Pará de luto: Mestre Vieira morre aos 83 anos

O músico precursor da guitarrada, natural de Barcarena, no nordeste paraense, fazia tratamento contra o câncer desde 2016

| sex, 02/02/2018 - 16:20
Compartilhar:

 

Foto: Divulgação Mestre Vieira introduziu na música paraense o gênero da guitarrada Mestre Vieira introduziu na música paraense o gênero da guitarrada

A música paraense sofreu mais uma perda. Na manhã desta sexta-feira (2), em Barcarena, morreu, aos 83 anos, Joaquim de Lima Vieira, o Mestre Vieira. O artista, precursor da guitarrada no Pará, tratava de um câncer de próstata. A Prefeitura de Barcarena decretou luto oficial de três dias.

Mestre Vieira lutava contra o câncer desde 2016. Teve uma melhora do quadro no segundo semestre do ano passado. Realizou apresentações musicais e participar de homenagens, em sua terra natal, pelo aniversário de 83 anos. Porém, no último mês de novembro, em decorrência de um quadro de anemia aguda, voltou a sofrer com a doença. Na noite desta quinta-feira (1), foi encaminhado às pressas à UPA de Barcarena, mas não resistiu. Informações sobre o velório e enterro do artista ainda não foram divulgadas.

Nascido em 29 de outubro de 1934, no município de Barcarena, Mestre Vieira começou a tocar guitarra ainda jovem. Na década de 70, introduziu no cenário musical paraense ritmos caribenhos como a lambada, cumbia e o merengue. Misturava toda essa levada a uma base de guitarra, dando origem ao gênero conhecido como guitarrada. Ao todo, foram mais de 15 discos gravados, o primeiro, “Lambada das Quebradas”, veiculado em 1978. O trabalho do artista influenciou outros guitarristas de renome, como Pio Lobato, Félix Robatto e Lucas Estrela.

Por Luiz Antonio Pinto e João Paulo Jussara.

 

 

 

 

 

 

| | | Link:
Compartilhar:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando