Existem funcionários que não estão muito atentos aos métodos de segurança das empresas em que trabalham. É o que mostra o estudo encomendado pelas empresas McAfee e Xerox (NYSE: XRX). De acordo com a pesquisa, 54% dos trabalhadores entrevistados afirmaram que eles nem sempre seguem as políticas de segurança de tecnologia da informação (TI). Ainda existem 33% que sequer conhecem essas políticas, e 21% que colocaram em risco a segurança dos números de cartões de crédito dos clientes, além de documentos fiscais e relatórios financeiros.
O estudo também destaca, que em locais de trabalho que possuem impressora, copiadora ou multifuncional, 51% dos entrevistados já copiaram, digitalizaram ou imprimiram informações confidenciais no trabalho. Somente 13% dos trabalhadores necessitam de uma senha ou código de acesso para liberar ações em equipamentos de impressão. Ainda de acordo com a pesquisa, outros 54% falaram que os computadores representam o maior perigo à segurança da rede das suas empresas, que comparados com outros dispositivos de TI.
Porém, conformo o estudo, 39% disseram que se preocupam pelo menos às vezes com a segurança de informações confidenciais, 86% afirmaram que se preocupam pelo menos algumas vezes com dados pessoais, 77%, com informações dos clientes, 77%, com informações dos funcionários e 70%, com as informações confidenciais da empresa.
A pesquisa
O estudo foi realizado pela Harris Interactive, nos Estados Unidos, através da internet, no período de 5 a 9 de janeiro deste ano. A pesquisa teve a participação de mais de 2.541 entrevistados, com idades a partir de 18 anos. Desses, 1.391 trabalham em período integral ou meio-período.