A Visa anunciou o lançamento de um cartão de crédito que possui leitor de digitais embutido. A novidade está em fase de testes e funciona tanto com chip quanto com tecnologia sem contato, com a qual basta encostar o cartão no terminal de pagamentos.
O cartão de pagamento biométrico testará o uso do reconhecimento de impressões digitais como alternativas a senha de quatro dígitos ou a assinatura para autenticar pagamentos. A funcionalidade da nova tecnologia é simples.
Quando um titular do cartão coloca o dedo no sensor, uma comparação é realizada com uma impressão digital previamente registrada para autenticar a transação. Uma luz verde então ascende e indica se a autenticação funcionou ou não.
Segundo a Visa, os dados biométricos são armazenados e correspondidos localmente no cartão para garantir que a segurança e a privacidade do titular sejam protegidas. Uma vez que cada pessoa possui uma informação biométrica única, é substancialmente mais difícil para os criminosos cometerem fraudes.
O cartão biométrico é compatível com as maquininhas existentes que aceitam pagamentos sem contato ou baseadas em chips em todo o mundo, afirma a Visa. Esse programa piloto é feito com os bancos Mountain America Credit Union e Bank of Cyprus, e ainda não está disponível para os consumidores brasileiros.
"O mundo está rapidamente se movendo em direção a um futuro que estará livre de senhas, já que os consumidores percebem como as tecnologias biométricas podem tornar suas vidas mais fáceis", disse o chefe de soluções comerciais globais da Visa, Jack Forestell, em comunicado.
LeiaJá também
--> Link enviado por mensagem pode travar e reiniciar iPhones
LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.