Magno Martins

Magno Martins

Política Diária

Perfil:Graduado em Jornalismo pela Unicap e com pós-graduação em Ciências Políticas, possui 30 anos de carreira e já atuou em veículos como O Globo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Diário de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Foi secretário de Imprensa de Pernambuco e presidiu o comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados. É fundador e diretor-presidente do Blog do Magno e do Programa Frente a Frente.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Maia não é o fim da crise

Magno Martins, | seg, 10/07/2017 - 08:06
Compartilhar:

Em 15 dias, o Brasil pode ter o terceiro presidente de um mandato de quatro anos, mas a substituição de Michel Temer (PMDB) pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o primeiro na linha sucessória, está longe de representar o fim da crise. A queda de Temer apenas atenua o grave momento político que o País atravessa. Da mesma forma que o atual presidente, Maia também está sendo investigado por abuso de poder econômico, Lava Jato e uso do caixa dois.

Os holofotes ainda não estão direcionados a ele porque o alvo é Temer. Maia só vira a bola da vez quando assumir, provisoriamente por 180 dias, período que Temer ficará afastado para fazer a sua defesa, caso a Câmara dos Deputados aprove o pedido de investigação feito pelo Supremo Tribunal Federal. Como Temer, Maia tem um grande lastro de apoio na Câmara. Numa eleição indireta, é imbatível, porque conta com os votos do baixo clero, a maioria silenciosa da Casa.

Mas Maia, mesmo mantendo a equipe econômica de Temer, à frente o competente Henrique Meirelles, não garante a estabilidade política que o País necessita para a retomada do desenvolvimento. Para que seja o timoneiro da travessia para 2018, primeiro terá que se livrar de processo de investigação de caixa dois. A Polícia Federal diz ter indícios de que Maia recebeu propina de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, em troca de “favores políticos” à empreiteira no Congresso, entre 2013 e 2014. 

A conclusão faz parte de um relatório da PF, revelado em reportagem exibida pelo “Jornal Nacional”, na quarta-feira (8). A apuração da PF é com base em mensagens encontradas no celular de Pinheiro, preso pela Lava Jato, em que ele conversava com o então deputado federal. 

Ele é acusado de participar do cartel de empresas, que fraudava licitações e pagava propina para obter os contratos de interesse com órgãos públicos. De acordo com o relatório, Maia atuou na Câmara pela aprovação de medidas provisórias que beneficiavam interesses da OAS. Em troca, o deputado pediu doações eleitorais para sua campanha em 2014.

PROCESSO MANTIDO – A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, rejeitou, ontem, dois pedidos para suspender a tramitação da denúncia contra o presidente Michel Temer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. O primeiro foi um pedido dos deputados Afonso Motta (PDT-RS) e André Figueiredo (PDT-CE). Eles queriam suspender a tramitação até que o presidente da CCJ, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), colocasse em votação pedido para ouvir o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, sobre a denúncia. O segundo pedido negado foi apresentado pelo deputado Alessandro Molon (Rede-RJ), com a mesma pretensão, de ouvir Janot. 

Sem botar a cara – A vereadora Marília Arraes, líder da oposição na Câmara do Recife, ainda não assume sua candidatura ao Governo do Estado pelo PT. “Mesmo que o presidente Lula fosse simpático à minha candidatura, no PT o debate não se trava assim. Primeiro se discute o projeto, o direcionamento que o partido irá tomar nas próximas eleições, para depois se discutir qual o melhor nome a ser apresentado. Humberto Costa e eu conversamos com Lula sobre a conjuntura política no Estado e afirmamos ser muito complicado ter uma política de alianças com os candidatos e os partidos que estão postos”, afirmou. 

Sertanejo na APL – O jornalista, escritor e dramaturgo Cícero Belmar, natural de Bodocó, é o mais novo membro da Academia Pernambucana de Letras (APL), passando a ocupar a cadeira de número 33. A concorrida cerimônia de sua posse aconteceu na sede da APL, no Recife, com a participação do prefeito de Bodocó, Túlio Alves, do escritor José Paulo Cavalcanti Filho, da secretária da Mulher do Recife, a bodocoense, Cida Pedrosa, entre outras autoridades. “É motivo de muito orgulho para cada bodocoense ter Belmar representando nossa cidade na APL, uma instituição de densidade artística e literária de grande respeito”, disse o prefeito. Belmar é o segundo bodocoense a ocupar uma cadeira na Academia Pernambucana de Letras, sendo o primeiro o escritor Lourival Holanda, empossado ano passado. 

Acenando para pular fora - Na véspera de uma reunião que deverá reunir as principais lideranças tucanas para discutir o possível desembarque do PSDB da base aliada do governo do presidente Michel Temer (PMDB), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), indicou, ontem, que, por ele, a legenda romperia a aliança e destacou que a decisão de seu partido sobre a permanência ou não na gestão do peemedebista é questão de semanas. Mas o governador ponderou que o partido tem responsabilidade com o País e que um eventual desembarque pode gerar tumulto num momento em que o governo federal já encontra dificuldades para aprovar a reforma trabalhista.

Cabo vira sede do poder – O governador Paulo Câmara transferiu, por decreto, na última sexta-feira, a sede do Governo para o Cabo em comemoração aos 140 anos de emancipação política do município. Ao longo do dia, comandará uma série de ações ao lado do prefeito Lula Cabral (PSB). Entre as ações, assinatura de termo de doação de terreno para a construção da nova sede do 18º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco e visita ao terreno onde será construída; o lançamento do edital de licitação da ponte que ligará a BR-101 Sul ao Distrito Industrial do Cabo; assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras da PE-33 e do contrato que vai possibilitar a instalação da Academia Pernambuco. O governador irá inaugurar, ainda, o Hotel Intercity Suape, onde se reunirá com empresários e convidados. 

CURTAS 

COM FHC – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso confirmou que o presidente Michel Temer o convidou para um encontro. O convite é para discutir o cenário político em meio à ameaça de desembarque do PSDB do Governo. Fernando Henrique disse que está verificando se terá disponibilidade para marcar o encontro até amanhã, pois está com viagem marcada para a Europa.

BATE CHAPA – Anda não há consenso em relação à recondução do presidente estadual do PSB, Sileno Guedes. Tem uma corrente no partido, insatisfeita com as dificuldades de acesso a ele e sua ausência no Interior, que trabalha um nome dentro do partido para bater chapa. A renovação do diretório estadual está prevista entre setembro e outubro, assim como a direção nacional. 

Perguntar não ofende: Se Eduardo Cunha delatar entrega Rodrigo Maia também? 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando