Eduardo Cavalcanti

Eduardo Cavalcanti

Cinematec

Perfil: Professor, Jornalista e Cineasta.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

CINE PE: Cinema do mundo em Pernambuco

Festival pernambucano completa 18 anos e renova programação com a inclusão de filmes internacionais

Eduardo Cavalcanti, | qua, 23/04/2014 - 14:43
Compartilhar:
Foto: Divulgação

O Cine PE começa neste sábado (26) e chega a sua maioridade com uma programação mais madura. Além de valorizar a produção local, o festival traz como a grande novidade as duas mostras competitivas de filmes internacionais.

A primeira, Mostra DOC Internacional, começa neste domingo (27) e terá a exibição de quatro longas-metragens documentários, sendo duas produções de Portugal, e duas nacionais, uma de Pernambuco e outra do Rio Grande do Sul (Ver lista abaixo). A premiação desta mostra acontece já na terça-feira (29), em solenidade realizada no Teatro Guararapes, Centro de Convenções de Olinda, às 19h, mesmo local da exibição dos filmes do festival.

A segunda mostra competitiva de filmes internacionais, intitulada Festival de Cinema Internacional, começa logo após a solenidade de premiação da mostra Doc Internacional. Agora, o foco será longas-metragens de ficção. Nesta mostra, estão inclusas produções da Argentina, Itália e uma coprodução Chile/Brasil, além de filmes nacionais. A premiação da mostra Festival Internacional acontece na sexta (2), em solenidade no Teatro de Santa Isabel, no centro do Recife.

Além disso, na abertura do festival será exibido, na mostra especial Hours Concours, o filme O Grande Hotel Budapeste (The Grand Budapest Hotel, EUA), de Wes Anderson,  que traz no elenco nomes como Rafph Fiennes, Adrien Brody, Willem Dafoe, Bill Murray e Jude Law. Em 2013, o filme de abertura foi a comédia Giovanni Improtta, estrelada e dirigida pelo falecido José Wilker, um dos homenageados desta edição do festival.

Confira a lista completa para a Mostra Doc Internacional

Domingo (27)

O Mercado de Notícias (RS, Brasil)
Direção: Jorge Furtado, 94’

Sinopse: Em O Mercado de Notícias, Jorge Furtado traz uma discussão sobre mídia e democracia. O documentário intercala depoimentos de 13 jornalistas brasileiros com trechos da peça The Staple of News, escrita pelo inglês Ben Jonson em 1625. Entre nos nomes do jornalismo estão Geneton Moraes Neto, Luiz Nassif e Cristiana Lôbo.

http://www.youtube.com/watch?v=yQ0C7z4kfz8 

1960 (Portugal)
Direção: Rodrigo Areias, 70’

Sinopse: Já 1960 venceu o 17° Festival de Cinema Luso-Brasileiro que acontecem em 2013. O documentário é um home-movie de diário de viagem em super 8mm que refaz a viagem documentada pelo arquiteto português Fernando Távora em seu ‘Diário de Bordo’.

Segunda (28)

E Agora? Lembra-me (Portugal)
Direção: Joaquim Pinto, 164’

O documentário autobiográfico E agora? Lembra-me mostra o diretor Joaquim Pinto, que vive há cerca de 20 anos com o vírus HIV, passando por alguns testes de medicação experimentais contra a hepatite C.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=7fWzpXJd4Vw 

Corbiniano (PE), Brasil)
Direção: Cezar Maia, 72’ 

Em Corbiniano, Cezar Maia mostra a vida e a obra de um dos mais importantes artistas plásticos brasileiros, José Corbiniano Lins. Ele é conhecido por esculpir figuras alongadas em alumínio fundido.

Confira a lista completa da competição internacional de longas de ficção

Terça (29)

Todos Tenemos un Plan (Argentina)
Direção: Ana Piterbag, 117’

Sinopse: O longa argentino mostra Agustín (Viggo Mortensen) assumindo a identidade do irmão quando este morre. O personagem viaja para o lugar em que foi criado, mas quando retorna à Buenos Aires, ele acaba se envolvendo no mundo do crime que fazia parte da vida do irmão.

Quarta (30)

Anni Felici (Itália)
Direção: Daniele Luchetti, 110’

Sinopse: O filme mostra a vida de um artista narcisista que tem seu mundo de cabeça para baixo depois de uma exposição desastrosa, além das relações extra conjugais de sua esposa.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=yKioCQn_244 

Quinta (1°)

Romance Policial (Chile/Brasil)
Direção: Jorge Durán, 98’ 

O novo filme de Jorge Durán é estrelado por Daniel de Oliveira que vive Antonio, um funcionário público com vocação para escritor. Ele viaja ao Deserto de Atacama, no Chile, em busca de inspiração para redigir um conto. Lá, ele vê uma movimentação estranha e encontra um homem assassinado. Ele é detido por um policial chileno na cena do crime e é proibido de sair do país. Antonio vive um romance com Florencia (Daniela Ramirez), que pode ter uma ligação com o assassinato visto por Antonio.

“Muitos Homens num Só” (RJ, Brasil)
Direção: Mini Kerti, 90’

Sinopse: O filme é ambientado no Rio de Janeiro do início do século XX. A história mostra um caso de amor entre Dr. Antônio, um ladrão solitário, e Eva, que abre mão de seu talento como desenhista por causa de um casamento infeliz.

 

O texto desta coluna foi produzido em parceria com Maria Eduarda Barbosa.

LeiaJá Também: 
Ingressos para o Cine PE já podem ser adquiridos
Conheça os homenageados do Cine PE 2014


Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando