Adriano Oliveira

Adriano Oliveira

Conjuntura e Estratégias

Perfil:Doutor em Ciência Política. Professor da UFPE - Departamento de Ciência Política. Coordenador do Núcleo de Estudos de Estratégias e Política Eleitoral da UFPE.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Podcast: O presidente Bolsonaro desmoraliza Mandetta ou Mandetta desmoraliza o presidente Bolsonaro?

Cientista político fala sobre a incerteza do brasileiro frente à crise

Adriano Oliveira, | seg, 30/03/2020 - 09:54
Compartilhar:

No podcast desta segunda-feira (30), o cientista político Adriano Oliveira faz uma avaliação sobre o contexto brasileiro frente à pandemia do coronavírus. Oliveira aponta que, em termos gerais, temos diferentes linhas de enfrentamento à doença: a dos governadores, que acreditam que a única saída é o isolamento total; e a do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que defende a ideia de um isolamento parcial, deixando as empresas em pleno funcionamento, mas que não apresenta uma ideia efetiva de aplicação.  

Ainda no âmbito federal, o cientista aponta que há um embate entre o presidente e o seu Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Ao longo das semanas, Mandetta teve várias fases de ações, sendo a última divergente da de Bolsonaro. Segundo a imprensa, na reunião que tiveram no último sábado (28), Mandetta questionou o presidente se ele estaria preparado para ver caminhões pelas ruas, carregando os corpos das vítimas do Covid-19. No dia seguinte, Bolsonaro caminhou pelas ruas do Distrito Federal, fazendo aglomerações de pessoas e divergindo das recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde). Essa discrepância deixa o povo brasileiro perdido, sem liderança política e sem ideia de como o país ficará após a doença.  

O podcast de Adriano Oliveira tem duas edições, nas segundas e nas sextas-feiras. Além disso, também é apresentado em formato de vídeo, toda terça-feira, a partir das 15h, na fanpage do LeiaJá.

 

Podcast: O Brasil precisa do presidente Trump

Economia brasileira e americana, e a postura dos chefes de Estado são os principais pontos abordados na edição desta sexta (27)

Adriano Oliveira, | sex, 27/03/2020 - 10:49
Compartilhar:

Na edição desta sexta-feira (27), o podcast traz uma análise acerca da postura dos presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro frente ao novo coronavírus. O cientista político Adriano Oliveira avalia as medidas preventivas tomadas pelos chefes de Estado na saúde e na economia para o enfrentamento da Covid-19.

Após duvidar do número de infecções por coronavírus nos Estados Unidos, Trump recuou e decidiu instituir a quarentena no país, solicitando que a população ficasse em casa. Segundo Adriano Oliveira, estas decisões não são apenas medidas preventivas, mas medidas econômicas que “transformam o Estado americano”.

A ajuda financeira que os cidadãos estadunidenses receberão devido à crise do novo coronavírus também é comentada no podcast, assim como a liberação de crédito para empresas. Medidas essas que visam evitar a fragilização do sistema financeiro da principal potência econômica mundial.

Oliveira aponta a postura do presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, frente à pandemia como “um ato de irresponsabilidade com a economia brasileira, que poderá ser condenada por muito tempo”. Adriano comenta, também, sobre os conflitos de Bolsonaro com governadores, médicos, empresários e o congresso nacional, indo contra as recomendações de prevenção ao coronavírus, e como isso pode refletir no futuro econômico do país.

O podcast de Adriano Oliveira tem duas edições, nas segundas e nas sextas-feiras. Além disso, também é apresentado em formato de vídeo, toda terça-feira, a partir das 15h, na fanpage do LeiaJá.

