No Brasil, 70% das pessoas atrasaram alguma conta em 2017

Os débitos mais comprometidos no último ano são cartão de crédito (39%), plano de internet (28%) e plano de celular e/ou telefone fixo (26%)

por Jorge Cosme | ter, 06/02/2018 - 10:19
Compartilhar:

 

Foto: Marcos Santos/USP Imagens Quase metade dos brasileiros (47%) está ou esteve nos últimos 12 meses com o nome incluído em algum serviço de proteção ao crédito, sobretudo entre as classes C, D e E Quase metade dos brasileiros (47%) está ou esteve nos últimos 12 meses com o nome incluído em algum serviço de proteção ao crédito, sobretudo entre as classes C, D e E

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que sete em cada dez brasileiros deixaram de pagar ou pagaram com atraso pelo menos uma conta em 2017. Os débitos mais comprometidos no último ano são cartão de crédito (39%), plano de internet (28%) e plano de celular e/ou telefone fixo (26%). 

Quase metade dos brasileiros (47%) está ou esteve nos últimos 12 meses com o nome incluído em algum serviço de proteção ao crédito, sobretudo entre as classes C, D e E, mostra o estudo. Foram entrevistados 805 consumidores acima de 18 anos de todas as classes sociais nas 27 capitais. 

O último índice de inadimplência divulgado pelo SPC Brasil e CNDL revela que 39% da população brasileira adulta está registrada em listas de inadimplência. Para o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, o endividamento não deve impedir a pessoa de pagar as suas contas fixas para não correr o risco de inadimplência. "Além disso, é recomendável poupar uma parte dos ganhos e deixar uma quantia para arcar com as despesas variáveis do mês. E sempre que o consumidor se vir obrigado a pagar juros, o certo é recorrer à reserva financeira ou fazer atividades extras para aumentar a renda e se livrar dessa situação o mais rápido possível", sugere.

Mudança de comportamento - A pesquisa também traz que 80% dos brasileiros mudam a forma de administrar os gastos após serem negativados. As principais medidas tomadas são: controlar todos os gastos (49%), pensar melhor antes de comprar algo (39%) e comprar somente quando puder pagar à vista (34%).

Desconhecimento - Ao todo, 43% das pessoas se consideram endividadas no momento. Apesar disso, o mesmo estudo destaca que 71% não sabem, de fato, o que significa estar endividado. Para 43% dos ouvidos, uma pessoa com dívidas é aquela que tem contas em atraso ou sem pagar. Já 28% disseram que está endividado quem possui o nome registrado em entidades de proteção ao crédito. Apenas 24% sabem que uma pessoa endividada é aquela que possui parcelas a vencer ou empréstimos feitos. 

| | | Link:
Compartilhar:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando