Paulo Câmara foi eleito com quase 70% dos votos dos pernambucanos. Tem um imenso desafio pela frente, dentre eles dar um maior incentivo para o esporte no estado.
Durante sua campanha pouco vi e ouvi, não só dele, mas de qualquer candidato, uma abordagem mais profunda sobre o assunto. A exceção foi uma reunião feita na sede da Federação Pernambucana de Futebol, onde o candidato socialista recebeu 11 propostas de dirigentes de entidades esportivas.
Dentre as reivindicações do grupo estavam o retorno de status de secretaria de estado a atual Secretaria Executiva dos Esportes, a criação do Fundo de para Desenvolvimento dos Esportes (Fundespe) e a garantia da utilização dos recursos provenientes da Lei Pelé (4,5% da arrecadação bruta do estado).
Em seu programa de governo, Paulo Câmara reforça programas que já vem sendo executados como o Todos com a Nota e o Bolsa Atleta Estadual e também busca a valorização de espaços esportivos no estado,a exemplo da Arena Pernambuco e o Centro Esportivo Santos Dumont, este último sendo transformado em Centro de Excelência.
Três promessas do plano de governo do PSB me chamaram a atenção. A gestão que terá início em janeiro de 2015 pretende criar o programa Ganhe o Mundo Esportivo, onde atletas pernambucanos farão intercâmbios para treinamentos especializados. Paulo Câmara diz que vai elaborar a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, que tem o objetivo de estimular o apoio financeiro de pessoas jurídicas à realização de projetos esportivos. O governo socialista também promete reativar o Conselho Estadual de Esporte e Lazer de Pernambuco.
Cabe agora para dirigentes, atletas e imprensa a cobranças da execução dessas propostas. Material humano e determinação o estado já possui, basta que seja mais bem cuidado e valorizado.
3 dentro
- Diego Costa. Brasileiro de nascimento e espanhol de certidão, o atacante vai sendo a principal estrela do Chelsea. Em sete jogos pelo Campeonato Inglês, o sergipano marcou nove gols.
- Cruzeiro. O futebol mais bem jogado do Brasil vem de Minas Gerais. O time comandado por Marcelo Oliveira tem 97,5% de chances de levar o Campeonato Brasileiro, segundos os matemáticos.
- Cristiano Ronaldo. Pela 22ª vez o atacante português faz três gols em uma mesma partida com a camisa do Real Madrid. Como comparação, Alfredo Di Stéfano e Telmo Zarra precisaram de 11 temporadas para conseguir o feito. CR7 fez isso em cinco
3 fora
- Jules Bianchi. Devido ao mistério da equipe Marussia, ainda não se sabe da gravidade do estado de saúde do piloto francês após o acidente durante o GP do Japão. O fato reacende as discussões sobre segurança na categoria.
- Michael Phelps. Pela segunda vez o maior medalhista da história dos Jogos Olímpicos anuncia que irá se afastar do esporte. O ato ocorre após o nadador ser flagrado dirigindo em alta velocidade após ter consumido bebidas alcoólicas.
- Brigões. Em um jogo com pouco mais de duas mil pessoas presentes, valentões que torcem para Goiás e Figueirense protagonizaram mais capítulo lamentável para o futebol nacional. Clubes estão no aguardo das punições do STJD.