 

Podcast: O adiamento das eleições pode provocar o debate sobre o impeachment do Bolsonaro

Cientista político fala que o adiamento das eleições, depende do período em que o pico do coronavírus irá ocorrer

Adriano Oliveira, | seg, 23/03/2020 - 10:21
Compartilhar:

<div>No podcast desta segunda-feira (23), o cientista político Adriano Oliveira fala sobre esse período em que se vislumbra uma crise duradoura, que está causando efeitos negativos para empresas e trabalhadores. Oliveira destaca a possibilidade do adiamento das eleições 2020.</div><div>&nbsp;</div><div>Segundo ele, o que os outros países que tiveram o coronavírus mostraram foi que este vírus chega a um pico, atingindo grande parte da população e causando imunidade no restante. Logo, ele questiona quando chegará este pico, uma vez que, as medidas tomadas por prefeitos e governadores, tem o objetivo de retardá-lo. Adriano reforça que o adiamento das eleições depende do período em que o pico do coronavírus irá ocorrer.</div><div>&nbsp;</div><div>De acordo com o cientista político, também é possível que ocorra uma grande calamidade social, com saques e manifestações. Oliveira ressalta que com o adiamento das eleições, a agenda que irá predominar no congresso é o governo Bolsonaro, logo, se este for muito questionado, existe a possibilidade de que alguém proponha o impeachment do Presidente, e que esse impeachment venha a ser discutido com o apoio da população brasileira.</div><div>&nbsp;</div><div>O podcast de Adriano Oliveira tem duas edições, nas segundas e nas sextas-feiras. Além disso, também é apresentado em formato de vídeo, toda terça-feira, a partir das 15h, na fanpage do LeiaJá.</div><div>&nbsp;</div> <iframe allowfullscreen webkitallowfullscreen mozallowfullscreen width="350" height="50" src="https://fast.player.liquidplatform.com/pApiv2/embed/5fbc59e8b8b00ec07528... scrolling="no" frameborder="0"></iframe>

Podcast: Quando o coronavírus for embora, como ficará o governo Bolsonaro?

Cientista avalia o cenário político brasileiro

Adriano Oliveira, | sex, 20/03/2020 - 11:13
Compartilhar:

<p>Nesta sexta-feira (20), o cientista político Adriano Oliveira fala em seu podcast sobre o desafio que Bolsonaro terá em manter o país nos trilhos, além da popularidade do seu governo após toda a crise causada pela pandemia do coronavírus. Oliveira aponta e avalia as ações feitas no âmbito da saúde e da economia para que o Brasil consiga atravessar toda a situação atual sem ter impactos irreversíveis.&nbsp; &nbsp;</p><p>O cientista político destaca a importante da atuação do Ministro da Saúde no enfrentamento ao coronavírus, e observa que se as eleições 2020 ocorrerem dentro da normalidade, o cenário para Jair Bolsonaro (sem partido) não é dos melhores. Sua popularidade deve ser encolhida frente à forma como ele tem agido diante de toda a crise. Adriano Oliveira afirma que o cenário que está sendo posto nos bastidores para Bolsonaro é de que o seu comportamento precisa mudar. Mas Oliveira, entretanto, não acredita que ele tem buscado alterar o estilo dele.&nbsp;</p><p>O podcast de Adriano Oliveira tem duas edições, nas segundas e nas sextas-feiras. Além disso, também é apresentado em formato de vídeo, toda terça-feira, a partir das 15h, na fanpage do LeiaJá.</p><p>Confira esta análise a seguir:</p> <iframe allowfullscreen webkitallowfullscreen mozallowfullscreen width="350" height="50" src="https://fast.player.liquidplatform.com/pApiv2/embed/5fbc59e8b8b00ec07528... scrolling="no" frameborder="0"></iframe>

Podcast: O avanço do coronavírus no Brasil e o impacto no SUS e na economia

Cientista político questiona se o governo federal irá anunciar recursos financeiros para ajudar os estados e municípios no combate à pandemia

| seg, 16/03/2020 - 10:55
Compartilhar:

