Manifestantes interditam BR-101 contra aumento de passagem

Cerca de 50 pessoas participaram do protesto

por Jorge Cosme | sex, 19/01/2018 - 07:47
Compartilhar:

 

Foto: Reprodução/Facebook Grupo ateou fogo em pneu e entulhos e interditou os dois sentidos da via Grupo ateou fogo em pneu e entulhos e interditou os dois sentidos da via

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) realizou uma manifestação na manhã desta sexta-feira (19) contra reajustes na tarifa de ônibus. O ato faz parte do Dia de Luta em Defesa do Transporte, que culminará com um ato nesta tarde em frente à sede da Secretaria das Cidades, onde haverá reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM).

Por volta das 6h30, os manifestantes atearam fogo em pneus e entulhos e fecharam os dois sentidos da BR-101 em Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife, ao lado do Terminal Integrado do Barro. Eles carregam uma faixa com a frase “Pare a cidade contra o aumento! O povo tá cansado de assalto”. 

“É um absurdo o governador Paulo Câmara, junto com os empresários, aumentar 11% da passagem. O usuário não aguenta mais”, disse uma das manifestantes. 

Os dois sentidos da via foram liberados por volta das 7h30 após a chegada do Corpo de Bombeiros. Cerca de 50 pessoas participaram do ato, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A reunião do CSTM está marcada para as 15h primeira convocação e 15h30 segunda convocação. Na pauta, a posse de novos conselheiros, criação de um grupo de trabalho para elaboração da 3ª Conferência Metropolitana de Transportes e prorrogação do mandato dos conselheiros representantes dos usuários, estudantes e gratuidade. O reajuste da tarifa está proibido por força de liminar. A proposta dos empresários é de 11% de reajuste, já a proposta do governo ainda é desconhecida. 

Panfletagem - Na Estação Central de Metrô do Recife, integrantes da Frente de Luta pelo Transporte Público (FLTP) com o apoio do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) realizam uma panfletagem. "Nós estamos aqui para conscientizar a população que o governo e a Urbana-PE estão tentando aumentar a passagem. A gente tem a proposta de reajuste zero e tarifa única, que é promessa de campanha de Paulo Câmara. A questão da violência e da falta de segurança só vêm aumentando e a qualidade diminuindo cada vez mais", resumiu Raísa Rabelo, coordenadora da FLTP. 

LeiaJá também

--> Governo adia reunião sobre reajuste das tarifas de ônibus 

--> Justiça proíbe reajuste da tarifa do ônibus na RMR

--> Grupo pede anulação de reunião sobre aumento de passagens

| | | Link:
Compartilhar:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando