O Partido dos Trabalhadores, mesmo comandando o governo federal, vive um dos piores momentos da sua história, isso porque os escândalos de corrupção feriram de morte a imagem do partido que foi construído para fazer diferente do que havia acontecido na política brasileira mas não só praticou corrupção como a elevou a níveis astronômicos. Nunca antes na história deste país um partido virou sinônimo de corrupção como agora.
Em Pernambuco não é diferente, o PT está em frangalhos, carente de uma liderança política que tenha votos, prestígio e respeito na sociedade, como já ocorreu em outrora. Desde 2011 que o partido só faz lambanças no estado, quando não apoiou a reeleição do então prefeito João da Costa em 2012, quando abdicou de disputar o governo de Pernambuco em faixa própria em 2014 para apoiar o projeto de Armando Monteiro, que acabou derrotado, dentre outros casos.
Especificamente em 2014, o PT apesar de ter reelegido Dilma Rouseff, não conseguiu emplacar João Paulo na disputa pelo Senado e nem um mísero deputado federal. Para deputado estadual emplacou três parlamentares, mas com a morte de Manoel Santos ficou com Teresa Leitão e Odacy Amorim, apenas.
Para as eleições de 2016, o PT sabe que suas chances na capital pernambucana são dificeis e por isso o atual superintendente da Sudene João Paulo tem fugido da possibilidade de ser novamente candidato a prefeito do Recife como o Diabo foge da Cruz. Mas sua candidatura não está 100% descartada porque ele pode ir para um sacrifício no intuito de salvar a bancada do partido na Câmara Municipal do Recife.
Outro nome que surge como possível candidato é o ex-vereador Mozart Sales, que tem um excelente trânsito junto ao Palácio do Planalto, e foi quem melhor se saiu do partido na disputa passada para deputado federal. A candidatura de Mozart seria igualmente olímpica apenas para marcar território, mas ele pelo menos não tem o capital político de João Paulo, que está consideravelmente arranhado, e perdendo mais uma majoritária poderia ser dizimado.
O fato é que qualquer um que seja o escolhido do PT terá que carregar um peso gigante do desgaste do partido nas costas, podendo sair menor do que entrou a depender das circunstâncias da eleição e consequentemente do resultado da disputa.
PTdoB – Aníbal Emerenciano, que é assessor político do deputado federal Fernando Monteiro (PP) e coordenador político da Igreja Batista Nacional em Pernambuco, assumiu a presidência municipal do PTdoB de Camaragibe. Aníbal organizará a legenda visando as eleições municipais de 2016.
Logística – O deputado estadual Aluisio Lessa (PSB), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Alepe, realizará uma audiência pública hoje na Casa Joaquim Nabuco para debater a situação do setor de logística e transportes no estado. A reunião ocorrerá a partir das 9 horas da manhã no plenarinho da Alepe.
Unidade – No município de São José do Egito, situado no sertão do Pajeú, a oposição está construindo um entendimento em torno da candidatura de Dr. Ecleriston (PSB), que contará com o apoio do ex-prefeito Evandro Valadares e de Gilberto Rodrigues para enfrentar o atual prefeito Romério Guimarães (PT), que tentará a reeleição.
Procon – O Procon de Jaboatão dos Guararapes, considerado um dos mais eficientes do estado, apresenta mais uma inovação na defesa dos consumidor. Agora o consumidor que se sentir prejudicado não precisará se deslocar até a sede do órgão, podendo realizar a sua queixa através do site do PROCON na web.
RÁPIDAS
Metrorec – O deputado federal Silvio Costa (PSC), vice-líder do governo Dilma Rousseff, deu mais uma demonstração de prestígio junto ao Palácio do Planalto ao conseguir emplacar o procurador federal da AGU Clélio Correa como novo superintendente do Metrorec. A posse de Clélio será amanhã.
Articulação – A presidente Dilma Rousseff indicou seu ex-assessor Giles Azevedo para assumir a coordenação política do Palácio do Planalto. Giles substituiu o vice-presidente Michel Temer, que abdicou da prerrogativa por atritos com o ministro-chefe da Casa Civil Aloizio Mercadante.
Inocente quer saber – Quem estaria ameaçando o ministro Augusto Nardes?