<p dir="ltr">Nesta segunda-feira (16), o cientista político Adriano Oliveira analisa em seu podcast sobre o avanço do Codvirus-19 no Brasil e os impactos diretos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Economia do nosso país. Oliveira destaca seu receio de como as ações e medidas tomadas pelo governo federal, que tem uma linha liberal, irão refletir na assistência que o Estado precisa dar as pessoas, sobretudo as mais pobres. Ele também falou sobre a atitude do presidente Bolsonaro, ao sair da quarentena e cumprimentar as pessoas na rua, desfazendo todas os cuidados para a não-transmissão do coronavírus.&nbsp;</p><p dir="ltr">Adriano pontua que o presidente precisa urgentemente assumir o controle do país ao invés de ficar alimentando questões ideológicas. Oliveira&nbsp; questiona se o governo federal irá anunciar recursos financeiros para ajudar os estados e municípios no combate à pandemia. O cientista político também pergunta se o ministro da economia irá tomar medidas para garantir, por exemplo, a proteção do emprego, e reforço do bolsa-família. Confira todos os detalhes no podcast dessa semana.&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;</p><p dir="ltr">O programa Descomplicando a política é exibido na fanpage do LeiaJá, em vídeo, toda terça-feira, a partir das 19h. Além disso, também é apresentado em duas edições no formato de podcast, as segundas e sextas-feiras.&nbsp;</p><p dir="ltr">Confira mais uma análise a seguir:</p><div>&nbsp;</div><iframe allowfullscreen webkitallowfullscreen mozallowfullscreen width="350" height="50" src="https://fast.player.liquidplatform.com/pApiv2/embed/5fbc59e8b8b00ec07528... scrolling="no" frameborder="0"></iframe>

Podcast: O Cisne negro e as ações de Bolsonaro e Guedes em relação ao coronavírus

Cientista Político destaca que coronavírus veio para interferir fortemente no desempenho da economia

Adriano Oliveira, | sex, 13/03/2020 - 13:19
Compartilhar:

No podcast dessa sexta-feira(13), o cientista político Adriano Oliveira fala sobre o coronavírus, que, segundo ele, na análise política representa o Cisne negro. Olivera questiona ainda se o sistema de saúde brasileiro terá condições de aguentar as consequências do coronavírus. Que, segundo ele, veio para interferir fortemente no desempenho da economia.

O cientista político questiona também se o presidente Jair Bolsonaro será uma grande liderança para conduzir o país e a população, com o objetivo de amenizar e superar o coronavírus. Destaca também a expectativa sobre o que o Ministro da Economia, Paulo Guedes, irá propor para que a economia brasileira venha a se recuperar.

O podcast de Adriano Oliveira tem duas edições, nas segundas e nas sextas-feiras. Além disso, também é apresentado em formato de vídeo, toda terça-feira, a partir das 15h, na fanpage do LeiaJá.

 

Podcast: Crise da economia mundial mais o Bolsocrise; mistura explosiva

Cientista político ressalta que a crise econômica no Brasil não é superada devido turbulências políticas

Adriano Oliveira, | seg, 09/03/2020 - 10:37
Compartilhar:

<p dir="ltr">No podcast dessa segunda-feira (9), o cientista político Adriano Oliveira fala sobre o despencar do mercado mundial, devido aos conflitos entre Arábia Saudita e Rússia, reduzindo assim, o preço do petróleo. O que impacta fortemente no preço das ações.</p><p dir="ltr">O cientista político ressalta ainda que, o coronavírus é outra variável que tem ocasionado a queda das ações, uma vez que, vários países europeus têm decretado quarentena, suspensões de aulas, entre outros fatores. Logo, baseado nesses acontecimentos, Adriano Oliveira, destaca que o mundo está turbulento, causando impacto no Brasil.&nbsp;</p><p dir="ltr">Oliveira acrescenta ainda que, a declaração do Presidente, Jair Bolsonaro, ao dizer que &quot;político que tem medo de manifestação, não deveria ser político&quot;; provocou reação imediata. Segundo ele, a postura do Presidente, permite que a turbulência política, seja mais um fator que vem a somar com o coronavírus, possibilitando assim, que a crise econômica no Brasil, não seja superada de modo eficaz.&nbsp;</p><p dir="ltr">O podcast de Adriano Oliveira tem duas edições, nas segundas e nas sextas-feiras. Além disso, também é apresentado em formato de vídeo, toda terça-feira, a partir das 15h, na fanpage do LeiaJá.&nbsp;</p><div>&nbsp;</div> <iframe allowfullscreen webkitallowfullscreen mozallowfullscreen width="350" height="50" src="https://fast.player.liquidplatform.com/pApiv2/embed/5fbc59e8b8b00ec07528... scrolling="no" frameborder="0"></iframe>

