Magno Martins

Magno Martins

Política Diária

Perfil:Graduado em Jornalismo pela Unicap e com pós-graduação em Ciências Políticas, possui 30 anos de carreira e já atuou em veículos como O Globo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Diário de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Foi secretário de Imprensa de Pernambuco e presidiu o comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados. É fundador e diretor-presidente do Blog do Magno e do Programa Frente a Frente.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Social é intocável

Magno Martins, | sab, 22/08/2015 - 12:29
Compartilhar:

Na sua fala em Cabrobó, onde começou a peregrinação por Pernambuco no dia de ontem (21), a presidente afirmou que o governo federal teve dificuldades no orçamento e precisou escolher em que áreas deveria "apertar o cinto", mas ressaltou que essas áreas não serão os programas sociais. Foi um recado que, por mais que a crise venha a gerar dificuldades, a Bolsa-Família é intocável.

Dilma discursou durante inauguração de uma estação de bombeamento de um canal do Rio São Francisco. De acordo com o Governo, a estação vai conseguir mandar água por 45 km até um reservatório da região, para amenizar os efeitos da seca. "Eu tenho certeza que tem muita coisa que falta para a gente fazer. Assim como na casa de vocês, às vezes, vocês têm algumas dificuldades no orçamento, o governo federal também teve”, disse.

E acrescentou: “Mas assim como vocês escolhem onde vão apertar o cinto, nós também, e nós não vamos apertar o cinto nos programas essenciais para o país seguir em frente, que são os programas sociais e programas como este aqui", afirmou dirigindo-se a uma plateia formada por autoridades e moradores da região.

A presidente disse ainda que vai trabalhar "todo santo dia" e que o foco dela vai ser que o país não passe mais pela situação de um nordestino ter de deixar a terra natal por falta de oportunidades. "Falta muita coisa para fazer. Mas eu garanto para vocês que vou continuar trabalhando dia a dia, todo santo dia, e vou ter um foco”.

“O meu foco, acrescentou, é que o Brasil não tenha mais aquela situação que víamos em todo o passado, que era os nordestinos saindo do Nordeste para ter oportunidade fora do Nordeste. O governo tem de assegurar oportunidades iguais". Dilma também disse que pretende concluir a obra de transposição do rio São Francisco até o fim do mandato em 2016.

Ela também afirmou, como já fez em outras ocasiões, que não é possível evitar a seca, mas que o governo deve agir para amenizar o impacto sobre a população. "Conviver com a seca é saber que mais cedo ou mais tarde ela chega, mas quando chegar, não nos pega sem proteção. É isso que queremos com esse canal", disse a presidente. A grande dúvida que ficou é se o Governo terá de fato dinheiro em caixa para concluir o projeto.

MIRAGEM – A presidente Dilma foi a Cabrobó falar diante de uma obra inacabada, a Transposição, para enaltecer Lula como o pai do elefante branco: "Há nesta obra uma vontade política. Precisou que um nordestino fosse eleito presidente, que tivesse praticamente expulso da sua casa e tivesse ido para São Paulo, e soubesse o preço em termos de perspectivas de futuro e esperança que a seca impunha para o Nordeste. Lula teve um papel decisivo nesta obra tão importante", disse. Em Cabrobó, Dilma inaugurou uma obra que é uma grande miragem.

Cicerone socialista – “Não é namoro nem amizade. A presidente apenas me pediu para descer em Petrolina, minha terra, ao seu lado, para levá-la até as lideranças que a esperavam”, reagiu o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), à nota que postei, ontem (21), no blog, sugerindo que ele, embora da bancada de oposição no Congresso, estaria se reaproximando da base governista, tese que a princípio já defendeu em relação ao seu partido antes do agravamento da crise.

Crise braba – O setor industrial continua demitindo em massa, engessado pela crise. De acordo com os números do Governo, a indústria foi responsável pelo maior corte de vagas no mês passado: 64.312 postos perdidos. O desempenho do setor da Indústria de Transformação (-64.312 postos ou -0,80%) originou-se da queda de todos os ramos, com destaque para: Indústria Têxtil (-8.567 postos), Indústria Mecânica (-7.762 postos), Indústria Metalúrgica (7.046 postos) e Indústria de Material de Transporte (-6.326 postos).

Fatiando pagamento – O Ministério da Fazenda está propondo o pagamento do adiantamento da primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas em duas parcelas, sendo a primeira delas na folha de setembro e a outra na folha de outubro. A proposta da equipe econômica ainda será encaminhada à presidente Dilma Rousseff. A folha de setembro é paga no final de setembro e início de outubro. Já a de outubro é paga no fim daquele mês e início de novembro. O 13º engloba 28,2 milhões de benefícios.

Vencendo no sufoco – O prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), garante que, apesar do aperto de caixa e diante da decisão da União de não autorizar empréstimos aos Estados e Municípios, os projetos em andamento priorizados em sua gestão estão garantidos. Também estão reservados recursos para a operação tapa-buraco, já em andamento no centro e na periferia. Geraldo ressalta que o Hospital da Mulher, vitrine da sua gestão, será entregue dentro do prazo previsto.

CURTAS

UNIDADE – O governador Paulo Câmara disse, ontem (21), em seu discurso em Cabrobó, diz entende os desafios que o País está passando este ano e que o momento é de unidade nacional. “A senhora (Dilma) pode ter certeza: o Governo do Estado e o povo pernambucano contribuirão para que o Brasil volte a crescer e se desenvolver, levando qualidade de vida para nosso povo”.

FICA NO PT – Em Serra Talhada, o PSB e o PR querem uma aliança com o prefeito Luciano Duque, mas com uma condição: que deixe o PT e ingresse no PSB. Duque, entretanto, tem resistido, alegando que está muito bem abrigado na legenda petista e por isso mesmo não passa pela sua cabeça a desfiliação.

Perguntar não ofende: O PMDB de Renan apoia Jarbas para presidente da Câmara?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando