Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Brasil é rebaixado e perde o grau de investimento

Edmar Lyra, | qui, 10/09/2015 - 09:29
Compartilhar:

A agência de avaliação de risco Standart & Poor’s (S&P) rebaixou a nota de crédito do Brasil ontem, fazendo com que o país saísse do grau de investimento para o grau especulativo, quando há risco de calote. A notícia caiu como uma bomba para os planos do governo em tentar restabelecer a economia o quanto antes. O fator determinante foi o envio da proposta do Orçamento Geral da União de 2016 com déficit de R$ 30,5 bilhões.

Agora o Brasil terá sérias dificuldades para conseguir financiamentos internacionais, porque a maioria dos grandes fundos possuem regras que proíbem investimentos em países com grau especulativo. Como se não bastasse, com esse rebaixamento, o Brasil vai ter um custo ainda maior com sua dívida. Sem sombra de dúvidas foi a pior notícia que o Palácio do Planalto poderia receber no atual momento de crise política que vive o país.

Com essa novidade, fica mais uma vez latente que o governo se equivocou quando implementou uma política desenfreada de aumentar gastos públicos a partir de 2009 quando havia uma forte expectativa por parte do então presidente Lula em eleger a sua sucessora Dilma Rousseff. A política econômica equivocada do governo Lula foi expandida pelo governo Dilma e uma hora a fatura iria chegar.

Hoje o país vive uma recessão técnica, uma perda de confiança de investidores nacionais e internacionais, enfim, sem perspectiva de modificar o panorama da economia pelos próximos meses. Se a economia vai mal, o governo não tem condições de recuperar sua popularidade, isso porque a parte mais sensível do cidadão é o bolso, que está sendo duramente afetado pelos tarifaços proporcionados por Dilma e ainda deverá sentir um impacto ainda maior nos próximos meses com o aumento de impostos para ajudar a pagar uma conta que é do próprio governo.

Vivenciamos um estelionato eleitoral no ano passado, quando a presidente Dilma Rousseff foi incapaz de reconhecer que a economia do país estava mal e precisava de ajustes. Ela mentiu na sua propaganda e hoje os brasileiros estão absolutamente desapontados com a escolha que fizeram em outubro do ano passado. Se o governo Dilma Rousseff já não vinha bem das pernas, depois de ontem, não há mais a menor condição de se sustentar. Definitivamente acabou.

PHS – Diferentemente do que afirmou do deputado estadual Joel da Harpa (PROS), de que contava com o apoio de vários partidos para disputar a prefeitura de Jaboatão no ano que vem, dentre eles o PHS, o vereador Belarmino Souza, presidente estadual da sigla refutou a hipótese e afirmou que o partido marchará nas próximas eleições com  o candidato apoiado pelo prefeito Elias Gomes (PSDB).

Fernando Monteiro – O programa Brasil em Debate, da TV Câmara, com a participação do deputado Fernando Monteiro (PP) poderá ser visto hoje às 7h e às 20h30. Como membro da Comissão de Esportes, o deputado destacou a atuação do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), a preocupação com o legado dos jogos e o Plano Brasil Medalhas, que tem como meta colocar o Brasil entre os 10 primeiros países em número der medalhas nos Jogos Olímpicos.

Filiação – O plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem a redução do prazo de filiação para disputar as eleições de doze meses antes do pleito para apenas seis. Com a decisão, que já vale para 2016, os políticos poderão escolher a sigla apenas em abril do ano da eleição em vez de outubro do ano anterior.

Débora Almeida – A prefeita de São Bento do Una, Debora Almeida (PSB), através de programas da Secretaria de Trabalho e Ação Social do município, realizou a entrega de novos instrumentos musicais para os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Programa Vida Nova. O investimento foi superior a R$ 16 mil e os instrumentos adquiridos foram clarinetas, sax tenor, trombone, trompetes, atabaques, flautas tenor e repiques. O objetivo dos programas é trabalhar com jovens através do incentivo à atividade musical em tempo livre e descobrindo os novos talentos.

RÁPIDAS

Betinho Gomes – O deputado federal Betinho Gomes (PSDB) pretende apresentar um projeto de Lei que transforma em crime de improbidade qualquer infração ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Betinho quer que os gestores respondam judicialmente em caso de descumprimento das obrigações estabelecidas pelo ECA.

Rebateu – A deputada estadual Teresa Leitão (PT) rebateu a declaração do deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) de que o governo Dilma transformou o Bolsa Família num programa de compra de votos. Teresa mandou Jarbas estudar para saber que o programa beneficiou 14 milhões de famílias e que mais de 3 milhões de famílias saíram voluntariamente do programa nos onze anos por superar o limite da pobreza.

Inocente quer saber – O professor Carrilho será candidato a prefeito de Jaboatão dos Guararapes pelo PV?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando