O que esperar de 2014?

Djalma Guimarães, | ter, 31/12/2013 - 15:37
Compartilhar:

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Maurício de Nassau (IPMN) no Recife no mês de dezembro mensurou as expectativas e metas do consumidor em relação a sua vida econômica para 2014. 

Dentre os entrevistados, 53% esperam que o ambiente econômico melhore; 59,3% acreditam que seu consumo se ampliará; 67% acreditam que suas finanças melhorarão; 74,3% esperam melhores oportunidades profissionais; e 71% acreditam que a inflação aumentará ano que vem.

Uma possível leitura de tais resultados é que existe uma indefinição nas expectativas do consumidor em relação aos rumos da economia. O baixo crescimento e as constantes notícias ruins parecem estar dividindo as opiniões dos entrevistados. Uma percepção negativa da economia usualmente leva a uma redução no consumo. Fato que no nosso caso pode induzir um ciclo vicioso de redução da demanda e consequentemente do investimento, deprimindo ainda mais o ambiente econômico.

Os ventos ruins na economia parecem que ainda não atingiram o mercado de trabalho, que há alguns anos está aquecido, isto pode explicar a percepção mais positiva em relação às finanças e situação profissional para 2014.

A pesquisa também perguntou quais as metas dos consumidores para 2014, e 49% dos entrevistados possuíam metas. As principais metas são: adquirir um automóvel (12,4%), adquirir um imóvel (11,7%) e conseguir um trabalho (10,7%). A classe C predomina nas duas primeiras metas.

Resumindo:

- Ano modesto na economia com inflação elevada e menor consumo, melhora na colocação profissional e nas finanças, e por fim mais carros nas ruas!

Qual é a sua expectativa para 2014 para a vida econômica?

Qual é a sua meta para 2014?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Carregando