Um lugar em que o visitante se sente em casa e que tem uma decoração peculiar, que permite aos fregueses deixar recados nas paredes da casa. Somado a isso, uma comida portuguesa de boa qualidade, servida por uma equipe diferenciada.
Esse foi o cenário encontrado pela equipe do Gourmet em Casa na Taberna Portuguesa, restaurante que foi aberto recentemente na Zona Norte da capital pernambucana. Quem recebeu o programa foi a chef da casa, a portuguesa Conceição Costa, que além de ensinar a preparar o prato de hoje, também fez questão de apresentar o espaço aconchegante da Taberna.
Há pouco mais de um mês no Recife, Conceição afirma que ainda está se acostumando ao clima e à realidade da cidade, mas que está muito animada com o projeto do restaurante. Amiga de longa data dos irmãos portugueses Luiz e Suzana Pereira, proprietários do local, ela aceitou de bom grado o convite para o projeto. Gostou tanto da ideia que, assim como os irmãos Pereira, também contribui com utensílios próprios para a decoração da casa, algo que chama a atenção de todos que entram.
Os clientes também podem participar da brincadeira. Basta levar uma cadeira para o restaurante que, além de ter o seu nome talhado na mesma, ela também fará parte da decoração do ambiente.
Para o Gourmet em Casa, Conceição preparou um prato típico do norte de Portugal, um Bacalhau com Broa, uma receita simples e fácil de fazer. Confira.
Ingredientes:
- 1 posta de bacalhau dessalgado e desfiado
- 10 batatas cozidas com casca
- 2 broas de milho trituradas
- 3 xícaras de espinafre cozido
- cebola, alho, colorau e azeite a gosto
Modo de Preparo:
Misture a broa de milho triturada com cebola picada em pequenos pedaços, azeite e colorau e reserve. Para o preparo do espinafre cozido, basta salteá-lo com azeite. Também reserve. Em um recipiente que possa ser levado ao forno, acrescente o espinafre salteado, seguido de um refogado da cebola, com alho e azeite. A terceira camada é feita com o bacalhau dessalgado e desfiado. As batatas cozidas são amassadas com os punhos, dispostas ao redor da travessa e regadas com azeite. Por cima do bacalhau, acrescente mais um pouco do refogado de cebola, para que o fruto do mar não fique seco. Por último, adicione a mistura feita com a broa triturada. Leve ao forno por vinte minutos, ou até a broa ficar dourada.
DICA: Para fazer a broa, para cada 1kg de farinha de milho, acrescente 10g de sal, 20g de fermento desidratado e 200g de farinha de trigo. Misture tudo com água, até que a mistura desprenda das mãos. Deixe fermentar até que a massa dobre de tamanho, faça as bolinhas e leve ao forno por aproximadamente 45 minutos, ou até ela ficar dourada em cima.