Empresas que possuem um histórico familiar despertam mais confiança nos brasileiros. É o que aponta estudo realizado pela consultoria Edelman Significa. De acordo com a amostra, instituições dessa categoria, independente do tamanho, podem conquistar mais credibilidade que as estatais.
Segundo o levantamento, o índice de confiança das empresas geridas por parentes pode chegar a 80%, quando se trata de uma grande organização, em seguida aparece as empresas de capital aberto (75%) e as pequenas e médias empresas (72%).
De acordo com diretor da AMX Soluções em Gestão Integrada, André Miotto, para obter êxito nos negócios é preciso saber diferenciar os negócios da relação familiar. “As empresas familiares mais bem-sucedidas são aquelas que alcançam e sustentam o equilíbrio entre a gestão profissional, a propriedade responsável e uma dinâmica familiar saudável e que convivem com o processo, a informação e os seres humanos em harmonia e constante evolução”, ressaltou Miotto.
Mas nem todo mundo nasce apto a gerir uma empresa. Segundo André Miotto é necessário planejamento estratégico e capacitação constantes dos gestores. “Profissionalizar-se significa capacitar todos os gestores para a liderança, de modo a mitigar os problemas deste tipo de negócio”. A pesquisa Conectando Gerações aponta que os próprios descendentes consideram importante a capacitação antes de assumir os negócios.
LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.