Programa debate consequências do mau uso das redes sociais

Edição debate o quanto os boatos criados em ambientes virtuais prejudicam a vida da sociedade

| seg, 02/06/2014 - 18:12
Compartilhar:

O programa Opinião Brasil desta segunda-feira (2) aborda a má utilização das redes sociais, como a propagação de notícias falsas e os casos de bullying. Para falar sobre o assunto, o jornalista Alvaro Duarte entrevista Wagner Arandas, que é advogado, mestre em ciências jurídicas e doutorando em Sociologia; também Andressa Mendes, especialista em comunicação e marketing em mídias digitais; além do professor de comunicação da UNINASSAU, Diego Rocha.

A internet é um local democrático e de fácil acesso, que - através das redes sociais -, viabiliza qualquer pessoa postar e/ou compartilhar todo tipo de notícia, muitas vezes de forma anônima. Devido a essa "liberdade", algumas pessoas decidem utilizar as redes sociais para disseminar notícias falsas. No entanto, as consequências que esse tipo de atitude podem gerar são graves. Uma prova disto foi o incidente envolvendo a dona de casa Fabiane Maria de Jesus, que foi espancada até a morte por moradores de Morrinhos, no município do Guarujá, em São Paulo, por causa de um falso boato que estava circulando pela internet.

"A velocidade das informações nas redes sociais é absurda. O maior problema é que as pessoas não checam a veracidade dessas informações. Então, esse boato vai se formando e criando uma rede que começa a ser compartilhada. E, assim, as noticias falsas acabam passando por verdade", analisa Andressa.

Confira todas os detalhes do programa no vídeo. O Opinião Brasil é apresentado por Alvaro Duarte e exibido toda segunda-feira no Portal LeiaJá.

Link:
Compartilhar:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Carregando