Magno Martins

Magno Martins

Política Diária

Perfil:Graduado em Jornalismo pela Unicap e com pós-graduação em Ciências Políticas, possui 30 anos de carreira e já atuou em veículos como O Globo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Diário de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Foi secretário de Imprensa de Pernambuco e presidiu o comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados. É fundador e diretor-presidente do Blog do Magno e do Programa Frente a Frente.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Recurso de Lula foi vitimização

Magno Martins, | qua, 15/03/2017 - 09:13
Compartilhar:

No primeiro depoimento em um dos processos que pesam contra ele, de obstruir as investigações da operação Lava Jato, o ex-presidente Lula recorreu, ontem, à estratégia da vitimização, afirmando que vem sofrendo um massacre da justiça pela mídia. Lula se preparou longamente para passar pelo seu primeiro interrogatório como réu, mas quando entrou na sala de audiência da 10ª Vara Federal de Brasília, parecia bastante nervoso.

Vestindo terno escuro, camisa lilás e sua habitual gravata com as cores da bandeira do Brasil, Lula tirava e colocava a tampa da caneta azul que estava em suas mãos, passava a língua sobre os lábios secos e penteava o bigode com o dedo indicador direito. Quem o conhece sabe que esses são sinais particulares do nervosismo do petista. Logo nos primeiros minutos do depoimento, fez um desabafo e afirmou que acordava todos os dias com medo de jornalistas estarem na porta de seu apartamento, em São Bernardo do Campo (SP), esperando sua prisão.

"Você sabe o que é levantar todo dia achando que a imprensa está na porta de casa porque eu vou ser preso? É porque não sei quem delatou, 'o Lula vai ser preso'. Eu tenho dito, antes, durante e depois, os [acusados] que estão presos e os que vão ser presos, que tenha um empresário, um político que tenha coragem de dizer que um dia me deu R$ 3, que tenha coragem de dizer que um dia o Lula pediu cinco centavos para ele", disse ao juiz Ricardo Augusto Soares Leite.

Ele disse, textualmente, que sofre "perseguição" nas investigações que apuram o esquema de corrupção da Petrobras e que há alguém "instigando" que delatores falem seu nome nos acordos de colaboração com a força-tarefa da Lava Jato. "Por tudo o que eu vejo na imprensa, eu acho que tem alguém instigando [delatores] para falar do meu nome. Fico sabendo dos blogs, colunistas, 'cita o nome do Lula, cita o nome do Lula'."

O ex-presidente pediu ainda ao juiz que sejam apresentadas "provas" de supostos crimes cometidos. "Chamar o PT de organização criminosa. Se dependesse de mim, cada parlamentar abriria um processo para provar qual é a quadrilha. Eu estou cansado, 71 anos de vida, eu cansei. As instituições que eu ajudei a valorizar [são agora] desprestigiadas por comportamento pessoal”, afirmou.

Lula também ironizou o comportamento do ex-senador Delcídio do Amaral, que concedeu diversas entrevistas após ter assinado um acordo de delação premiada na Lava Jato. "Parecia que ele tinha recebido o 'Prêmio Nobel da Delação'. Ele foi no [programa de TV] 'Roda Viva'. Depois que faz a bobagem que faz, se é que fez, ele queria jogar no colo de alguém", disse Lula.
Sem citar o nome do presidente Michel Temer, Lula também brincou sobre a baixa popularidade do peemedebista. "O presidente não tem coragem de ir à Bolívia. O país que era motivo de alegria."

RENAN RIFADO– Os advogados do ex-presidente Lula desistiram do depoimento do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) em um dos processos relacionado à Operação Lava Jato. Renan havia sido arrolado como testemunha de defesa do ex-presidente na ação que apura supostas irregularidades na compra de um tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo. O ex-presidente responde pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O processo tramita na Justiça Federal no Paraná, e o parlamentar seria ouvido, hoje, por videoconferência com Brasília. O depoimento das outras testemunhas deve ocorrer normalmente.

Palanque da Transposição– Responsável pela organização da visita de Lula a Monteiro (PB) no próximo domingo, o senador Humberto Costa, líder da oposição no Senado, incluiu uma carreata do aeroporto até o canal da Transposição, onde o ex-presidente gravará um depoimento já para a campanha de 2018 assumindo de fato a paternidade da obra. Lá, também será armando um palanque para uma saraivada de discursos tendo no fundo o espelho da água puxada do Rio São Francisco.

Só três governadores– Além de cuidar da logística do evento em Monteiro, o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), está mobilizando governadores para recepcionar o ex-presidente Lula. Até ontem, entretanto, só os dois governadores do Nordeste haviam confirmado presença – Wellington Dias, do Piauí, e Camilo Santana, do Ceará. É pouco provável que os demais governadores do Nordeste atendam ao convite do anfitrião paraibano, porque a visita de Lula tem caráter de antecipação da campanha presidencial.

Emendas previdenciárias – O deputado Danilo Cabral (PSB) protocolou, ontem, na Comissão Especial da Reforma da Previdência, quatro emendas para aprimorar a proposta do Governo: manutenção da aposentadoria especial para professores e trabalhadores rurais, proibição do gasto dos recursos previdenciários em outras despesas do Governo e continuidade do vínculo ao salário mínimo do pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para idosos a partir de 65 anos e deficientes físicos. “Nossa luta é para modificar a proposta do Governo, que penaliza os trabalhadores, e garantir os direitos da população a uma aposentadoria justa”, disse.

Nova chance aos municípios– O secretário estadual de Turismo, Felipe Carreras, conseguiu com o ministro do Turismo, Marx Beltrão, modificar o prazo da inscrição para o Programa de Regionalização do Turismo. Com isso, será reaberta a inscrição para os municípios que ainda não participam do Mapa do Turismo. A boa nova foi anunciada, ontem, durante encontro da Associação dos Secretários de Turismo dos Municípios de Pernambuco, no Centro de Convenções. Junto com o presidente da Astur, o secretário de Turismo de Agrestina, Josenildo Santos, Felipe reuniu representantes de 36 municípios para debater a portaria. “É importante que os secretários saibam que a verba do Ministério só virá para quem fizer parte do Mapa do Turismo e para isso será necessária a inscrição para que os municípios sejam aprovados”, disse o secretário.

CURTAS
CARROCEIROS– A Prefeitura de Jaboatão iniciou, ontem, por ocasião do Dia Nacional dos Animais, ação de cadastramento e de conscientização de carroceiros e empresários (donos de armazéns de construção) sobre bem-estar e cuidados com a saúde dos equinos usados em veículos de tração para transporte de carga. A atividade foi realizada em Barra de Jangada e terá continuidade nas próximas semanas. 

CONAB– A prefeita de Itaíba, Regina Cunha (PTB), assumiu, ontem, em Recife, com o superintendente da Conab Pernambuco, Antonio Elizaldo de Vasconcelos e Sá, o compromisso de viabilizar a instalação do Polo da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) no município. O encontro foi na sede da superintendência. O polo de Itaíba foi fechado no governo passado e a meta da nova prefeita é reabrir o mais rápido possível.

Perguntar não ofende: Diante de Sérgio Moro, no dia 3 de maio, Lula fará o mesmo teatro de ontem?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando