Brasil é rebaixado e perde o grau de investimento

Edmar Lyra, | qui, 10/09/2015 - 09:29
Compartilhar:

A agência de avaliação de risco Standart & Poor’s (S&P) rebaixou a nota de crédito do Brasil ontem, fazendo com que o país saísse do grau de investimento para o grau especulativo, quando há risco de calote. A notícia caiu como uma bomba para os planos do governo em tentar restabelecer a economia o quanto antes. O fator determinante foi o envio da proposta do Orçamento Geral da União de 2016 com déficit de R$ 30,5 bilhões.

Agora o Brasil terá sérias dificuldades para conseguir financiamentos internacionais, porque a maioria dos grandes fundos possuem regras que proíbem investimentos em países com grau especulativo. Como se não bastasse, com esse rebaixamento, o Brasil vai ter um custo ainda maior com sua dívida. Sem sombra de dúvidas foi a pior notícia que o Palácio do Planalto poderia receber no atual momento de crise política que vive o país.

Com essa novidade, fica mais uma vez latente que o governo se equivocou quando implementou uma política desenfreada de aumentar gastos públicos a partir de 2009 quando havia uma forte expectativa por parte do então presidente Lula em eleger a sua sucessora Dilma Rousseff. A política econômica equivocada do governo Lula foi expandida pelo governo Dilma e uma hora a fatura iria chegar.

Hoje o país vive uma recessão técnica, uma perda de confiança de investidores nacionais e internacionais, enfim, sem perspectiva de modificar o panorama da economia pelos próximos meses. Se a economia vai mal, o governo não tem condições de recuperar sua popularidade, isso porque a parte mais sensível do cidadão é o bolso, que está sendo duramente afetado pelos tarifaços proporcionados por Dilma e ainda deverá sentir um impacto ainda maior nos próximos meses com o aumento de impostos para ajudar a pagar uma conta que é do próprio governo.

Vivenciamos um estelionato eleitoral no ano passado, quando a presidente Dilma Rousseff foi incapaz de reconhecer que a economia do país estava mal e precisava de ajustes. Ela mentiu na sua propaganda e hoje os brasileiros estão absolutamente desapontados com a escolha que fizeram em outubro do ano passado. Se o governo Dilma Rousseff já não vinha bem das pernas, depois de ontem, não há mais a menor condição de se sustentar. Definitivamente acabou.

PHS – Diferentemente do que afirmou do deputado estadual Joel da Harpa (PROS), de que contava com o apoio de vários partidos para disputar a prefeitura de Jaboatão no ano que vem, dentre eles o PHS, o vereador Belarmino Souza, presidente estadual da sigla refutou a hipótese e afirmou que o partido marchará nas próximas eleições com  o candidato apoiado pelo prefeito Elias Gomes (PSDB).

Fernando Monteiro – O programa Brasil em Debate, da TV Câmara, com a participação do deputado Fernando Monteiro (PP) poderá ser visto hoje às 7h e às 20h30. Como membro da Comissão de Esportes, o deputado destacou a atuação do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), a preocupação com o legado dos jogos e o Plano Brasil Medalhas, que tem como meta colocar o Brasil entre os 10 primeiros países em número der medalhas nos Jogos Olímpicos.

Filiação – O plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem a redução do prazo de filiação para disputar as eleições de doze meses antes do pleito para apenas seis. Com a decisão, que já vale para 2016, os políticos poderão escolher a sigla apenas em abril do ano da eleição em vez de outubro do ano anterior.

Débora Almeida – A prefeita de São Bento do Una, Debora Almeida (PSB), através de programas da Secretaria de Trabalho e Ação Social do município, realizou a entrega de novos instrumentos musicais para os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Programa Vida Nova. O investimento foi superior a R$ 16 mil e os instrumentos adquiridos foram clarinetas, sax tenor, trombone, trompetes, atabaques, flautas tenor e repiques. O objetivo dos programas é trabalhar com jovens através do incentivo à atividade musical em tempo livre e descobrindo os novos talentos.

RÁPIDAS

Betinho Gomes – O deputado federal Betinho Gomes (PSDB) pretende apresentar um projeto de Lei que transforma em crime de improbidade qualquer infração ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Betinho quer que os gestores respondam judicialmente em caso de descumprimento das obrigações estabelecidas pelo ECA.

Rebateu – A deputada estadual Teresa Leitão (PT) rebateu a declaração do deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) de que o governo Dilma transformou o Bolsa Família num programa de compra de votos. Teresa mandou Jarbas estudar para saber que o programa beneficiou 14 milhões de famílias e que mais de 3 milhões de famílias saíram voluntariamente do programa nos onze anos por superar o limite da pobreza.

Inocente quer saber – O professor Carrilho será candidato a prefeito de Jaboatão dos Guararapes pelo PV?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Carregando