Paulo Alcantara

Paulo Alcantara

Juventude, Educação & Trabalho

Perfil:Especialista em Direito do Trabalho, Especialista e Mestre em Educação, professor universitário e desembargador do TRT da 6a Região

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

E aí, que Vibe* é essa?

Paulo Alcantara, | sab, 12/03/2016 - 12:25
Compartilhar:

"Você pode me ajudar?"

─ Sim, pois não.

"Para onde vai essa estrada?"

─ Para onde você quer ir?

"Eu não sei, estou perdida."

─ Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.

(Trecho de diálogo entre Alice e o Gato)

Alice no País das Maravilhas, Século XIX - Lewis Carroll

 

E aí, como vão as coisas?

A Lava-jato cheia de episódios sendo a novela da vez, a economia (melhor pular esse assunto), muitos conflitos entre gerações e na própria geração, muitas perguntas sem respostas (e põe muita nisso), vários caminhos pela frente, enfim, não tá fácil.

Mas, quem falou que seria fácil e quem disse que precisava ser tão difícil?

A nossa coluna pretende falar sobre temas do nosso dia-a-dia, numa linguagem que possamos ter um feedback, com interação. A ideia desse tema surgiu da minha experiência nos últimos oito anos, quando trabalhando na cidade de Limoeiro-PE, pedi demissão da Faculdade e resolvi residir naquela cidade.

Sentindo falta do convívio em sala de aula, resolvi ministrar palestras em Escolas Públicas, para os jovens do Ensino Médio, nas várias cidades da região. Nessas palestras conversava com os jovens-adolescentes temas relacionados ao estudo e a aprendizagem (sim, são coisas diferentes, mas, falaremos disso noutra ocasião), empregabilidade, direitos de cidadania, noções de direito, formação acadêmica e profissional, bullying, etc... Foram experiências muito interessantes para eles (segundos seus próprios relatos) e, particularmente para mim.

Falarei dessas experiências em outros momentos, por hora, gostaria de citar uma dessas, quando, ministrando uma palestra, a Diretora da Escola foi chamada às pressas, pois, uma Jovem estava tentando cometer suicídio no banheiro, pois, não aguentava mais voltar para casa e conviver com uma mãe alcoólatra e um pai viciado em drogas que já havia tentado abusar sexualmente dela e ela não queria voltar para casa. Numa situação dessa a alternativa que ela enxergava era terrível.

Como disse, não está fácil, mesmo.

Mas, como dizíamos, os temas desses encontros eram sempre no entorno da Juventude, Educação e Trabalho, motivo pelo qual, resolvemos dar esse título à nossa coluna.

Ainda, que estejamos numa era de tanta tecnologia, amizades virtuais, redes sociais virtuais, bate-papo virtual e ensino à distância, podemos dizer que essas tecnologias não respondem muitas de nossas questões. Essa própria coluna, se insere no contexto da comunicação virtual. Não se pretende questionar os benefícios e vantagens decorrentes da época tecnológica em que vivemos e sim lançar outros olhares no modo, na forma, nos meios, nos tipos e sobre as épocas do desenvolvimento humano, até chegar aos nossos dias.

Gostaria de começar pedindo para você assistir a um vídeo deste Século XXI e continuarmos a conversa:


Esse vídeo, podemos dizer, mostra um pouco do que pretendemos falar nesta coluna. Queremos falar sobre uma palavra que gosto muito – possibilidades – sim, esse vocábulo, muito rico, abre um leque extraordinário. A abordagem da coluna trará temas sobre aprendizado, erro, conhecimento, sonhos, viajar, ganhar dinheiro, trabalho, amigos, natureza, enfim, um pool de assuntos, todos relacionados com o nosso cotidiano.

É desafiador buscar um desenvolvimento físico, mental, espiritual e emocional, tornando-se mais desafiador em situações de abalo, ou mesmo, quando caímos.

Bem, a introdução que pretendia fazer, se alongou, para além do que imaginei.

No próximo encontro, quero falar sobre um jogo, muito comum para os jovens. Esse jogo reúne o confronto de dois times, quais sejam: ESTUDAR x F. O. C.

Todavia, vamos deixar para a próxima semana, a apresentação dos times, o elenco de cada um e os comentários e previsões desse jogo.

 



* Jargão usado pela Coca-Cola numa de suas campanhas. Acabou virando sinônimo de boas energias, festas bacanas, etc... Positividade: agitação: certeza. Energia positiva ou energia negativa.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando