Magno Martins

Magno Martins

Política Diária

Perfil:Graduado em Jornalismo pela Unicap e com pós-graduação em Ciências Políticas, possui 30 anos de carreira e já atuou em veículos como O Globo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Diário de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Foi secretário de Imprensa de Pernambuco e presidiu o comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados. É fundador e diretor-presidente do Blog do Magno e do Programa Frente a Frente.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

O Brasil é online

Magno Martins, | sex, 13/11/2015 - 15:59
Compartilhar:

A internet bombou no País: 95,4 milhões de pessoas acessaram a internet em todo o território nacional em 2014, crescimento de 11,4% em relação a 2013. Os números são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Brasil, segundo o levantamento, tem 200,5 milhões de habitantes, dos quais 54,4% acessam a rede de dados. 

Com isso, a proporção de internautas no Brasil entre a população total residente passou de 49,4%, em 2013, para 54,4%, em 2014. Mais da metade dos internautas, 51,5%, tem idades entre 10 e 29 anos. Mulheres também são maioria, representando 52,2% dos números.

As regiões que apresentaram proporções acima da média nacional foram a Sudeste (61,8%), a Sul (58,2%) e a Centro-Oeste (60%). Abaixo da média ficaram Norte (45,2%) e Nordeste (42,1%). Também há grande distinção de proporções entre as faixas etárias. Mais de 81% das pessoas de 15 a 19 anos acessaram a internet em 2014. Já o grupo de 50 anos ou mais é o que menos acessa: apenas 24,3%.

O número de pessoas com aparelhos celulares para uso pessoal também aumentou em 2014. Eram 136,6 milhões de pessoas de 10 anos ou mais com um aparelho. Houve um crescimento de 6,4 milhões de pessoas em relação a 2013, o que representou um aumento de 4,9%. Com isso, 77,9% da população brasileira tem um celular.

Entre as regiões, a Sudeste foi a com maior crescimento absoluto, de 2,4 milhões de pessoas. Já a região Nordeste foi a maior em proporção, com aumento de 7%. Sudeste (81,9%), Sul (82,2%) e Centro-Oeste (86%) são as regiões com proporção de pessoas acima da média nacional. Norte (69,4%) e Nordeste (69,9%) ficam abaixo.

Em 2014, a faixa etária com maior proporção de usuários passou a ser a de 20 a 24 anos, com 89,4% dos representantes. Em 2013, esse status pertencia ao grupo de 25 a 29 anos, que no ano passado ficou com 89,2%. Em proporção, as mulheres são um grupo maior que os homens. 78,6% delas têm aparelhos, e 77,3% deles possuem celulares.

PAPEL DO JUDICIÁRIO -  O ex-presidente do Supremo Tribunal federa, Joaquim Barbosa, disse, durante sua palestra no Recife, que o Judiciário não é remédio contra as escolhas políticas ruins feitas pelos cidadãos ou pelos seus representantes no Congresso. “Não faz parte do papel do Judiciário corrigir políticas públicas nas quais não concordamos, ainda que elas sejam ruins", afirmou. Segundo ele, a competência do STF está no combate aos excessos e ilegalidades cometidos pelos gestores públicos, mas não na correção de políticas públicas equivocadas.

Abuso de poder– O líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho, está engajado na mobilização nacional dos caminhoneiros contra ao aumento nos preços dos combustíveis e da alta de impostos. Ele condena a Medida Provisória 699, que aumenta as punições contra os motoristas que realizarem bloqueios nas rodovias do País. O líder está entrando com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a MP junto ao STF. "É abuso de poder, de autoridade, numa tentativa de anular o direto da livre manifestação", afirmou. Nas manifestações, os caminhoneiros têm defendido o impeachment de Dilma, o que, segundo Mendonça, tem o respaldo de 66% da população. 

A visão de Marina– Marina Silva considera catastrófica a tragédia causada pelo rompimento das barragens da mineradora Samarco, em Mariana (MG). Segundo ela, a negligência, a ser investigada, gerou um "dano incalculável”. "É um dano incalculável porque, por mais que você consiga precificar os danos econômicos, do patrimônio histórico, você jamais vai conseguir calcular as vidas que se perderam, as histórias que desapareceram, as relações que as pessoas estabeleceram com aquilo que produziram e acumularam. Isso não tem preço”. 

Na poeira e na buraqueira–O prefeito de Brejo da Madre de Deus, Edson Souza (PTB), mais conhecido como Doutor Edson, pediu ao secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, para retomar o projeto de pavimentação da estrada que liga a sede do município ao distrito de São Domingos. Trata-se de um trecho de 60 km em péssimas condições de tráfego e que representa um sonho antigo da população, que pena no dia a dia comendo poeira e enfrentando uma buraqueira infernal. 

Durma com uma bronca dessa! – Ex-prefeito de Arcoverde, o deputado Zeca Cavalcanti (PTB) está respondendo a três ações distintas de improbidade administrativa, que já estão tramitando na 2ª Vara Cível de Arcoverde, na Procuradoria Geral da República, em Brasília, e no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco – TCE/PE. Os processos apontam desvio de valores que atingem R$ 350 mil reais. 

CURTAS  

SETÚBAL– O vereador Wanderson Florêncio, da bancada do PSDB na Câmara do Recife, deu entrada em um requerimento solicitando ao prefeito Geraldo Júlio (PSB) que reconheça como bairro a área conhecida como Setúbal, localizada no bairro de Boa Viagem. O parlamentar, que afirmou atuar principalmente nas causas ambientais da região, disse que a comunidade já possui características próprias.

AGENDÃO Na próxima semana cumpro mais uma extensa agenda de lançamentos dos livros Perto do Coração e Reféns da Seca. Começa na terça-feira por Lajedo, no Agreste Meridional, às 19 horas, na Câmara de Vereadores e acaba no sábado em Flores, no Sertão do Pajeú. 

Perguntar não ofende: Lula vai conseguir derrubar Levy?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando