A presidente “deveria dizer que fracassou”, sugere Aécio

O parlamentar usou à Tribuna do Senado para fazer duras críticas a presidente Dilma

por Élida Maria | qui, 09/07/2015 - 17:52
Compartilhar:

 

O senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, disparou uma enxurrada de críticas a presidente Dilma Rousseff (PT) durante pronunciamento nesta quinta-feira (9), no Senado. O tucano avaliou o aumento do desemprego e da inflamação, cobrou uma postura da petista em relação à denúncia feitas por um servidor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e ainda rebateu as avaliações da presidente explicando não fazer pré-julgamentos. 

Para o ex-candidato à presidência da República, o futuro de Dilma não depende da oposição. “Não somos nós, da oposição, que vamos definir o que vai acontecer com o futuro da presidente da República. Depende muito mais dela e depende, em especial, do povo brasileiro", afirmou. 

Ele reiterou que os partidos de oposição não aceitarão a postura da presidente e do PT em relação às instituições brasileiras, ao TCU, ao TSE e à Polícia Federal, e até mesmo aos institutos responsáveis pela medição dos indicadores sociais do país, como o IPEA e o IBGE. "A presidente perdeu a oportunidade de responder o que hoje está nos jornais e que é absolutamente grave: de que um servidor do IPEA foi impedido de divulgar os números sobre a pobreza no Brasil às vésperas do 2º turno das eleições presidenciais", alfinetou.

O tucano fez questão de comentar os indicadores do IBGE que mostram a taxa de desemprego de 8,1% e sugere que a petista assuma o erro. "É isso que a presidente da República deveria falar. Olhar para os brasileiros e assumir que errou, que fracassou, que falhou e, hoje, temos desemprego recorde, inflação saindo do controle, desaquecimento de toda a economia e juros na estratosfera", descreveu. 

Embed

Segundo Aécio, ninguém está acima das instituições brasileiras, nem mesmo Dilma. “"Não fazemos aqui pré-julgamentos, mas eu quero dizer a Vossa Excelência, presidente Dilma, que ninguém, absolutamente ninguém neste país, inclusive a senhora presidente da República, está acima das instituições. E é por isso que nós cumpriremos o nosso papel, dentro dos preceitos constitucionais, para garantir que, apesar do desastre que tem sido o seu governo, o Brasil possa encontrar um futuro de reconciliação com a esperança, com o desenvolvimento, e principalmente com a verdade”, disparou.

O tucano se defende em relação às declarações de Rousseff na Rússia e garante defender a Constituição. “Devemos ser guardiões da Constituição e defensores das nossas instituições. Em momento algum, houve qualquer prejulgamento e, na verdade, não sei se por não ter lido - e aí eu dou a ela o direito da dúvida, e mal informada, a presidente busca criar um factoide a partir de algo que não é real, que não é verdadeiro”, alegou.

Opositor declarado do Governo Federal, Aécio Neves ironizou alegando não desejar mal a petista. “Não desejo mal à presidente da República. De forma alguma. Talvez o cumprimento do seu mandato constitucional fosse para o Brasil uma saída mais tranquila, mais adequada, mas os fatos que se sucedem é que geram essa grande incerteza - não apenas nos agentes políticos - mas na sociedade brasileira como um todo”, destaca, pontuando a revelação do servidor do Ipea. “A presidente, mais uma vez, perdeu uma belíssima oportunidade para talvez responder aquilo que está hoje nos jornais, e é algo extremamente grave: as declarações e depoimento de um ex-diretor do Ipea, o senhor Herton Araujo, que disse de forma muito clara: "recebi a notícia de que eu não podia falar com a imprensa por causa da lei eleitoral", frisou. 

Mais críticas - O Twitter “Diário Tucano” que traz notícias da bancada do PSDB na Câmara dos Deputados, também ironizou a situação da crise econômica do país, nesta quinta-feira (9). Os tucanos postaram no Twitter uma foto da presidente Dilma Rousseff (PT) ilustrada com um panorama de dados sobre o desemprego, inflação e o Produto Interno Bruto (PIB). 

Na imagem com o título “triste panorama da economia brasileira”, o Diário Tucano traz uma inflação de 8,89% em 12 meses e a considera como “a pior desde 2003”, o desemprego com 8,1% entre março e maio visto como “o maior da série histórica” e o PIB com -1,5% (FMI). Para ironizar os dados expostos, os tucanos ainda desejam “Parabéns Dilma” ao término da foto. 

 

| | | Link:
Compartilhar:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando