No podcast desta sexta-feira (17), o cientista político Adriano Oliveira faz uma análise dos possíveis cenários que o Brasil pode ter frente ao contexto da pandemia de Covid-19, a demissão de Luiz Henrique Mandetta e o constante embate entre o presidente Bolsonaro (sem partido) contra os governadores, e contra o Congresso Nacional. Para Adriano, há algumas situações que podem acontecer: desde a renúncia do presidente, ou o seu impeachment ou até, uma intervenção militar.
Durante a sua fala ontem (16), na apresentação do novo ministro da saúde (Nelson Teich), Bolsonaro falou que a população deveria ir às ruas contra os prefeitos e governadores, ferindo assim a quarentena imposta por eles. Segundo o cientista, ações desse tipo mostram que o presidente aposta no caos como estratégia. Nesse sentido, caso os embates continuem e/ou se intensifiquem, poderá haver um golpe como forma de contenção da crise. Por outro lado, caso o presidente fique cada vez mais solitário, (uma vez que, atualmente, praticamente só tem apoio dos militares), haveria um cenário plausível de impeachment, ou até mesmo renúncia de Bolsonaro.
Adriano aponta, entretanto, que tudo dependerá da reação da população brasileira, em como ela agirá frente ao número de casos de contaminados e ao número de mortes: a quem ela culpará? O presidente? Os governadores? Ou o Congresso Nacional? Independente do cenário que possa haver, uma coisa é certa: o país passará por uma séria crise que gerará turbulência econômica, política e social.
O podcast de Adriano Oliveira tem duas edições, nas segundas e nas sextas-feiras. Além disso, também é apresentado em formato de vídeo, toda terça-feira, a partir das 15h, na fanpage do LeiaJá.
Confira mais uma análise a seguir:
LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.