Magno Martins

Magno Martins

Política Diária

Perfil:Graduado em Jornalismo pela Unicap e com pós-graduação em Ciências Políticas, possui 30 anos de carreira e já atuou em veículos como O Globo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Diário de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Foi secretário de Imprensa de Pernambuco e presidiu o comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados. É fundador e diretor-presidente do Blog do Magno e do Programa Frente a Frente.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Temer derrapa na ética

Magno Martins , | qua, 23/11/2016 - 05:00
Compartilhar:

Um Governo não se firma e ganha envergadura pelo volume de obras, projetos e melhoria dos indicadores econômicos. Ganha respeito e notabilidade, principalmente, quando não faz vista grossa aos princípios da moralidade. No caso do novo affaire do Governo, envolvendo o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira, acusado pelo ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, de pressionar para liberar uma obra por interesse particular, Temer vacilou.

Responsável pela articulação política do Palácio do Planalto com o Legislativo, Geddel foi acusado de ter forçado a liberação da obra de um edifício em Salvador que havia sido embargada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O titular da Secretaria de Governo diz que comprou um imóvel no empreendimento localizado em um bairro nobre da capital baiana.

Temer deveria tê-lo afastado imediatamente até que a Comissão de Ética Pública da Presidência concluísse o levantamento da conduta do ministro no episódio denunciado pelo ex-ministro da Cultura. Órgão vinculado à Presidência, a Comissão de Ética fiscaliza eventuais conflitos de interesse envolvendo integrantes do governo. O colegiado não tem poder para punir nenhum servidor público.

Isso cabe ao chefe da Nação. Mas antes mesmo de a comissão analisar a denúncia contra Geddel, o Palácio do Planalto adiantou que o ministro da Secretaria de Governo não será demitido. Em um pronunciamento, o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, disse que Geddel permanecerá no cargo.

Para completar, ainda ontem, o líder do Governo na Câmara, deputado André Moura (PSC-SE), afirmou que todos os líderes dos partidos da base de Michel Temer na Casa entregaram, no Palácio do Planalto, um manifesto de apoio ao ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima. Além de angariar manifestações de apoio dos líderes da base na Câmara, Geddel Vieira Lima também obteve a sinalização de que os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), estarão ao seu lado durante a tempestade política.

Em uma entrevista coletiva em São Paulo, Maia defendeu a permanência de Geddel no primeiro escalão. “Nós precisamos que o ministro Geddel continue no governo”, disse o presidente da Câmara, após participar de uma palestra a empresários na capital paulista. “O ministro Geddel tem apoio do parlamento, tem confiança do parlamento, tem exercido papel fundamental para o governo na articulação política”, complementou.

Maia disse ainda que “tráfico de influência não é bom”, mas ressaltou que, na opinião dele, isso não ocorreu no episódio envolvendo Geddel e Calero. Ora, o ex-ministro da Cultura foi muito claro incisivo, não pairando nenhuma dúvida do que afirmou quanto às pressões de Geddel, que, ao invés de estar recebendo solidariedade, deveria ter sido demitido.

DEMISSÃO NA CEF– Da mesma forma que o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal também estuda colocar em prática medidas para melhorar a eficiência do banco. De acordo com o presidente da instituição, Gilberto Occhi, estão em análise um plano de demissão ou de aposentadoria incentivada que deve ser oferecido a 10 mil funcionários. Além disso, o banco já monitorava o desempenho de cem agências deficitárias. "Se for necessário, vamos adotar medidas como redução de jornadas, transferências de endereços e, em último caso, fechar as portas", afirmou Occhi, após participar de reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão.

Sales deve ter aval do TSE – Sai, hoje, a decisão do Tribunal Superior Eleitoral sobre a eleição judicializada em Ipojuca. A tendência, pelo menos até ontem, era pelo reconhecimento da vitória do candidato do PTB, Romero Sales. Se isso vier a se confirmar, o trabalhista derrota na prática a união das duas poderosas forças políticas que passaram a vida inteira travando batalhas pelo poder – o prefeito Carlos Santana (PSDB), que tentou a reeleição, e o ex-prefeito Pedro Serafim (PDT), que indicou o filho Pedro Serafim Neto para compor a chapa como vice.

Transposição anda- O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, garante que as obras nos dois eixos (Norte e Leste) do Projeto de Integração do Rio São Francisco estão em pleno andamento. “É um grande equívoco dizer que as obras estão paralisadas. Isso não está correto. Já estão concluídas 90,8% das estruturas e o restante está em construção, com exceção de um trecho do Eixo Norte que estava sob responsabilidade da empresa Mendes Júnior, mas que já estamos providenciando a substituição”, afirmou.

Contas aprovadas– As contas do prefeito eleito de Itapetim, Adelmo Moura (PSB), referentes ao exercício do ano de 2009, foram aprovadas pela Câmara. O Tribunal de Contas concluiu que não há irregularidades. O parecer técnico foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores no dia 22 de novembro. Para o prefeito, a decisão é um reflexo do compromisso da equipe administrativa, que sempre se manteve firme e comprometida com a responsabilidade fiscal. “Buscamos transparência na gestão e sempre disponibilizamos informações orçamentárias referentes a receita e aos gastos públicos”, disse.

A versão do Governo – Em nota, o governador Paulo Câmara, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, o senador Fernando Bezerra Coelho e o deputado Tadeu Alencar negaram qualquer irregularidade no processo de licitação da Arena, pelo qual estariam sendo investigados, segundo a revista IstoÉ. “A licitação para a construção da Arena, ocorrida em 2009, observou todos os requisitos, prazos e exigências da Lei de Concessões e da Lei das Parcerias Público-Privadas, que preveem a possibilidade de o autor do projeto participar da licitação, não decorrendo desse fato qualquer irregularidade, fraude ou frustração do caráter competitivo da disputa”, afirmou.

CURTAS

CHAPÉU DE PALHA– A retomada da capacitação para mulheres na fruticultura do Sertão do São Francisco, por meio do Programa Chapéu de Palha Mulher da Fruticultura Irrigada, foi cobrada pelo deputado estadual Odacy Amorim (PT) na reunião plenária de ontem. O parlamentar tinha recebido a Rede de Mulheres da Fruticultura Irrigada sexta-feira passada em seu gabinete em Petrolina, formada por entidades que ministram cursos e formação no programa.

REPATRIAÇÃO– O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, anunciou, ontem, após reunião com o presidente Michel Temer e integrantes da equipe econômica, em Brasília, que o Governo Federal concordou em repartir com os estados também a arrecadação com a multa aplicada contra os contribuintes que aderiram à chamada "repatriação".

Perguntar não ofende: O choro de Geddel Vieira foi de lágrimas de crocodilo?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando