do bairro. Aliado a isso, oferecer serviços de uma jardineira circular (ônibus aberto), bicicletas para aluguel e um cuidado especial com a limpeza, a desobstrução, o pavimento e o sombreamento das calçadas, para estimular o deslocamento de pedestres pelas ruas do bairro.
5- PORTO DIGITAL - Desenvolver ações de apoio ao Polo de Informática, como por exemplo, um forte investimento em marketing para atrair novas empresas e novos clientes. Oferecer, também, outros suportes demandados pelas empresas, como programas de treinamentos de mão de obra de nível técnico.
Todas essas iniciativas são absolutamente plausíveis, já foram adotadas na revitalização de outros centros urbanos e cabem perfeitamente em um programa de governo para a cidade do Recife.
LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.