Podcast: Segue debate sobre o orçamento impositivo

Presidente Jair Bolsonaro vetou aumento proposto pelo congresso no orçamento impositivo

por Nathan Santos | sex, 06/03/2020 - 10:47
Compartilhar:

No podcast desta sexta-feira (05), o cientista político Adriano Oliveira destaca os pontos mais relevantes após uma semana tumultuada no cenário político brasileiro. Um dos principais tópicos mencionados pelo cientista foi o fato de o Presidente Jair Bolsonaro, junto ao congresso nacional, estarem cedendo ao debate a respeito do orçamento impositivo.

Além disso, Adriano destaca ainda que existe uma obrigatoriedade, claro, havendo receita, da liberação dos recursos do orçamento. No entanto, o valor exigido pelo Congresso não foi aceito pelo Presidente Jair Bolsonaro e, por tanto, houve uma negativa sobre a liberação da receita.

O podcast de Adriano Oliveira tem duas edições, nas segundas e nas sextas-feiras. Além disso, também é apresentado em formato de vídeo, toda terça-feira, a partir das 15h, na fanpage do LeiaJá.

Podcast: Uma semana de muitas emoções

O cientista político alerta que variáveis externas e internas irão deixar a semana turbulenta

Adriano Oliveira, | seg, 02/03/2020 - 09:54
Compartilhar:

<p dir="ltr">No podcast dessa segunda-feira (2), o cientista político Adriano Oliveira fala sobre a situação política desta semana, que segundo ele, será turbulenta, devido as variáveis externas, entre elas, a propagação do coronavírus e a queda na bolsa de valores, especificamente a européia e a americana. E as variáveis internas, como a relação do governo Bolsonaro com o congresso nacional.</p><p dir="ltr">Adriano Oliveira, destaca ainda a situação do orçamento impositivo; de acordo com o cientista político, o Presidente Jair Bolsonaro, irá precisar de habilidade para conversar com o congresso, tendo como objetivo, convencê-los a chegarem a um acordo a respeito do valor que irá para rubrica do orçamento impositivo.</p><p dir="ltr">O podcast de Adriano Oliveira tem duas edições, nas segundas e nas sextas-feiras. Além disso, também é apresentado em formato de vídeo, toda terça-feira, a partir das 15h, na fanpage do LeiaJá.</p>

<iframe allowfullscreen webkitallowfullscreen mozallowfullscreen width="350" height="50" src="https://fast.player.liquidplatform.com/pApiv2/embed/5fbc59e8b8b00ec07528... scrolling="no" frameborder="0"></iframe>

Podcast: Por que Bolsonaro não defende o fim das manifestações dia 15?

Para o cientista político Adriano Oliveira, a postura do presidente Jair Bolsonaro é antidemocrática

Adriano Oliveira, | sex, 28/02/2020 - 10:49
Compartilhar:

No podcast desta sexta-feira (28), o cientista político Adriano Oliveira analisa a atitude do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) após disparar um vídeo por WhatsApp convocando a população para um ato no dia 15 de março. Políticos e autoridades do país repudiam a postura do chefe do Executivo, que está sendo interpretada como uma ação contra o parlamento.

De acordo com Adriano Oliveira, quem é contrário a uma representação do Congresso Nacional também é contra a democracia. O cientista político defende a presença do mesmo para a existência do sistema democrático e ressalta, ainda, que convocar manifestações contra o parlamento é classificá-lo como irrelevante. 

Confira a análise completa no áudio:

 

O podcast de Adriano Oliveira tem duas edições, nas segundas e nas sextas-feiras. Além disso, também é apresentado em formato de vídeo, toda terça-feira, a partir das 15h, na fanpage do LeiaJá.

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Leia Concursos

Procure os
Concursos

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2020. Todos os direitos reservados.

Carregando