Magno Martins

Magno Martins

Política Diária

Perfil:Graduado em Jornalismo pela Unicap e com pós-graduação em Ciências Políticas, possui 30 anos de carreira e já atuou em veículos como O Globo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Diário de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Foi secretário de Imprensa de Pernambuco e presidiu o comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados. É fundador e diretor-presidente do Blog do Magno e do Programa Frente a Frente.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Já tem até chapa

Magno Martins, | qui, 30/01/2014 - 00:00
Compartilhar:

 

Na entrevista que o ex-ministro Fernando Bezerra concedeu ao companheiro Aldo Vilela, na JC News, quando afirmou que sugeriu ao governador a escolha de um nome político para disputar à sua sucessão, uma constatação óbvia: cai por terra a versão de Eduardo de que não estaria cuidando ainda das negociações para escolha do candidato.

 

Ficou claro que o governador está, sim, tratando da pauta eleitoral, mas discretamente, para não vazar as conversas. Experiente e parte do processo, Fernando não iria dar pitaco ao governador se não tivesse sido convocado para tratar do assunto.

 

Se o ex-ministro, que sonha acordado em ser o ungido, foi sondado, Eduardo também tratou de sucessão com outros protagonistas e deve procurar, nos próximos dias, o senador Jarbas Vasconcelos, com quem já esteve em uma feijoada, sábado passado.

 

O próximo passo é ouvir o vice-governador João Lyra Neto, personagem mais importante deste jogo, porque assume o poder a partir de abril, ficando com a caneta na mão. E precisa ser bem administrado.

 

Enquanto Eduardo esconde o jogo, o que se ouve nos bastidores, da boca dos seus próprios aliados, é que o candidato já está escolhido e a chapa formada: Tadeu Alencar governador, Raul Henry vice e o deputado federal Eduardo da Fonte para o Senado.

 

Alguém pode até duvidar da opção Da Fonte para o Senado, mas o PP fechou com Dilma no plano nacional com a condição de ficar nos Estados com autonomia para tomar o melhor destino.

 

No Rio Grande do Sul, PP e PSB, por exemplo, estão a caminho de uma aliança com a possibilidade de a senadora Ana Mélia Lemos ser a candidata a governadora e o senador Beto Albuquerque, do PSB, candidato a senador.

 

DRAMA CEARENSE– O Governo Dilma continua sem priorizar o combate à seca. O deputado cearense Danilo Forte (PMDB), relator da Lei de Diretrizes Orçamentária, disse que percorreu, durante o recesso, 1.760 km, em quatro dias, o Interior do Ceará. Constatou que o PAC Estiagem não saiu do papel e o programa “Água para Todos” ainda não supre com eficiência as necessidades da população que continua sendo abastecida por carros pipas.

 

Lambendo a cria – Desde que Miguel, seu quinto filho nasceu, há dois dias, o governador não tem feito outra a coisa a não ser paparicar o novo herdeiro. Em sua página no Facebook, ontem, ele postou: “Só consigo pensar em ficar ao lado de Miguel”. Eduardo se recusou a dar entrevistas.

 

Prestígio– A colunista Roberta Jungmann, da Folha de Pernambuco, mostrou força e prestígio ao atrair um grande número de empresários, formadores de opinião, políticos e jornalistas no lançamento do seu novo portal na internet. Dei uma passadinha por lá e presenciei o encontro do vice-governador João Lyra e do secretário Tadeu Alencar, que disputam a indicação do PSB para suceder Eduardo.

 

Nem ai para o NE- Sabendo que não terá muitos resultados eleitorais no Nordeste devido à candidatura do pernambucano Eduardo Campos, o candidato do PSDB ao Planalto, José Serra, priorizará em sua campanha as regiões Sudeste, Sul e Norte, deixando os Estados nordestinos em segundo plano. O Nordeste responde por 30% do eleitorado nacional.

 

Estaca zero- O vice-governador João Lyra Neto (PSB) ficou irritado ao ler em um dos jornais de ontem que teria sido procurado pelo prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), para tratar do processo sucessório. Reiterou, em alto e bom som, que só trata desta pauta (sucessão estadual) depois de uma conversa com o governador Eduardo Campos.

 

CURTAS

 

FISCALIZAÇÃO– Médicos do Hospital Universitário do Vale do São Francisco, em Petrolina, acionam o Cremepe para fiscalizar os atrasos que estão ocorrendo no pagamento dos seus salários, assim como as péssimas condições de trabalho por causa de equipamentos sucateados e superlotação na emergência. 

 

APOIO– Adversário do prefeito de Igarassu, Mário Ricardo (PTB), o deputado Severino Ninho (PSB) diz que o trabalhista mente ao afirmar que não tem recebido apoio do Governo do Estado. “Só do FPM especial criado pelo governador, o município recebeu R$ 2 milhões”, garante.

 

Perguntar não ofende: Oscar Barreto vai entregar o cargo ou será expulso do PT?

 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando